• Eletromídia
    DPZ&T - Criatividade que gera resultados.
  • Cannes Lions tem queda de 21% nas inscrições de 2018

    Cannes Lions - Foto Aérea

    A organização do Cannes Lions Festival anunciou hoje que o evento contabilizou 32.272 inscrições este ano em suas 26 categorias, com a participação de 90 países.

    O número é 21% inferior ao de 2017, quando concorreram 41.170 peças, uma queda esperada pelos organizadores. Entre as razões, a proibição do grupo Publicis de que todas as suas agências através do mundo se abstivessem de participar de qualquer concurso publicitário. Na availiação do Cannes Lions, esse embargo pode ter se responsabilizado por 8% da redução de trabalhos inscritos.

    Outro motivo, dizem, foi a própria reorganização ocorrida no concurso:

    “No ano passado, decidimos apertar o botão reset no Cannes Lions. Encerramos três grandes prêmios Lions, além de retirar e recombinar muitas subcategorias. Fizemos isso sabendo que significaria um volume menor de inscrições, mas foi a decisão certa a longo prazo”, comentou Philip Thomas, CEO da Ascential Events e presidente de Cannes Lions. O executivo se refere ao encerramento de três Lions – Cyber, Integrated e Promo & Activation – o que, com a exclusão de mais de 120 categorias, pode ter implicado na redução de mais 13% no número de trabalhos inscritos.

    A organização apontou também o crescimento da presença de anunciantes inscrevendo seus trabalhos diretamente. O setor teria aumentado sua presença em 84% em relação ao ano passado.

    “Isso foi uma confirmação da maior compreensão dos líderes de marketing sobre o valor que a criatividade tem nos negócios e no ROI”, comentou José Papa, diretor geral do Cannes Lions. Outra mudança inclui o aumento de 59% nas inscrições por parte dos proprietários de mídia.

    Outras tendências que apareceram nos números de inscrições incluem um investimento sustentável em toda a indústria com trabalhos inscritos no Creative Effectiveness Lion – o único prêmio global que reconhece o vínculo atraente entre criatividade premiada e resultados de negócios – permanecendo forte em 2018. O Craft também tem se mostrado crucial para a indústria com 2.519 trabalhos inscritos na categoria Film Craft e um primeiro ano forte para o Industry Craft Lion com 1.720 inscrições.

    O Cannes Lions Festival começa na próxima segunda-feira, 18/06, estendendo-se até o dia 22. A duração também foi reduzida pela organização, para permitir uma economia nos investimentos dos participantes.

    MX Publicidade
    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
    seta