Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/OUT/1978
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Adeus, amigo Ivan!

Não há divergência que valha uma vida.

Ivan Curvelo, Marcia Brito e Marcio Ehrlich
Ivan Curvelo e estes colunistas na festa da ABP, em 1977
A morte de Ivan Curvelo, nesta última quinta-feira, 12 de outubro, assim como chocou o mercado, abalou estes colunistas. Sabemos que os leitores compreenderão a exiguidade do noticiário desta edição.
Antes de bater o último tópico para a sua coluna "A Notícia do Dia", do jornal A Notícia, Ivan Curvelo levantou-se para beber água. Eram quase 2 horas da madrugada. A coluna não foi completada. O coração de Ivan lhe pregou sua primeira e última peça.
Ivan Curvelo, que deixa 3 filhas menores, tinha apenas 38 anos, muitos dos quais dedicados à propaganda e ao jornalismo. Havia trabalhado no jornal O Globo, na época de Mauro Salles, e atualmente, além de em A Notícia, escrevia sobre propaganda no Jornal do Commercio do Rio, e no Diário Popular e na revista Propaganda de São Paulo. Em propaganda, Ivan trabalhou na Norton, e foi sócio-diretor da Hotman. Nesta última semana, Ivan estava se transferindo da Norton-Rio, onde era gerente de Relações Públicas, para ocupar cargo semelhante na Premium.
Ao seu enterro, às 16 horas de ontem, no Jardim da Saudade, compareceram inúmeros publicitários. A Rede Globo, os Clubes de Criação, a Norton, a Artplan, Diário Popular, Sindicato dos Jornalistas entre outros, também enviaram coroa de flores.
Na ocasião, representando os colunistas publicitários e a classe publicitária brasileira, Marcio Ehrlich leu a seguinte homenagem a Ivan:
"Amigos! É sempre muito difícil qualquer despedida. Principalmente quando falamos de alguém que, em todos os seus momentos, soube demonstrar uma energia e uma vontade tão grande de participar da vida.
Mas, em nome dos colunistas publicitários, não poderíamos deixar de prestar esta última homenagem ao colega e amigo de todos nós, Ivan Curvelo, cujo convívio a vida tão prematuramente nos privou.
E, precisamente na condição de companheiros, que fazemos questão de lembrar que Ivan Curvelo não foi só jornalista e publicitário. Antes de tudo, foi um criador de extrema sensibilidade, poeta, e contista fecundo, um irreverente analista das entrelinhas, que soube também colocar toda esta sua vivacidade de iconoclasta convicto nos textos que escrevia.
Combativo, na sua maneira toda particular, dentro do colunismo publicitário, lvan amava o Rio de Janeiro. E defendeu, o quanto pôde este mercado. Foi ele um dos mais interessados em levantar, de maneira sistemática, os problemas das pequenas e médias agências no mercado carioca.
Ivan Curvelo, jornalista, poeta, publicitário ou contista, não era perfeito, porque era humano. Mas foi sempre um autêntico. Nunca deixou de acreditar em si mesmo e no que fazia. E jamais abandonou seu profundo senso de liberdade de ação e de opinião, ainda inabalavelmente fiel às suas emoções mais íntimas por mais que isso lhe resultasse em ser incompreendido.
Certa vez, quando criticado, lembrou em suas colunas: "Juro pela minha primeira mulher e pelo meu futuro filho que pretendia, desde pequeno, ser um sujeito bem comportado, um cidadão de respeito, um contribuinte, como se diz. "quites", com todos os Impostos, com todas as taxas, com todos os emolumentos. Mas Deus não me fez desta forma. De forma que eu cumpro a vontade de Deus." E novamente irreverente, acrescentou, citando Nélson Rodrigues, que "sem emoção o sujeito se torna incapaz de atravessar a rua, ou, mesmo de chupar um chicabon sem babar na gravata”.
Ironicamente, Ivan nos deixou no Dia da Criança. No dia daqueles que ainda trazem dentro de si a visão pura e inocente das cruezas deste mundo. As cruezas que o espírito humanitário de Ivan Curvelo via e transformava em angústia.
Ivan morreu sem deixar que muita gente pudesse lhe dizer que o respeitava e gostava dele, do jeito que ele era.
Morreu de repente. Trabalhando. De enfarte. O mal dos tempos modernos. O mal de quem sofre por não poder mais viver poeticamente".

Contatos de veículos festejam seu dia com almoço e palestras.

A Associação de Contatos de Veículos comunica que foi confirmado para o dia 24/10, às 12:30h, na Associação Comercial (Candelária, nº 9), o almoço comemorativo do Dia do Contato. O convite custará Cr$ 200, por pessoa, e pode ser reservado pelo telefone 263-4746, com a Sra. Anita. Além do almoço, haverá uma série de palestras que se iniciam às 9:00h, no mesmo local e com os seguintes assuntos e palestradores. Planejamento de Mídia - Manoel Mendonça. Criação em propaganda - Pedro Galvão, e Propaganda em Geral - Celso Japiassu. Participar destas festividades é valorizar a profissão de contato.

Seleção da Janela

Sem dúvida, a mais estéril semana já ocorrida para a publicidade de jornais, esta última de 2 a 8 de outubro. Tanto que o júri da Seleção da Janela, formado pelo redator Toninho Lima (da L&M), a diretora de arte Raquel Braga (da Jotaé) e o atendimento Eduardo Jardim (da MPM), além destes colunistas, não conseguiu destacar sequer um anúncio que pudesse ter sido considerado um exemplo para a classe publicitária. Houve, sim, alguns anúncios que se aproximavam do "correto", mas que o júri considerou pecarem por um total equivoco de conceituação, como o da Telerj, informando que era raro um defeito telefônico durar mais de 10 dias, e o de um equipamento de som (realizado pela Lage, Stabel & Guerreiro) comparando-o, de uma maneira não muito convincente, a mulheres, com a vantagem de poder ser desligado. Vamos esperar pela próxima Seleção que verificará, inclusive, as peças criadas para o Dia da Criança.

(Clique nos anúncios para ver em tamanho maior)
Denison para Telerj: "A Telerj está usando todos os seus recursos..." Lage, Stabel & Guerreiro para Sony: "Canta, fala, ri..."

Na última terça-feira, estes colunistas realizaram uma polêmica palestra sobre Publicidade, Relações Públicas e Marketing na Faculdades Integradas Estácio de Sá, com a presença de mais de 150 alunos interessadíssimos. Tanto que várias perguntas não puderam ser respondidas dentro do prazo regulamentar. Como o assunto é interessante, prometemos aos alunos que estas questões que sobraram e nos foram entregues por escrito passariam a ser respondida aqui na Janela, a partir de hoje. Não contávamos, porém, com este triste imprevisto já comentado acima. Portanto, garantimos aos alunos da Estácio de Sá, que, sem falta, na coluna da próxima sexta-feira não falharemos.

Última chance para quem vai participar do 3º Concurso de Cartazes

Carta de Kurosawa a Sérgio MaltaJá estão confirmados os nomes dos seis dos participantes do júri que escolherá os dez cartazes vencedores do 3º Concurso Nacional de Cartaz do Cinema: Neil Ferreira, Jarbas José de Souza, José Monserrat, Alberto Shatowsky, Pedro Galvão e o colunista Marcio Ehrlich. O concurso, que dará mais de 100 mil cruzeiros em prêmio versará sobre o filme "Harlan County, tragédia americana". Quem ainda não o assistiu, no Rio, terá uma segunda e última oportunidade na próxima terça-feira, dia 17 às 12 horas, no Cinema I, à Rua Prado Júnior, em Copacabana, com entrada gratuita.
Ganhar este concurso dá um prestígio bárbaro. Vejam que Sérgio Malta, vencedor do cartaz de cinema para o filme "Dersu Uzala", acaba de receber uma carta de Akira Kurosawa, diretor do filme, altamente elogiosa ao seu trabalho, e na qual Kurosawa comenta, inclusive, que gostaria de reconhecer outros trabalhos do artista.

Livros

Dicionário de Comunicação de Rabaça e Barbosa, Edição CodecriDicionário de Comunicação, de Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa. Editora CODECRI, 512 páginas. Cr$330,00.
"Empolgante" é o menor adjetivo que se pode aplicar a este dicionário lançado pela Codecri. Minucioso, e com uma seriedade bastante profissional, sem dúvida vem preencher uma lacuna nos nossos livros de comunicação - por maior que seja este chavão. E juramos que antes de lê-lo estávamos preparados para uma decepção. Afinal, vamos muita badalação prévia, típica das publicações que parecem atender a modismos (já são mais de 5 os dicionários de comunicação editados no Brasil. Mas, sem desmerecer os demais, este se mostrou fundamental e completo como pode ser o Aurélio para a língua portuguesa.
Os verbetes estão fáceis de serem compreendidos e, o que é ótimo, muitos deles profusamente ilustrados, com trabalhos de desenhistas brasileiros. No total, a obra se compõe de 4 mil verbetes, incluindo neologismos e gírias profissionais, pesquisados por Gustavo Barbosa e Carlos Alberto Rabaça, com a colaboração do professor Muniz Sodré e a participação de dez universitários cariocas.
Na nossa opinião, o "Dicionário de Comunicação" só tem de fraco o nome (não tem afetividade, como um "Aurélio", uma "Delta Larousse", uma "Britânica", uma "Barsa": um "Lello", etc.), a Mas isto além de não desmerecer à necessidade de se tê-lo, pode ser facilmente resolvido pela turma do Pasquim ou seus leitores. Desde já, fica a nossa sugestão para batizá-lo de "Codecrão".

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Nélson Spinelli, após seis anos de Rio de Janeiro, onde abriu, desenvolveu e consolidou a Lintas carioca, voltará para São Paulo a fim de assumir funções ligadas à expansão da empresa no Brasil. Em seu lugar ficará Mário T. Mello (ex­McCann, Norton e JP&S). Brevemente, Nelson e Mário promoverão a inauguração das ampliações da sede do Rio, para continuar seu crescimento nesse mercado.
• • •
A redatora Regina Laginestra e o diretor de arte Hudson Machado estão se desligando da Artplan.
• • •
A GFM/Propeg está completando 13 anos com a perspectiva de ocupar, ainda em 78, uma posição no grupo das 20 primeiras agências do "Ranking" nacional.
• • •
Aylton de Figueiredo (ex-MPM e ex­Presidente da ABP) foi contratado pela Pablo & Gonçalo, como diretor de novos negócios. A Pablo & Gonçalo também está com novas contas: União Continental de Seguros, Richards, Dias da Cruz Confecções Ltda., Thornton - Navemar Equipamentos Navais, Friocar Auto Refrigeração e Planave S/A.
• • •
No próximo dia 18, a Brastel estará inaugurando, em Campos, a sua quadragésima-nona loja, 8ª unidade do plano de expansão para o interior. É como diz o convite: “A Brastel bota seu time em Campos".
• • •
Já que cavalo está na moda, o jornalista Nonato Cruz, à frente de um grupo, deverá lançar, ainda este ano, a primeira revista sobre criação equina.
• • •
Em homenagem a lvan Curvelo, Hamilton Sbarra, diretor de RP da Brasília Empreendimentos, comunica que dará à Sala de Imprensa da VI Rio Export Fair, que se realizará no Riocentro de 27-10 a 5-11, o nome de "Sala Ivan Curvelo".
• • •
O ótimo filme de Neil & Zaragoza para as válvulas Hydra, no qual o ator Antônio Fagundes pede que as pessoas não se levantem no intervalo da TV para ir ao banheiro está sendo prejudicado pela mídia. O comercial só tem lógica se veiculado em primeira colocação, logo após os "breaks". No meio do intervalo, quem tinha que se levantar já se levantou.
• • •
A Abril está divulgando os resultados do III Prêmio Abril, para matérias e fotos publicadas nas revistas da editora durante o ano de 1977. Ao mesmo tempo, divulga que já, estão abertas as inscrições para o IV Prêmio, referente a 1978.
• • •
Dia 18, às 18:15 horas, o Grupo de Teatro Amador da AGGS Indústrias Gráficas S.A., uma empresa do grupo LTB, encenará a peça de autoria de Martins Pena, "O Pedestre (O Terrível Capitão do Mato)" em comemoração aos 31 anos de atividades da Editora de Guias LTB.
• • •
O presidente da Pedro Domecq Internacional, José Ignácio Domecq, e o diretor da Divisão Internacional da empresa, Fernando Lopez de Carrizosa Y Domecq, estarão no Brasil no próximo dia 21 a fim de debaterem com os dirigentes brasileiros da empresa uma série de novos projetos.
• • •
A produtora de fonogramas Verbo Comunicação e Serviços comprou a Aquarius a fim de ampliar suas instalações e prestar melhores serviços a seus clientes. Juvenil dos Santos, diretor de produção da Verbo nos disse que até o final deste ano estarão dispondo de oito canais para gravações de jingles.
• • •
O Conjunto Universitário Cândido Mendes criou o "Centro Cândido Mendes de Marketing", que funcionará em convênio com a Associação Brasileira de Marketing.
• • •
A Sima está enviando aos mídias e colunistas os números 4 e 5 do "GÁS", abordando as regiões Centro, Oeste e Sul do país.
• • •
De 1 a 4 de novembro será realizada em São Paulo, sob o patrocínio da ABRP - Seção SP e da FKB (Fundação Karning Bazarian), a VI Semana Paulista de Estudos de Relações Públicas.
• • •
A Pubblicità já faturou, nos seus três primeiros meses, 35 milhões de cruzeiros.
• • •
ATENÇÃO ESTUDANTES: Os alunos de comunicação que estiverem interessados em estágio comuniquem-se com os titulares da JANELA, pelos telefones 286-4876 ou 246-1817.


REDATORES

Agência de publicidade, com faturamento anual superior a 100 milhões, em fase de expansão inclusive para outras praças, necessita de dois bons e experientes redatores que gostem de curtir o próprio trabalho, do titulo à assinatura, e que estejam dispostos a arregaçar as mangas imediatamente.
Os selecionados Integrarão duas duplas de criação (os Diretores de Arte já estão a postos) e trabalharão para uma diversificada lista de clientes, alguns de âmbito nacional. Equipe e ambiente dos melhores.
Garantimos sigilo absoluto. Cartas com curriculum e pretensão salarial para este Jornal sob o nº 9307.

N.R. 2013: Anúncio publicado na edição impressa.

CCRJ - III Concurso do Cartaz do Cinema