• Eletromídia
    DPZ&T - Criatividade que gera resultados.
  • Alunos da ESPM-Rio criam anúncio sobre como falar com negros

    "Tutoriafro", dos alunos da ESPM-Rio,

    Um anúncio de página dupla sobre como as marcas devem falar com os negros foi o resultado do curso “Me Representa! Marcas e Representatividade da Educação Continuada”, da filial carioca da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

    A peça, intitulada “Tutoriafro”, será veiculada na edição de agosto da Revista Raça. Ela traz algumas dicas, já que o público negro muitas vezes não se vê representado nas ações publicitárias. Com tom leve, o texto sugere a reflexão de um assunto sério e atual que é a inclusão do negro na indústria da comunicação. Entre as nove recomendações do anúncio, estão:

    • Lembre que marca que não é vista não é lembrada. E, público que não se vê, também não faz questão de lembrar da sua marca.
    • Entenda que negro não é exótico. Negro é lindo.
    • Pense que, para deixar uma mensagem mais clara, talvez seja melhor deixar mais escura.
    • Assuma que, se a sua marca é feita para mais da metade da população, a sua marca é negra.

    Como lembra o anúncio, atualmente, negros representam 54% da população brasileira e um mercado consumidor de mais de 1 trilhão de reais.

    A foto da peça veio do nappy – primeiro banco de imagens gratuitas em alta resolução só com pessoas negras. E a ideia é buscar parceria com outros jornais, revistas e mídias digitais para que o anúncio se torne uma campanha.

    “A peça traz questões muito relevantes que foram levantadas durante o curso e que nos faz refletir não só sobre a trajetória da comunicação, formação cultural brasileira, mas também da urgência de interlocução, infinitas possibilidades de engajamento a partir da diversidade.” Avalia a Coordenadora da ESPM-Social/Escola de Criação idealizadora do projeto, Luciana Cruz.

    O anúncio de página dupla "Tutoriafro", dos alunos da ESPM-Rio,
    O anúncio de página dupla “Tutoriafro”, dos alunos da ESPM-Rio,
    Ficha Técnica:

    Título: Tutoriafro
    Clientes: ESPM-Rio e Revista Raça
    Criação: Adriane Raiol, Ariana Lima, Caroline Santanna, Ebla Marcondes, Elisa Paula Cardoso, Fábio Maia, Felipe Silva, Gilmar Padrão Júnior, Isabela Barreto, Isabella Passos, Jana Guinond, Janaina Nolasco Gama, Jeferson Martins, Judson Nascimento, Juliana Cavassin, Katiucha Watuze, Leandro Werneck, Luciana Cruz, Luiz Cavalheiros, Maria Amália Cursino, Mariana Paula Barbosa Brito, Mariflor Rocha, Nathalia Basil Gomes Da Silva, Pedro Cruz, Pedro Henrique Muniz De Rezende, Raquel Brandão Santana, Rejane Freitas, Renata Westminster Shaw, Tayana Gomes Lucena, Thalita Gelenske Cunha, Vitoria Silva Camargo, Zuleica Delfim
    Fotografia: nappy.co
    Veiculação: Agosto 2018

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
    seta