• Liberação de visto pode estimular turismo de negócios no Rio

    Avião e Pão de Açucar (Foto Roberto Stelling)

    A associação Apresenta Rio, que reúne empresas do segmentos de eventos do Rio de Janeiro, quer aproveitar a dispensa de visto a turistas dos EUA, Canadá, Japão e Austrália, publicada esta segunda, 18/03, em edição extra no Diário Oficial da União, para atrair novos eventos e convenções para a cidade.

    Pedro Augusto Guimarães
    Pedro Augusto Guimarães

    Segundo seu presidente, Pedro Augusto Guimarães, já durante esta semana a Apresenta Rio deverá se reunir com outras lideranças cariocas do setor, como o Rio Convention Bureau e o capítulo carioca da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), para estabelecer um plano de ação junto ao Ministério de Turismo e à Embratur que posicione o Rio de Janeiro como um destino prioritário para os novos visitantes que a medida trará quando passar a valer, em 17 de junho.

    Guimarães cita que o Rio de Janeiro investiu em infraestrutura para receber o turista, como no crescimento do parque hoteleiro, mas tem perdido o protagonismo como destino, tanto pela perda de voos como pela dificuldade histórica na obtenção dos vistos. “Os americanos já foram os principais visitantes internacionais do Rio e essa posição acabou sendo superada por argentinos e chilenos. Com a dispensa da exigência, será mais fácil conseguir atrair grandes marcas e associações para a realização de suas convenções no Rio, por exemplo”, afirma o presidente da Apresenta Rio.

    Pedro Guimarães refuta as críticas que tem sido lidas, nas redes sociais, ao projeto do presidente Jair Bolsonaro, por não ter sido cobrada a reciprocidade da dispensa de visto ao turista brasileiro para aqueles países:

    “Até sou defensor da reciprocidade, mas, a prioridade, agora, é outra: temos é que focar no nosso problema, que é estarmos anos-luz atrás de inúmeras outras cidades pelo mundo como destino do turista comum e do turista de negócios”, defendeu, lembrando que trazer visitantes é garantir a geração de receita em uma série enorme de setores da economia.

    Foto da matéria: Roberto Stelling

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

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