Globo muda visual dos jornais locais do Rio

Flavio Fachel na nova identidade visual dos telejornais do Rio da Rede Globo

Os jornais locais da Globo no Rio — Bom Dia Rio e RJTV 1ª e 2ª Edição — terão cara nova a partir de segunda-feira, 22/01. A repaginação das marcas, vinhetas de abertura e arte usam uma paleta de cores que faz referência ao período do dia no qual o jornal vai ao ar, com tons mais claros ou mais escuros de amarelo (manhã), laranja (tarde) e azul (noite). A fonte foi modernizada e os jornais ganham nova assinatura “RJTV/RJ1” e “RJTV/RJ2” para destacar o horário da edição e facilitar a identificação em qualquer tela, celular ou tablet.

Accacio Fernandes: "A intenção é atrelar o visual dos jornais à mobilidade das grandes cidades".
Accacio Fernandes: “A intenção é atrelar o visual dos jornais à mobilidade das grandes cidades”.

“O conceito desta linguagem se aproxima do ambiente 2D da marca da Globo, ou seja, acompanha o institucional. A parte interna da marca, onde usávamos muito o tridimensional, também foi atualizada. Nas vinhetas de abertura há uma representação de pontos reconhecíveis de cada região, o que, além de trazer mais informação, gera uma identificação por parte do público”, explica Accacio Fernandes, da equipe de Ilustração e Arte do Jornalismo e Esporte.

Também haverá mudanças no sistema de interatividade dos telões, que terão mais camadas de informação: será possível ter dados sobre clima, trânsito e condições do transporte público em uma mesma tela, de maneira prática e orgânica. As condições climáticas ganharão destaque, com informações ainda mais precisas para todo o estado. Por meio de uma tecnologia desenvolvida pela Globo, as informações referentes a mobilidade e meteorologia serão recebidas de maneira simultânea no software utilizado pelo Jornalismo, e poderão ser acessadas com maior agilidade pelos apresentadores, ao vivo.

A reformulação da identidade visual foi desenvolvida pela equipe de Arte simultaneamente em cinco praças. Já implementada em São Paulo e Minas Gerais, será aplicada também em Recife, a partir de terça-feira, dia 23, e no Distrito Federal, em fevereiro. A etapa seguinte será a implementação do projeto nas afiliadas.

Na imagem do alto da matéria, o apresentador Flávio Fachel ao lado da nova identidade visual do ‘Bom Dia Rio’ (Foto de João Miguel Júnior)

Dinâmica Talentos
Publicidade

Marcio Ehrlich

Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
seta