• Roberto Sá Filho lança livro sobre o mercado de criação no Rio

    Roberto Sá Filho - Criatividade Made in Rio

    O redator carioca Roberto “Betão” Sá Filho lança no próximo dia 26/10, na Livraria da Travessa, no Centro do Rio, seu livro “Criatividade Made In Rio – A migração global de publicitários Cariocas”, resultado de um ano e meio de pesquisas para a apresentação da sua tese de mestrado em Economia Criativa.

    Como o subtítulo do livro indica, Betão, que atualmente é supervisor de criação da agência carioca 3AW e professor da ESPM, procura mostrar quais são os motivos e os desdobramentos da migração de tantos publicitários cariocas para outras cidades criativas, não apenas no Brasil como pelo mundo. E, mais ainda, o porquê de tantos deles terem carreiras de sucesso fora do mercado carioca.

    Em conversa com a Janela, o criativo contou ter percebido que as dificuldades do mercado carioca acabam forjando um profissional mais preparado para superar problemas:

    – Com verbas menores e condições de trabalho piores, o publicitário carioca que quer sobreviver aprende a se superar. Quando encontra um ambiente mais favorável, não tem como não se destacar — explicou.

    Roberto Sá Filho diz que, quando escolheu este tema para sua tese de mestrado — e se estimulou a transformá-lo em livro — pretendeu levantar a questão para que os demais profissionais e empresários do mercado carioca se conscientizassem de que algo precisa ser feito para reverter este processo:

    – O Rio de Janeiro não pode ser só celeiro de talentos. Precisamos entender melhor o mercado para encontrar maneiras de segurar aqui os bons profissionais — defendeu.

    A noite de autógrafos acontece a partir das 17:00h e a Livraria da Travessa fica à Rua Sete de Setembro, 54 (quase esquina da Rua da Quitanda), no Centro do Rio.

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×