• Eletromídia
    DPZ&T - Criatividade que gera resultados.
  • Instituto Alana lança campanha contra brindes do McDonald’s

    Abusivo Tudo Isso

    O Instituto Alana, ONG que se apresenta com a missão de “honrar a criança”, lançou esta semana a campanha “Abusivo tudo isso”, acusando o McDonald’s de abuso ao promover coleções de miniaturas e brindes em seus combos McLanche Feliz.

    Segundo Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do Projeto Criança e Consumo, do Alana, isso se configuraria em venda casada de um brinquedo com um alimento não saudável e, portanto, mereceria denúncias à Secretaria Nacional de Relações do Consumidor do Ministério da Justiça.

    A coleção do Snoopy fez parte de uma ação mundial do McDonald's em 2016.
    A coleção do Snoopy fez parte de uma ação mundial do McDonald’s em 2016.

    Segundo os organizadores, “o fato de esses brinquedos serem exclusivos, efêmeros e colecionáveis faz com que a criança seja incentivada a consumir uma grande quantidade de ‘promoções’ no curto espaço de tempo. Depois de conseguir o primeiro brinquedo da série, em geral, a criança quer completar a coleção. E depois a seguinte. E outra. A criança, assim, passa a ser uma promotora de venda da marca. E o apelo para que mãe, pai ou responsável compre os demais itens pode gerar estresse familiar.”

    Na página “Abusivo Tudo Isso“, o Alana está disponibilizando um formulário que não só enviará a mensagem de protesto para a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), como à própria rede de lanchonetes.

    Até o fechamento desta matéria, a campanha já havia conseguido a adesão de 280 signatários.

    MX Publicidade
    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
    seta