• DPZ&T - Criatividade que gera resultados.
    Eletromídia
  • Hardcuore cria novo rótulo para Cerveja Antarctica

    Rafael Cazes
    Rafael Cazes

    Os fãs de longa data da Cerveja Antarctica estão se surpreendendo com a volta da marca às suas origens no novo rótulo que está chegando aos bares. Criado pela carioca Hardcuore, eles remetem ao grafismo clássico da Antarctica, como contou para a Janela o designer e diretor de criação da agência, Rafael Cazes:

    – Fomos buscar vários elementos dos antigos rótulos da cerveja, a começar pelo formato quadrado, que confere uma percepção muito mais premium que o redondo, para o qual a cerveja havia mudado faz tempo — citou o criativo.

    Com o retorno ao rótulo quadrado, o próprio nome da marca perdeu a curvatura. E a programação visual retomou — destaca Cazes — a faixa diagonal que sempre caracterizou a Antarctica em seus primeiros anos.

    Por outro lado, a nova imagem da cerveja mantém a referência aos ramos de cevada que foram introduzidos em 1992 pela empresa paulista de design Seragini para dar um visual mais nobre à marca, que existe desde 1885, ou seja, a longevos 133 anos.

    Em 1992, a Janela chegou a fazer matéria revelando que o rótulo anterior (veja à esquerda na imagem abaixo), com a faixa azul mais simples, “envergonhava” o consumidor. Coube à Seragini dar mais nobreza — não por acaso a adoção do dourado — para o consumidor sentir-se bem em deixar a garrafa em cima da sua mesa.

    A mudança feita pela Seragini, em 1992, para dar mais nobreza ao rótulo da Antarctica.
    A mudança feita pela Seragini, em 1992, para dar mais nobreza ao rótulo da Antarctica.

    Rafael Cazes chama a atenção também para a grande mudança que tiveram os pinguins, que simbolizam a Cerveja Antarctica desde o seu surgimento. Diz ele que a Ambev havia detectado que o consumidor começava até a ter dificuldade em reconhecer a ave, de tal forma ela fora modificada. Os pinguins agora receberam nova roupagem e mais destaque, passando a exibir, também, detalhes dourados em seu corpo.

    FICHA TÉCNICA

    Escritório de Design: Hardcuore
    Direção Criativa: Rafael Cazes e Breno Pineschi
    Designers: João Zanin e Gabriela Diaz
    Produção Executiva: Renata Garcia
    Atendimento: Déborah Zapata

    LEIA TAMBÉM:

    Antarctica muda rótulo que envergonha o consumidor (em 01/05/1992)

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
    seta