Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/FEV/1978
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Assim não! Assim não!

Correios. Assim não. Assim sim.Este anúncio pergunta “qual a diferença entre aquelas duas cartas?” E esclarece que a primeira anda devagar e a segunda depressa.
Mas nós lembramos: há outra diferença. E mais importante até.
É que a primeira foi escrita por um dos milhões de semianalfabetos dos quais o Brasil infelizmente está cheio.
E se ele escreveu o envelope daquele jeito, e a carta seguramente de maneira tão lamentável, não foi por rebeldia, falta de civilidade, vontade de complicar a vida da EBCT, ou pouca pressa em ver sua carta chegar ao destinatário. Simplesmente ele não teria sabido fazer coisa melhor. Ou saberia, é obvio se tivesse tido as mesmas oportunidades de quem escreveu a segunda carta.
Onde queremos chegar, perguntam?
Queremos dizer que achamos profundamente injusto com nosso povo a propaganda e o Correio se utilizarem de sua involuntária ignorância para culpá-lo ou puni-lo, anunciando que sua correspondência demorará a ser entregue.
O justo é que as campanhas se destinem a educação das pessoas plenamente alfabetizadas, que puderam inclusive ter suas aulas de caligrafia (como a que escreveu a segunda carta), mas não se ocupam em facilitar a vida do Correio para também facilitarem a sua.
Fora disto só resta à EBCT esperar que melhore o nível cultural do brasileiro. Ou se associar ao Mobral, e começar uma campanha tipo “Estude. A EBCT quer que sua carta chegue mais depressa”.

Antônio Torres: O que é um bom anúncio?

Antônio Torres“Aquele que faz do óbvio uma grande novidade”. Assim o publicitário Antônio Torres, da Lintas, define um bom anúncio. E com esta afirmativa, Antônio Torres, que também é autor dos livros: “Um cão uivando para a Lua”, “Os homens dos pés redondos”, e “Essa Terra”, inicia seu depoimento para a série "O que é um bom anúncio" que a Janela vem publicando há três semanas. Ele continua:
- “Ele é o elemento surpresa que o distingue na paisagem quase sempre cercada de mensagens repetitivas e maçantes”. É certo que não há uma cartilha em que se aprende a fazer um bom anúncio. Entretanto, penso que ele deve resguardar certas características que lhe são inalienáveis. Assim é, que um bom anúncio, antes de mais nada, precisa conter uma boa ideia. Uma ideia integrada de título, texto e layout. Sem valorização isolada de qualquer um destes componentes. É bem verdade que quanto mais inteligente um título, mas ele chamará a atenção do leitor. Por outro lado, de pouco adianta um bom título num layout desajeitado, sem arte. Evidentemente, em propaganda, arte e beleza por si só não são tudo. Cada peça publicitária tem um objetivo específico de marketing. Mas para atingirmos este fim temos que derramar muito suor e talento.
“Em propaganda não há criação pela criação”, diz Antônio Torres. “Isto porque a partir do momento em que o profissional vai criar ele já tem em mente um propósito. Nenhuma agência contrata um profissional para que ele desenvolva o seu potencial criativo a seu bel-prazer. Ele é contratado para aplicar o seu talento à arte da publicidade. Uma arte específica para fins específicos. A respeito disso não tenho mais a acrescentar além do que o Sergio Toni disse à Janela na última sexta-feira”.

Seleção da Janela

MPM para Agência JBSemana passada anunciamos que a Seleção da Janela havia sido modificada. Agora, os anúncios aqui selecionados se referirão aos publicados na imprensa carioca de segunda a domingo da semana anterior. Isto para que possamos ter mais calma para avaliar, e também conseguir maiores dados sobre as peças. Como a seção não foi publicada na última JANELA, resolvemos incluir as peças publicadas de sexta-feira, 10 a domingo, 19 de fevereiro. E ai estão às selecionadas:
* “Bruxa” "al mare...”, produzida pela Thompson para a Companhia Internacional de Seguros, tendo como redator Pedro Galvão e Diretor de Arte, José Aguillar;
* “Compro utilidades...” da L&M para O Globo, tendo como redator Mauro Matos e diretor de arte, Victor Kirowsky;
* “O que mais uma agência...”, da MPM para a agência JB, tendo como redator Billy Gibsons e diretor de arte Tião Bernardi;
* “Procura-se empresário...”, criada pelo Caio para Carlos Magalhães, tendo como redator Nei Leandro de Castro e diretor de arte Jacques Lewkowicz;
* E a peça que nos causou mais polêmica “Aprenda a controlar seus impulsos...”, da Denison para a Telerj, redigida por Aldir Nunes e dirigida por Inocêncio Peres. Esta peça, como sua correspondente para televisão, será comentada nesta coluna na próxima semana.
Na JANELA de três de março também publicaremos os outdoors que mais tiverem se destacado no mês de fevereiro. E como grande novidade, podemos informar que, já a partir da próxima semana, o Clube de Criação indicará alguns dos seus participantes do processo de Seleção da Janela.

(Clique nos anúncios para ver em tamanho maior)

J.Walter Thompson para CIS - Companhia Internacional de Seguros: Bruxa Al Mare, como disse o Ibrahim Caio para Ipiranga e Carlos Magalhães: Procura-se empresário decidido, forte e ambicioso.
L&M para O Globo: "Compro Utilidades. Se você insistir..."
Denison para Telerj: Aprenda a controlar seus impulsos.


Cinco agências já confirmaram sua participação como patrocinadoras do 1º Encontro Nacional de Criação Publicitaria – Thompson, MPM, Esquire, Salles-Interamericana e Standard.
O Encontro será de 30 de março a 2 se abril, e como a doação padrão para o copatrocínio é absolutamente ridícula, será uma vergonha para qualquer grande agência que se gabe de apoiar a Criação não ter seu nome incluído na lista de patrocinadores do evento.
As agências que não quiserem passar esse vexame nem precisam esperar que o Clube de Criação lhes procure. Afinal, não é tão difícil assim encontrar alguém da diretoria do clube.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Estes colunistas estão muito contentes com a credibilidade que a JANELA conseguiu no próprio meio. Pois não é que muitas das noticias e furos que conseguimos (não as notas vindas de releases, é claro) estão sendo aproveitadas para compor as colunas posteriores de outros coleguinhas!! Esta situação tem sido tão evidente, e ficamos tão orgulhosos que nem temos nos importado de nunca ser citada a fonte.
• • •
Remanejamento na Phillips Morris! Dentro de alguns dias, a L&M deixará de atender aos cigarros Shelton e Mark Ten para se dedicar aos projetos especiais daquela empresa. Segundo comentários da praça, o Shelton passaria a ser atendido pela Artplan, já que a Phillips Morris americana teria se impressionado muito bem com o trabalho desta agência para o lançamento do Commander.
• • •
Jean Carlo Mecarelli é o novo contratado da Denison para ocupar a partir de seis de março a vaga deixada por Inocêncio Peres. Este, como já é sabido, transfere-se para a Thompson.
• • •
Já começa a ser questionada de que a dupla Alcides Fidalgo e João Galhardo teria passado da SGB para a DPZ, e com o salário de 260 mil cruzeiros. O rumor passa de um mês e a dupla continua firme em sua antiga casa. Por sua vez, Arthur Bernstein desmente oficialmente que sua SGB tivesse sequer tomado conhecimento daquela cifra, ou se proposto a cobri-la.
• • •
A JMM contratou Xisto Bahia para seu setor de planificação, e Antônio Oseas para a área de Relações Públicas. E desde ontem Cid Pacheco e João Moacir de Medeiros estão em São Paulo para a apresentação da campanha que a JMM desenvolveu para o Grupo Atlântica – Boavista de Seguros.
• • •
A Central de Mídia dos Jornais de Bairro elegeu para sua coordenação, no período dos próximos seis meses, Edson Mattos, diretor do jornal O São Gonçalo. Até o final de sua gestão Edson deverá apresentar ao Grupo de Mídia os estudos da CMJB para comercialização dos jornais de bairro.
  • • •
São Gonçalo deverá ter brevemente sua primeira emissora FM. Entre as empresas concorrentes a concessão está o jornal O São Gonçalo, do próprio Edson Mattos, com a proposta de criação da rádio “Jornal São Gonçalo”.
• • •
A Motorário – fábrica de auto rádios, aparelhos elétricos e equipamentos de telecomunicação – está instalando uma Fábrica no distrito industrial de Manaus.
  • • •
O advogado Virgílio de Natal Rossi assumiu o departamento de Relações Públicas da Saab-Scania, coordenando as áreas de Assuntos de Imprensa, Coordenação de Visitas, Assuntos Institucionais e Assessoria à Diretoria da Companhia.
  • • •
Nica Bonfim afastou-se do Departamento de Relações Públicas da Aroldo Araújo.
  • • •
A JP&S conquistou as contas da MAROBRAS (Indústria fabricante de britadores e outras maquinas), Pagani e Pinheiro S.A. (esquadrias de alumínio), Antena três TV Ltda. (TV Hotel Canal 3), e Chryso Aurum Mineração. Além disso, a JP&S acaba de contratar Arthur de Castro e Silva para contato assistente, e para o seu departamento de arte o layoutman David Marques, que retorna àquela agência após dois anos de Unidade Interamericana. João Pecegueiro do Amaral ainda promete para março a notícia de uma conta bomba, e garante que sua agência será a empresa que mais crescerá percentualmente em 1978.
• • •
Por absoluta falta de espaço deixamos de dar o regulamento do 1º Concurso de Outdoor. Semana que vem, sem falta, a JANELA o publicará.
• • •
O estudante de comunicação Humberto Martins está estagiando nesta coluna.
• • •
Dia 28 próximo (terça-feira, às 20 horas e na ABI) Pedro Galvão e outros diretores do Clube de Criação do Rio de Janeiro estarão representando os publicitários numa mesa redonda sobre a “Liberdade de expressão artística e intelectual do País”, juntamente com representantes de outras classes ligadas a esta problemática.
• • •
Estudantes de Comunicação
Os estudantes de comunicação, da área de jornalismo, e que desejarem estagiar, devem procurar os titulares da JANELA pelo telefone assinado acima.

Hoje a Janela Publicitária estreia seu novo logotipo criado especialmente pela SGB, a agência do ano. O autor do projeto foi o ilustrador e layout man Domingos de Oliveira Monte, português, 27 anos, ex-Premium, ex-CIN e atualmente no escrete da SGB. Agora nossos leitores podem ler até de cabeça para baixo que a logomarca continuará indicando as letras J e P.

Conselho Nacional dos Clubes de Criação: Os criadores de propaganda...
Anúncio publicado na edição impressa da Tribuna, ao lado da Janela Publicitária