Petrobras reformula área de comunicação e reavalia gerências

Bruno Motta em entrevista a Grandes Nomes da Propaganda

EM PRIMEIRA MÃO – A partir de outubro próximo, a Petrobras terá uma nova organização na sua área de Comunicação e Marcas, gerenciada desde setembro de 2017 por Bruno Motta (foto). A meta, explica o executivo, é permitir maior integração entre a sede e as regionais da empresa, além de fortalecer a atuação estratégica da comunicação.

Com a mudança, a nova Gerência de Estratégia vai concentrar as atividades de planejamento, monitoramento, reputação e marcas. E o departamento se subdividirá em seis áreas: “Conteúdos e Presença Digital”, “Comunicação Interna e Imprensa”, “Publicidade e Mídia”, “Patrocínio e Eventos”, “Relacionamento Institucional” e “Atendimento e Integração Regional”.

Uma grande novidade neste processo é que a escolha dos respectivos gerentes não terá mais influência política, já que não dependerá de nomeações ou decisões — usando a palavra da moda — “monocráticas”. Qualquer funcionário da Petrobras poderá se candidatar a comandar a área que considere que atenda aos seus requisitos. “A avaliação será baseada em critérios objetivos a partir do currículo e da proposta que cada um apresentar”, garante Bruno Motta. A partir desta análise, três candidatos de cada posição serão chamados para entrevistas.

“Esse processo de seleção de novos gerentes está alinhado à nova política de Recursos Humanos da Petrobras e mostra que a companhia está empenhada em promover a meritocracia, a autogestão de carreira e a valorização da trajetória profissional de seus empregados”, afirma Motta.

A área de Comunicação e Marcas da Petrobras se reporta diretamente à presidência da empresa, que, desde junho último, está nas mãos de Ivan Monteiro. Atualmente, estão subordinados ao departamento de Comunicação e Marcas os gerentes Ana Claudia Moreira Esteves (Pesquisa e Planejamento), Carolina Rocha Campos Pires (Comunicação Interna e Imprensa), Diego Christiano Pila (Relações Corporativas, Eventos e Patrocínios), Eraldo Carneiro da Silva (Marcas, Publicidade e Mídias) e Karine Chaussen Vannucci Iglezias (Programação e Práticas de Comunicação), que já foram definidos numa primeira fase de reorganização por mérito a partir das últimas gestões, em 2015.

(A foto da matéria foi retirada de uma entrevista de Bruno Motta ao programa “Grandes Nomes da Propaganda”)

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Marcio Ehrlich

Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
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