Publicidade: Alfa

Satrápia comemora quatro anos com ação na Lagoa

Satrápia: Casas de Passarinhos
Um "Ninho de Livros", projeto da Satrápia apoiado pela Saraiva.
Um “Ninho de Livros”, projeto da Satrápia apoiado pela Saraiva.

O Parque dos Patins, na Lagoa, recebe este sábado, 26, uma oficina de construção de casinhas de pássaros, para comemorar os quatro anos da agência Satrápia. O projeto, aberto ao público, das 11 às 13 horas, funcionará também como um laboratório para mais uma das iniciativas da agência, que se especializou em interferências sociais no ambiente urbano, como já são os conhecidos Ninhos de Livros. patrocinados pela Saraiva e nos quais as pessoas deixam e retiram livros usados.

Fundada pela publicitária cearense — radicada há oito anos no Rio — Myrtes Mattos, a Satrápia (nome inspirado nos “estados” do antigo Reino Persa) está focada em “ações de inovações para as cidades”, como ela explica:

– Nós fazemos projetos que envolva a população, em que a iniciativa privada participa patrocinando e o poder público participa liberando. Nosso objetivo é buscar consciência social coletiva, levar as pessoas a um sentimento de pertencimento, ou seja, de que a cidade é nossa”.

Myrtes Mattos: É preciso tornar os cidadãos mais conscientes.
Myrtes Mattos: É preciso tornar os cidadãos mais conscientes.

Myrtes teve como escola a agência África, que implantou no Rio as bikes do Itaú. Com a Satrápia, já são mais de 20 projetos, como ‘Bairro Galeria’, ‘100 em 1’, ‘Te Vejo na Praça’, ‘Te Vejo na Quadra’ e ‘Oi Colabora’, que contaram com apoio de empresas como Saraiva, RIOgaleão, Bangu Shopping, Farm, Cantão, Freddo, Natura, Oi, Ambev, Pão de Açúcar, entre outras.

O próprio projeto das casinhas de pássaros — inspirado nas Birdhouses do artista Thomas Dambom, que espalhou mais de 3.500 casinhas em Copenhagen — já tem uma empresa interessada em patrocinar.

“Percebemos que, no Rio, onde há muitas espécies de pássaros em extinção, alguns fazem seus ninhos em locais improváveis, como as frestas nas instalações de ar condicionado. Nada melhor, então, para comemorarmos nosso aniversário, que uma iniciativa que ajude o carioca a se conectar ainda mais com a natureza”, defendeu Myrtes Mattos.

Publicidade: Dinâmica Talentos

Marcio Ehrlich

Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
seta