• 4 de Dezembro é o Dia da Propaganda. Mundial ou apenas Sulamericano?

    4 de dezembro, Dia da Propaganda

    A Janela vai dar um banner por um mês de graça para quem conseguir primeiro alguma prova de que o 4 de dezembro seja comemorado Dia da Propaganda fora da América do Sul.

    O desafio tem um motivo. Há anos as entidades e veículos brasileiros anunciam que 4 de Dezembro seja o Dia Mundial da Propaganda. Só que já pesquisamos extensamente no Google e não encontramos qualquer referência fora dos países da América do Sul. Fomos aos sites da International Advertising Association (IAA). No site global, no de Nova York, de Londres, Austrália, Malásia, Áustria e vários outros. Nenhum fala hoje na data ou registra sua comemoração. Na Suiça, segundo o IAA, o Dia da Propaganda é comemorado em 11 de janeiro. O IAA da România comemorou em 24 de novembro. Na Espanha, 25 de janeiro.

    Procuramos no Google por “Advertising Day”, “Jour Commemoratif de la Pubblicitè”, “Giorno di la Pubblicità” e nada.

    No Facebook, um grupo de origem desconhecida criou uma página World Advertising Day determinando que, como a publicidade não tem um dia mundial para ela, eles estavam estabelecendo a homenagem no dia 23 de junho. Por que 23 de junho? Porque nesta data, em 1911, nasceu na Inglaterra David Ogilvy, fundador da Ogilvy & Mather e um dos pais da publicidade moderna.

    Quando tudo começou?

    A comemoração de 4 de dezembro nasceu como “Dia del Publicista” ou “Dia de la Publicidad”, em homenagem à fundação, em 1936, da Asociación de Jefes de la Propaganda, na Argentina.

    Aparentemente, os argentinos conseguiram — já lemos citações de que teria sido em 1970 — convencer outros países sulamericanos a adotar a sua data. Mas devem ter esquecido de combinar com os russos. E com os alemães, os franceses e os americanos.

    Vale lembrar que, para aumentar a confusão, no Brasil, o dia 1º de fevereiro é o Dia do Publicitário. 21 de junho é o Dia do Mídia e 21 de outubro o Dia do Contato Publicitário.

    Na Argentina e na Espanha, existe o Día del Redactor Publicitario em 15 de Fevereiro. Ainda na Espanha, 28 de Julho é o Día del Publicitario, o mesmo que, na Argentina, chamam de Día del Promotor Publicitario.

    Há alguns anos, era praxe o 4 de dezembro ser feriado no Brasil para os publicitários. Hoje nem isso.

    Que tal passarmos a chamar o dia 4 de dezembro, então, apenas de “Dia da Propaganda”?

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×