• Morre Rafael Sampaio, jornalista e ex-VP da ABA

    Rafael Sampaio

    Criador e editor da revista About e VP Executivo da Associação Brasileira de Anunciante de 1986 a 2014, o jornalista Rafael Sampaio morreu esta madrugada de sexta-feira, 12/06, vítima de infarto, aos 67 anos.

    Rafael nasceu em 03/05/1953, em Paris, filho do publicitário pernambucano Ítalo Bianchi com a designer Tereza Sampaio Neuville.

    Ainda novo, foi auto-didata em desenho arquitetônico e chegou a trabalhar como assistente do superintendente de engenharia da Companhia Metropolitana de Água de São Paulo.

    Na década de 1970, estudou no Centro de Estudos de Propaganda Aplicada, o que o levou a trabalhar por seis meses na Rede Globo de Televisão, como contato. Passou por agências e anunciantes, em planejamento e desenvolvimento de negócios. Até, nos anos 1980, começar a escrever sobre o setor, atuando inclusive como subeditor da revista Briefing, que, em 1988, transformou na About. O jornalista também editou o Asterico’s, nome anterior da publicação propmark de Armando Ferrentini, e passou um tempo assinando a coluna Panorama Publicitário, do jornal O Globo.

    Sampaio também foi coordenador nacional do Prêmio Colunistas, responsável pela modernização da premiação nos anos 80. Como consultor de marketing, veio também a escrever os livros “Propaganda de A a Z – Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso” e “Planejamento de Marketing – Conhecer, Decidir e Agir”. Nos últimos anos, vinha escrevendo sobre Marketing & Negócios em vários jornais brasileiros.

    Rafael era casado com a também jornalista Gisele Centenaro, com quem teve o filho Gabriel.

    PUBLICIDADE

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×