• Mídia 1 e Cultura Xchange se unem pelo product placement

    Antonio Jorge Pinheiro

    O publicitário Antonio Jorge Alaby Pinheiro está lançando esta quinta-feira, 08/11, durante o Rio Market do Festival do Rio, sua nova plataforma para ajudar as empresas brasileiras a investirem melhor em product placement, ou seja, a aparição integrada de marcas e produtos em produções culturais, como filmes e videoclipes.

    O projeto é resultado de uma parceria da Mídia 1, empresa de mídia de Antonio Jorge, com a Cultura Xchange, de José Celso Guida, que tem atuado na facilitação da utilização de músicas brasileiras e internacionais pelo mercado publicitário. Os dois já haviam se encontrado em outras edições do Festival do Rio e perceberam que havia um grande potencial de mercado para atuarem em conjunto.

    Principalmente porque Guida concorda com o modelo de negócio que Pinheiro concluiu ser o correto para este mercado:

    – Eu já tentei trabalhar tendo como cliente os produtores de um longa. Eles me passavam um esboço do roteiro e saíamos buscando anunciantes para encaixar nele. Só que percebi, logo, que esse formato não funciona. É muito demorado para as necessidades do marketing dos clientes, que não podem esperar o tempo de desenvolvimento de um roteiro ou de viabilização de uma produção. Os resultados começaram a aparecer quando inverti a mão, passando a atuar para os anunciantes, entendendo as necessidades do produto deles e, aí sim, buscando as oportunidades disponíveis na indústria criativa — explicou o publicitário.

    Antonio Jorge admite, porém, que o desafio, agora, é conscientizar o mercado anunciante que uma estrutura como a da Mídia 1, em conjunto com a Cultura Xchange pode ser mais eficiente que deixar para as agências de publicidade esta busca de espaço:

    – Os resultados com certeza serão bem melhores conosco, porque nossa equipe, sim, é especializada na relação com a indústria criativa — garantiu.

    Antonio Jorge vem trabalhando com product placement e branded content há mais de uma década, já tendo, inclusive, lançado o livro “Muito além do merchan”, sobre o tema. Sua apresentação no Rio Market, que acontece às 14 horas, terá como tema “Branded Content, as marcas como produtoras de conteúdo, entretenimento e conhecimento”.

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×