• DPZ&T - Criatividade que gera resultados.
    Eletromídia
  • Agências no Rio já se preparam para o clima da Copa do Mundo 2018

    Não tem como evitar. Copa do Mundo mexe com o Brasil, seja realizada aqui ou na distante Rússia. E a Janela foi atrás para saber como as agências cariocas estão se preparando para o evento, tanto como torcedoras quanto na sua operação.

    3AW

    A agência entrou totalmente no clima da Copa, como dá para ver na foto principal desta matéria, com parte da sua equipe vestindo a camiseta produzida para torcerem pelo Brasil. Além de estar toda decorada, durante os jogos da Copa, suas TVs ficarão ligadas transmitindo as partidas, mesmo que não forem as da seleção.

    Nos dias de jogos do Brasil pela manhã, conta seu diretor de criação Henrique Carvalho, a 3AW fará um café da manhã especial para todos torcerem juntos.

    E nos dias em que eles acontecerem à tarde, a equipe será liberada uma hora antes do jogo, podendo ficar na agência para torcer junto com a galera ou ir pra casa torcer com a família.

    AGÊNCIA3

    Paulo Castro, seu VP de Criação, diz que nos jogos do Brasil pela manhã, a equipe será liberada para voltar duas horas depois. E nos jogos à tarde, poderá ir para casa duas horas antes.

    E a Agência3 terá TVs ligadas nos jogos que a turma não quiser perder.

    ARTPLAN
    A grande área de recepção da Artplan vai reunir a equipe para assistir os jogos no videowall.
    A grande área de recepção da Artplan vai reunir a equipe para assistir os jogos no videowall.

    A Artplan vai aproveitar o videowall de sua enorme recepção para reunir a equipe nos jogos do Brasil. E seu diretor Rodrigo Medina explica: “Já que temos este espaço, vamos usar a nosso favor, porque o importante é aproveitar a ocasião para integrar mais nossos colaboradores”.

    BINDER

    A Binder não fez decoração para a Copa, mas está se preparando para, na primeira fase, funcionar no horário inverso do turno do jogo. Ou seja, se o jogo for pela manhã, o funcionamento da agência começa à tarde. Se for à tarde, diz seu presidente Glaucio Binder, ela fechará a partir da hora do almoço.

    CAMISA 10

    Na Camisa 10, a princípio, a ideia é permitir que os colaboradores entrem depois do almoço em dias dos jogo que começam às 9h. E liberar em dias de jogo do Brasil às 15h, como adianta seu diretor Victor Vicente.

    De qualquer maneira, nos demais jogos importantes, ela funcionará normalmente, claro, com a TV ligada.

    No final do ano passado, a Camisa 10 chegou a criar uma camisa com o tema da Copa para clientes e funcionários. E eles pretendem usá-la este ano. Mas ainda não há nada decidido sobre a decoração da agência. “Vai depender da empolgação com a seleção”, adianta Vicente.

    FULLPACK
    O sócio e COO da agência, Paulo Gatti, antecipa que “a princípio tudo dependerá da demanda dos clientes. No jogo que acontecerá 9:00, provavelmente o expediente começará depois. Se for no meio do dia, haverá uma pausa e depois a retomada. Se for ao fim do dia, que ultrapasse o horário do expediente, podemos liberar as pessoas se não houver demandas posteriores ao jogo”.
    Gatti lembra, por Copas anteriores, que a equipe da agência sempre vai com camisas e adereços em geral. A agência ainda não tem nenhuma ação específica planejada. “Realmente só saberemos das nossas necessidades ao passar do tempo”, disse o executivo.
    KINDLE

    A Copa merecerá um churrasco na Kindle. O diretor da agência, Bruno Chamma, explica que já é tradição na agência realizar, duas vezes por ano, seu Churraskindle, a confraternização dos funcionários.

    Este ano, diz ele, a diretoria decidiu fazer um deles no horário do jogo do Brasil, dia 22/06, suspendendo todas as atividades de trabalho. O Churraskindle promete ter uma verdadeira torcida organizada: decoração e uma camisa especialmente feita para celebrar o Brasil e os 15 anos de agência.

    Além disso, no dia 27/06, os funcionários serão liberadoos na hora do almoço e, à medida que o Brasil for avançando, a agência verificará como se programar.

    Os jogos das outras grandes seleções também não passarão batidos. “Várias pessoas na Kindle, assim como a grande maioria dos brasileiros, são apaixonadas pelo futebol. Sem contar que possuímos clientes ligados ao esporte. Por isso, vamos deixar uma TV ligada nos horários dos jogos e vamos permitir que nossos funcionários, se quiserem, acompanhem pela internet”, revelou Chamma.

    NBS

    A agência, segundo informa seu diretor Antonino Brandão, já enviou comunicado a todos os colaboradores explicando que, como a Copa do Mundo “é um evento super especial”, haverá horários especiais durante o período dos jogos. Se o jogo do Brasil começar às 9h, o expediente começa às 14h. Se começar às 11h, o expediente começará às 15h. E se for à tarde, o escritório fecha às 13h.

    Mas é feita a ressalva: em função do volume de trabalho, os gestores de cada departamento poderão fazer alterações nestes horários, para não prejudicar os clientes.

    ONZEVINTEUM
    A Onzevinteum já está buscando oportunidades antes mesmo de a Copa começar.
    A Onzevinteum já está buscando oportunidades antes mesmo de a Copa começar.

    A agência está empolgada com a Copa e Diego Crisostomo, seu diretor, lembra que, no caso dela, a Copa tem um sabor ainda mais especial, já que “os resultados e curiosidades vão gerar muitos anúncios de oportunidade”.

    A Onzevinteum vai liberar o pessoal para ver os jogos. Se o jogo for à tarde, liberará a turma com uma hora de antecedência. Se for de manhã, o expediente começa uma hora depois.

    Além disso, também permitirá que os principais jogos sejam assistidos na própria agência, para quem quiser acompanhar e pensar em anúncios de oportunidade.

    Como a Onzevinteum ainda está na correria da mudança de endereço, provavelmente ficará sem decorações mais elaboradas. E assumiu que a camiseta de torcida oficial será a da “Torcida Pé Quente”, promovida pelo Studio H, do Hamdan.

    QUINTAL

    Seu diretor Leonardo Brossa lembra que, como a agência ainda é pequena, se organizou “para deixar as pessoas por dentro da Copa e mais livres no jogo do Brasil”.

    As TVs ficarão ligadas em todos os jogos, mas sem decoração interna. E, nos jogos do Brasil, quando começarem 9h, os colaboradores voltarão a trabalhar às 14h30.

    Nos dias de jogos à tarde, a Quintal pretende não abrir. “Cada um vai monitorar suas pendências via e-mail e antecipar as entregas”. Mas Brossa cita que, como estarão trabalhando para a SporTV, terá um núcleo criativo atento para aproveitar as oportunidades.

    SARAVAH
    A Saravah, decorada para a Copa e com a equipe 100% Brasil
    A Saravah, decorada para a Copa e com a equipe 100% Brasil

    O diretor Cristiano Mansur lembra que a Saravah “tem uma relação especial com o esporte, tendo desenvolvido projetos de branding para clientes como Maracanã, Copa do Brasil, COB e Confederação Brasileira de Judô, entre outros”. Por isso, não poderá deixar de se envolver com o clima de Copa. Nos jogos pela manhã, a direção deu duas opções para que todos possam escolher com total liberdade: assistir na agência em um café da manhã ou chegar apenas após o jogo. Nas partidas da parte da tarde, serão liberados duas horas antes do início dos jogos.

    Em jogos importantes, como da Alemanha, Portugal, Argentina etc., todas as TVs da agência estarão sintonizadas nas partidas.

    A agência não só se decorou com o tema como distribuiu aos funcionários uma camiseta especial, garantindo que ela é “100% Brasil”.

    MX Publicidade
    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
    seta