Publicidade; Festa do Colunistas Rio e Centro-Leste. (21) 2537-2424

Janela chega aos 40 anos

Logos da Janela ao longo do tempo
Janela Publicitária - A Edição nº 1, de 15 de julho de 1977.
Janela Publicitária – A Edição nº 1, de 15 de julho de 1977.

Foi numa sexta-feira, 15 de julho, que, em 1977, a Janela Publicitária foi publicada pela primeira vez, no hoje extinto jornal carioca Tribuna da Imprensa, aquele fundado por Carlos Lacerda e, nos anos 70, comandado pelo jornalista Hélio Fernandes.

Editada por este colunista, que, na época, já colaborava com a Tribuna, a Janela começou assinada pela jornalista Marcia Brito, com o pseudônimo Marcia Bê.

Nesta primeira edição, a coluna questionava tanto alarde sobre o fato de o lindíssimo cartaz selecionado em concurso pelo CCRJ para o filme King Kong não ter sido utilizado pelos distribuidores. Será que, mesmo lindo, ele resolvia a questão de marketing do cliente, perguntávamos?

Algumas edições depois, como Marcia havia se desligado da agência Aroldo Araujo, onde trabalhava, o pseudônimo não era mais necessário e a Janela passou a ser assinada oficialmente por Marcio Ehrlich e Marcia Brito.

Nesses 40 anos, fomos até 1981 na Tribuna, estivemos de 1978 a 1983, com o nome de “Janela do Rio”, no caderno Asteriscos, aos domingos, do jornal paulista Diário Popular. E, de 1988 a 1990, às segundas-feiras, no jornal Folha da Tarde, de São Paulo, além de mudar, mais tarde para o jornal carioca Monitor Mercantil.

E a Janela ainda pode comemorar que, em 12 de julho de 1996, foi a segunda publicação especializada a entrar na internet, atrás apenas do Blue Bus.

Todo o conteúdo da história do site já foi digitalizado e está à disposição para pesquisas sobre o mercado de publicidade no Brasil no menu “Anteriores“.

Pixel. O que você pensar, fazemos.
Publicidade

Marcio Ehrlich

Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
seta