• Ataque ao racismo une Wunderman Thompson e Sides na mesma ideia

    Wunderman Thompson e Sides: Alvos

    Os criativos da agência carioca Sides foram surpreendidos esta segunda-feira, 23/03, ao ler a notícia de que a Wunderman Thompson, de São Paulo, está colocando no ar uma campanha de combate ao racismo, para a Coalizão Negra Por Direitos (à esquerda, na ilustração), com o mesmo conceito visual do anúncio criado por eles em 2018 para divulgar o lançamento do livro “O ódio que você semeia”, da Editora Record (à direita).

    Em ambos, apenas as faixas negras dos alvos estão perfuradas por tiros. A peça da Sides cita “Se você não percebeu nada de errado, tem algo errado”. A da Wunderman Thompson aponta o alvo como sendo um “gráfico do genocídio”, dentro de uma série de seis peças citando os números de crianças e adultos negros mortos no Brasil.

    A peça da Sides foi premiada em fevereiro pelo Colunistas Rio 2019, levando medalha de bronze em Mídia Impressa.

    Em conversa com a Janela, a CCO da agência Wunderman Thompson, Keka Morelle, garantiu que a sua equipe não conhecia o trabalho da Sides. E acrescentou:

    “Acreditamos que a causa merece toda a atenção possível e o fato de termos, por coincidência, usado o mesmo recurso gráfico não me parece um problema. Com mensagens diferentes, as duas campanhas usaram do mesmo recurso visual. A nossa campanha usa a visualização de dados para informar e convidar a sociedade jornalística a aderir o termo genocídio ao se referir às mortes de pessoas negras no Brasil. São 6 gráficos que ilustram dados oficiais e chocantes sobre a realidade racial do país. E, aproveitamos para convidar a agência a unir forças em prol desse objetivo comum que é denunciar os altos índices de assassinatos da população negra no país”.

    “Alvo”

    Agência: Sides
    Cliente: Editora Record
    Direção de Criação: Fabio Barreto
    Redação: Anderson Oliveira
    Direção de Arte: Wanderson Barros
    Supervisor de Criação: Felipe Mariano
    Mídia: Lais Moraes
    Atendimento: Isabela Cid e Catia Duran
    Aprovação: Bruno Zolotar

    “Alvos do Genocídio”

    Agência: Wunderman Thompson Brasil
    Cliente: Coalizão Negra por Direitos
    CCO: Keka Morelle
    Direção de Criação: Cassio Moron e Nicolás Romanó
    Redatores: João Gandara, Thamara Pinheiro
    Diretores de Arte: Vinicius Pegoraro e Gustavo Cavalheiro
    Atendimento: Gustavo Costa, Vivian Zeni
    Mídia: Israel Bastos, Vanessa Pupato e Larissa Isabelle
    Planejamento: Renan Damascena
    Creative Development: Sergio Costa
    Aprovação Cliente: Douglas Belchior e Bianca Santana

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×