• DPZ&T - Criatividade que gera resultados.
    Quem vê esta coruja, Vota Eletromídia
  • Morre Altino João de Barros, pioneiro da mídia no Brasil

    Altino João de Barros
    O livro de Altino, contando as histórias da sua vida e da mídia no Brasil
    O livro de Altino, contando as histórias da sua vida e da mídia no Brasil

    Aos 92 anos, morreu na madrugada deste domingo, 18/02, Altino João de Barros, um dos profissionais de maior longevidade, em atividade, da publicidade brasileira. Carioca de 1926, fez sua carreira desde o início na McCann Erickson, entrando na empresa aos 18 anos como office-boy. Lá, acabou mudando para a área de mídia, ainda no Rio, onde, mesmo trabalhando na agência, cursou a Universidade do Estado da Guanabara para formar-se em ciências econômicas aos 38 anos. Em 1974, mudou-se para a matriz da McCann, em São Paulo, onde atuou até chegar a VP executivo.

    Em 2013, lançou seu livro autobiográfico, “A mídia no Brasil do reclame à era digit@l”, em parceria com a jornalista Nara Damante. Nele há depoimentos de amigos, admiradores e familiares contando a sua história de vida, entre as quais a criação, para a Copa de 1978, do hoje consagrado “Top de 5” da Rede Globo, depois de perceber a oportunidade de comercializar, para seu cliente General Motors, a mera contagem regressiva que as TVs utilizavam para sincronizar com suas afiliadas a entrada no ar de programas em rede nacional.

    Altino participou, em muitos casos até da criação, de todas as entidades publicitárias do país, como Grupo de Mídia de São Paulo, o Instituto Verificador de Circulação (IVC), o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e o Conselho Executivo de Normas Padrão (Cenp).

    Altino será sepultado às 16:30h deste domingo, no Cemitério do Morumby, em São Paulo.

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
    seta