Grupo Coruja. Sua marca em movimento.
Publicidade

Globo muda visual dos jornais locais do Rio

Flavio Fachel na nova identidade visual dos telejornais do Rio da Rede Globo

Os jornais locais da Globo no Rio — Bom Dia Rio e RJTV 1ª e 2ª Edição — terão cara nova a partir de segunda-feira, 22/01. A repaginação das marcas, vinhetas de abertura e arte usam uma paleta de cores que faz referência ao período do dia no qual o jornal vai ao ar, com tons mais claros ou mais escuros de amarelo (manhã), laranja (tarde) e azul (noite). A fonte foi modernizada e os jornais ganham nova assinatura “RJTV/RJ1” e “RJTV/RJ2” para destacar o horário da edição e facilitar a identificação em qualquer tela, celular ou tablet.

Accacio Fernandes: "A intenção é atrelar o visual dos jornais à mobilidade das grandes cidades".
Accacio Fernandes: “A intenção é atrelar o visual dos jornais à mobilidade das grandes cidades”.

“O conceito desta linguagem se aproxima do ambiente 2D da marca da Globo, ou seja, acompanha o institucional. A parte interna da marca, onde usávamos muito o tridimensional, também foi atualizada. Nas vinhetas de abertura há uma representação de pontos reconhecíveis de cada região, o que, além de trazer mais informação, gera uma identificação por parte do público”, explica Accacio Fernandes, da equipe de Ilustração e Arte do Jornalismo e Esporte.

Também haverá mudanças no sistema de interatividade dos telões, que terão mais camadas de informação: será possível ter dados sobre clima, trânsito e condições do transporte público em uma mesma tela, de maneira prática e orgânica. As condições climáticas ganharão destaque, com informações ainda mais precisas para todo o estado. Por meio de uma tecnologia desenvolvida pela Globo, as informações referentes a mobilidade e meteorologia serão recebidas de maneira simultânea no software utilizado pelo Jornalismo, e poderão ser acessadas com maior agilidade pelos apresentadores, ao vivo.

A reformulação da identidade visual foi desenvolvida pela equipe de Arte simultaneamente em cinco praças. Já implementada em São Paulo e Minas Gerais, será aplicada também em Recife, a partir de terça-feira, dia 23, e no Distrito Federal, em fevereiro. A etapa seguinte será a implementação do projeto nas afiliadas.

Na imagem do alto da matéria, o apresentador Flávio Fachel ao lado da nova identidade visual do ‘Bom Dia Rio’ (Foto de João Miguel Júnior)

Marcio Ehrlich

Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
seta