• DPZ&T - Criatividade que gera resultados.
    Eletromídia
  • Grupo de Mídia muda diretoria: sai Fátima e entra Antônio Jorge

    Antonio Jorge Pinheiro e Fátima Rendeiro (2018)

    A dupla mais ativa do Grupo de Mídia do Rio — Antonio Jorge Alaby Pinheiro e Fátima Rendeiro — está trocando de posição a partir desta segunda-feira, 17/09. Ele, que estava no Conselho, reassume a presidência da entidade para os próximos dois anos. E ela se torna a nova conselheira da mais antiga entidade de profissionais do mercado carioca, fundada em 19/01/1972.

    Esta não é a primeira vez que Antonio Jorge vai comandar o GM-Rio. Fátima comentou com a Janela, no entanto, que, tendo liderado a entidade nos últimos 6 anos, sentiu que precisaria passar o bastão, mas o novo nome precisava ser uma unanimidade no mercado pela capacidade de aglutinação dos profissionais dos mais diversos setores. E Antonio Jorge acabou sendo a escolha unânime.

    Em conversa com a Janela, Antonio Jorge adiantou que retoma o GM-Rio em um momento especial de mudança da publicidade brasileira e da própria atividade dos mídias. “Essa não é mais uma profissão exercida exclusivamente dentro das agências de propaganda, até porque os veículos já não têm mais aqueles os antigos formatos. Daí precisarmos ter na associação representantes das mais diversas estruturas de mídia”, afirmou. Pela composição da nova diretoria, já se vê a presença de um profissional de anunciante — Renato Annibal, da L’Oréal — na própria vice-presidência.

    E Antonio Jorge destacou também o convite feito a Maria Alice Langoni para integrar o conselho, ela que esteve presente já nos primeiros anos da profissionalização do mídia no Rio de Janeiro e também atuou fortemente na formação profissional acadêmica de várias gerações de publicitários no Rio.

    Outra objetivo destacado pelo novo presidente para a gestão atual é mobilizar os profissionais de mídia do Rio para se engajarem, como voluntários nos projetos da entidade, mesmo sem estarem participando da diretoria. “Uma entidade não se faz só com os seus diretores, mas com a participação de todos”, destacou.

    Conheçam a seguir a composição da Diretoria do Grupo de Mídia do Rio para o biênio 2018-2020.

    Presidente: Antonio Jorge Alaby Pinheiro (Mídia1 Comunicação)
    Vice Presidente: Renato Annibal (L’Oreal)
    Diretoria de Integração: Francisca Abreia (Eco Mkt)
    Diretoria Comercial e Financeira: André Simões (WMcCann) e Carmen Parreira (CL Assessoria Contábil)
    Diretoria de Formação Profissional: Marcelle Villar (Ana Couto) e Vinícius Amantéa (Kolab)
    Diretoria de Comunicação: Rodolfo Laranjeira (Quintal Casa), Bernardo Costa (Globosat) e Romilton Viana (Mídia1 Comunicação)
    Diretoria de Eventos e Projetos Especiais: Raphael Cunha (Heads Comunicação), Yara Militão (Gadelha Comunicação) e Myrna Louro (Colaborativa)
    Conselho: Fátima Rendeiro (Propeg), Marilena Geada e Maria Alice Langoni.

    Fátima Rendeiro, em sua despedida, fez um balanço de sua gestão, para ela, “um legado de realizações, muitos sonhos e felicidade por tantas conquistas”. Veja aqui a mensagem:

    Seis anos de muito trabalho e realizações: um balanço.
    Fátima Rendeiro
    Fátima Rendeiro

    Com a constituição na data de hoje da nova Diretoria do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, deixo o cargo de Presidente desta entidade.

    Foram seis anos intensos, em que muitas coisas aconteceram e me trouxeram grandes alegrias. Quando fui convidada para assumir a Presidência, em outubro de 2012, já tinha uma relação com o GMRJ de longa data, desde os anos 2000. E, em todos esses anos, a vontade de realizar e deixar um legado para o mercado só cresceu.

    Foram seis edições de sucesso da maior confraternização do mercado, que é a festa do GMRJ, inúmeros cursos técnicos e vários Mixes de Mídia, com assuntos mais adequados aos desafios que estamos vivendo. Também quebramos barreiras e marcamos presença no maior festival de criatividade do mundo, o Festival de Cannes, em duas edições, 2013 e 2015, levando 10 mídias para participar e depois compartilhar, trocar, multiplicar com o mercado toda a experiência vivenciada por nós. Por fim, fui a curadora do Fórum de Mídia “Marco Zero”, que celebrou em grande estilo os 45 anos do Grupo de Mídia em 2017.

    Um legado de realizações, muitos sonhos e felicidade por tantas conquistas.

    Por isso, só tenho agradecimentos a fazer aqui. Em primeiro lugar, a todos do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro: diretoria, conselheiros e membros que estiveram comigo nesses últimos anos, apoiando e ajudando a materializar ideias e transformá-las em projetos concretos, que muitas vezes pareciam difíceis ou até mesmo impossíveis de acontecer. Também agradeço aos inúmeros patrocinadores que, ao longo desses anos, nos apoiaram incondicionalmente, acreditaram e, com certeza, continuarão junto ao Grupo de Mídia do Rio de Janeiro. Por fim, quero agradecer também as agências onde trabalhei durante esses 6 anos de mandato, pelo apoio, incentivo e compreensão de que parte do meu tempo fosse doado ao GMRJ, um espaço que tem como propósito integrar, formar e fortalecer o trabalho dos profissionais de mídia, além de debater e provocar o mercado com questões contemporâneas pertinentes à nossa área, despertando dentro de cada mídia a vontade de fazer mais e melhor.

    Sabemos que estamos vivendo um momento diferente, em que as possibilidades de realizar dependem de muita determinação e foco, porém acredito na força e na determinação dos realizadores e fomentadores, pois não há mais lugar para aqueles que acham que não têm responsabilidade por tudo que fazem ou até mesmo deixam de fazer.

    Desejo, portanto, muito sucesso ao novo Presidente, Antonio Jorge Alaby Pinheiro, e à nova Diretoria que será composta por ele, com certeza, com membros muito preparados para os desafios desses novos tempos.

    Muito obrigada!

    Fátima Rendeiro

     

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
    seta