• Morre Paulo Rolf, ex-Artplan e Ronson, vítima da Covid-19

    Paulo Rolf Feil

    Morreu na manhã deste sábado, 17/10, aos 79 anos, o publicitário Paulo Rolf Feil, que foi diretor da Artplan e, depois, da sua própria agência Ronson. Ultimamente, vinha comandando a Yxe.

    Mesmo se cuidando em casa, mantendo a quarentena, Rolf contraiu a Covid-19 numa ida de emergência à dentista, que três dias depois foi diagnosticada com a doença. Depois de apresentar também sintomas respiratórios, foi internado e resistiu por cerca de 20 dias, até falecer após complicações vasculares. Para agravar a tristeza da notícia, a Covid-19 atacou Paulo exatamente em um momento em que comemorava ter vencido um câncer.

    Paulo Rolf e Marcia Brito
    Paulo Rolf recebe da jornalista Marcia Brito o diploma de Publicitário do Ano do Prêmio Colunistas Rio 1988.

    Em 1988, com 14 anos de Artplan, sendo seu diretor operacional, o Prêmio Colunistas Rio deu a Rolf o título de “Publicitário do Ano”. Naquele ano, a agência publicou na Janela um anúncio em homenagem a Rolf, que reproduzimos no rodapé desta matéria.

    Sempre ativo, o gaúcho Paulo Rolf ainda teve outras incursões no mercado publicitário carioca. A Ronson foi fundada após a saída de Rolf da Artplan, em 1991, chegando a ter mais de 50 colaboradores, atuando tanto em comunicação quanto em turismo.

    Foi professor da ESPM e, em 2000, seu “Grupo Ronson Comunicação” incorporou a Fortuna Comunicação, do criativo Toni Lourenço. Em 2006, já aos 65 anos, se juntou a Marcos Silveira, na agência MacGyver.

    Gutemberg Fonseca, que trabalhava como Rolf na Yxe e o tratava como pai, lamentando a perda, citou que “vai o mestre embora, mas ficam todos os seus ensinamentos”.

    Por conta da Covid-19, ainda não se sabe como será o sepultamento.

    Artplan para Paulo Rolf
    Anúncio criado pela agência Artplan em homenagem a Paulo Rolf, quando recebeu o título de Publicitário do Ano do Colunistas Rio 1988 (clique para ampliar).

    PUBLICIDADE

    Tupi FM.
    Marcio Ehrlich

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    seta