Grupo Coruja. Sua marca em movimento.
Publicidade

Ataque ao racismo une Wunderman Thompson e Sides na mesma ideia

Wunderman Thompson e Sides: Alvos

Os criativos da agência carioca Sides foram surpreendidos esta segunda-feira, 23/03, ao ler a notícia de que a Wunderman Thompson, de São Paulo, está colocando no ar uma campanha de combate ao racismo, para a Coalizão Negra Por Direitos (à esquerda, na ilustração), com o mesmo conceito visual do anúncio criado por eles em 2018 para divulgar o lançamento do livro “O ódio que você semeia”, da Editora Record (à direita).

Em ambos, apenas as faixas negras dos alvos estão perfuradas por tiros. A peça da Sides cita “Se você não percebeu nada de errado, tem algo errado”. A da Wunderman Thompson aponta o alvo como sendo um “gráfico do genocídio”, dentro de uma série de seis peças citando os números de crianças e adultos negros mortos no Brasil.

A peça da Sides foi premiada em fevereiro pelo Colunistas Rio 2019, levando medalha de bronze em Mídia Impressa.

Em conversa com a Janela, a CCO da agência Wunderman Thompson, Keka Morelle, garantiu que a sua equipe não conhecia o trabalho da Sides. E acrescentou:

“Acreditamos que a causa merece toda a atenção possível e o fato de termos, por coincidência, usado o mesmo recurso gráfico não me parece um problema. Com mensagens diferentes, as duas campanhas usaram do mesmo recurso visual. A nossa campanha usa a visualização de dados para informar e convidar a sociedade jornalística a aderir o termo genocídio ao se referir às mortes de pessoas negras no Brasil. São 6 gráficos que ilustram dados oficiais e chocantes sobre a realidade racial do país. E, aproveitamos para convidar a agência a unir forças em prol desse objetivo comum que é denunciar os altos índices de assassinatos da população negra no país”.

“Alvo”

Agência: Sides
Cliente: Editora Record
Direção de Criação: Fabio Barreto
Redação: Anderson Oliveira
Direção de Arte: Wanderson Barros
Supervisor de Criação: Felipe Mariano
Mídia: Lais Moraes
Atendimento: Isabela Cid e Catia Duran
Aprovação: Bruno Zolotar

“Alvos do Genocídio”

Agência: Wunderman Thompson Brasil
Cliente: Coalizão Negra por Direitos
CCO: Keka Morelle
Direção de Criação: Cassio Moron e Nicolás Romanó
Redatores: João Gandara, Thamara Pinheiro
Diretores de Arte: Vinicius Pegoraro e Gustavo Cavalheiro
Atendimento: Gustavo Costa, Vivian Zeni
Mídia: Israel Bastos, Vanessa Pupato e Larissa Isabelle
Planejamento: Renan Damascena
Creative Development: Sergio Costa
Aprovação Cliente: Douglas Belchior e Bianca Santana

Marcio Ehrlich

Marcio Ehrlich

Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
seta