Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/DEZ/1978
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Chapa de oposição do CCRJ divulga sua plataforma.

É chapa "Reclame", liderada por Cleber Neves de Araújo, e que concorrerá como oposição nas próximas eleições do Clube Criação do Rio de Janeiro acaba de estruturar sua plataforma, configurada em 5 linhas básicas de ação. A plataforma é a seguinte, na integra:

I – Ação Institucional.
a) Dotar o clube de uma sede, social ou burocrática, não importa. O importante é legalizar sua existência jurídica. Essa é uma questão de vida ou de morte.
b) Modernizar o sistema de cobrança das mensalidades, para viabilizar economicamente as atividades do clube.
c) Regionalizar a ação do Clube, como única forma de cumprir o objetivo estatutário de reunir os homens de criação publicitária do Rio de Janeiro, como grupo profissional perfeitamente definido.
II - Ação Profissional
a) Fomentar a ideia de um clube solidário, substituindo o espírito da patota pelo espírito de equipe. O clube precisa deixar de ser uma "panelinha" para ser um caldeirão.
b) Estimular o livre debate, sem castrações e segregacionismos.
c) Defender o profissional de criação vitima de qualquer atitude patronal nociva, injusta e indigna.
d) Disciplinar e credenciar a atividade do "free-lancer".
e) Criar uma bolsa de empregos, para evitar o tráfico de influência e a manipulação pessoal das oportunidades profissionais.
III - Ação Cultural
a) Desenvolver um intenso programa de cursos de formação, reciclagem e aperfeiçoamento, capaz de complementar o ensino na área da comunicação e enriquecer, setorialmente, a atividade de cada profissional de criação.
b) Dotar o Clube de um veiculo próprio de divulgação de suas atividades.
c) Promover o intercâmbio cultural com entidades congêneres, no Brasil e no exterior.
d) Implantar um núcleo de atividades culturais paralelas, que inclua a criação de: Cine-Clube, Livraria, Galeria de Arte, Arquivo audio-visual (filmoteca, discoteca, etc.) de valor histórico, para uso profissional.
IV - Ação Política
a) Continuar a luta pela nacionalização do Cartaz de Cinema.
b) Combater o "projeto Lindoso" e todas as tentativas de ameaça à liberdade de criação, publicitária ou artística.
V - Ação Social
a) Transformar a sede do clube no ponto de convergência de todos os sócios.
b) Estimular a criação de novas categorias de sócios identificados com os objetivos do Clube, a fim de aumentar e fortalecer o quadro social.

A estrutura da chapa Reclame ainda não está definida. Mas, segundo conseguimos levantar, além de Cleber na presidência, a chapa proporia Marcelo Silva (atualmente na CBBA) para a vice-presidência.
Esta semana, a atual diretoria do CCRJ divulgou uma nota com informações para o processo das eleições. Segundo ela, as eleições serão no dia 14 de dezembro, às 19 horas, na Churrascaria Barão da Torre (na Rua Barão da Torre, em Ipanema). Para votar e ser votado, o sócio do Clube terá que estar em dia com as mensalidades, sendo que esta situação poderá ser regularizada no próprio local das Eleições. As chapas poderão ser inscritas até às 18 horas, no próprio local, ou antes, à Rua São Clemente nº 253, com Pedro Galvão, atual presidente do Clube. A votação será realizada através de cédulas padronizadas, e após serem computados os resultados, haverá um Churrasco de Confraternização.
Para orientar os sócios do Clube que pretendam criar novas chapas, ou aperfeiçoar as que estão se formando, a Janela Publicitária consultou os estatutos do CCRJ e relacionou os cargos que precisam ser preenchidos para que uma chapa seja considerada completa (e apta para se candidatar):
Diretoria: Presidente, Vice­Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, 1º Tesoureiro, 2º Tesoureiro, Diretor Cultural e Diretor Social. São optativos Secretário Executivo (ou Comissão Executiva) e Comissão de Imprensa. Conselho Fiscal: 3 membros efetivos e 3 suplentes.
Até o momento, além da chapa "Reclame" nenhuma outra se apresentou, apesar de sabermos que a chapa de situação está se formando. Mesmo na "Reclame" vários nomes que havíamos publicado na última coluna (a partir de informações de elementos da própria chapa) não confirmaram oficialmente sua participação (vejam a seção de Cartas). Quanto a boatos, têm sido muitos. No caso do que foi ventilado sobre uma volta de Monserrat, ele próprio nos afirmou que não está, de forma alguma, incluído em nenhuma chapa, apesar de não abrir mão de participar do processo eleitoral. Outro nome que se comenta estaria organizando uma terceira chapa, mas que não conseguimos confirmar, foi o de Paulo de Tarso, da Denison.

ABP quer mais explicações sobre a pesquisa que apurou insatisfações no mercado carioca.

A pesquisa sobre o mercado carioca que a CBBA entregou à Associação Brasileira de Propaganda e cujos principais resultados publicamos na coluna passada conseguiu realmente agitar o meio publicitário carioca. Paulo Roberto Lavrille, presidente da ABP, confessa que ficou preocupado com as informações contidas na pesquisa, por considerar que "os problemas apontados, sem dúvida, são aqueles, mas os elevados índices de insatisfação são impossíveis".
A primeira medida que a ABP decidiu tomar em relação à pesquisa foi solicitar, para a próxima quinta-feira uma reunião para que Paulo Secches, da CBBA de São Paulo, diretor de pesquisa que realizou o levantamento, explique a um grupo de homens de pesquisa de várias agências cariocas a fundamentação da técnica de "rastreamento de problemas", utilizada neste trabalho e pouco comum para os pesquisadores cariocas.
Independentemente das conclusões desta reunião de quinta-feira, ou seja, se for ou não determinada a aceitabilidade da técnica usada pela CBBA, Paulo Roberto Lavrille pretende procurar as lideranças dos vários setores ligados à Propaganda, com a finalidade de organizar um encontro em que todos poderão "sentar e conversar" sobre os problemas do mercado carioca. Esta sugestão coincide com a apresentada pela pesquisa. Difícil, agora, é saber se nossas entidades se disporão a aceitar e promover um encontro dessa espécie.

O Grupo de Mídia está cada vez maior.

Mesmo tendo ficado muito tempo em silêncio, o Grupo de Mídia do Rio de Janeiro surge com boas novidades. Em sua última reunião foram aprovados 36 novos sócios, e formaram-se cinco Comissões de trabalho:
• Comissão de Jornais, com Ulysses Santos (GFM Propeg), como Coordenador, e que terá como programa: estudo dos Dados Técnicos, Evolução e Análise de Custos de Veiculação (7 praças Marplan), Principais Seções, Circulação UVC), e Distribuição Geográfica, com a Inclusão da Imprensa "Nanica" no levantamento;
• Comissão de Televisão, com Kerma de Farias CMPM) como Coordenador, e com o programa: Problemas de Execução na área de controle, Cobertura, Dados Técnicos, Evolução e Análise de Custos, Programação, Geradoras e Repetidoras;
• Comissão de Pesquisas, que terá como Coordenador Edinaldo de Jesus, da Salles;
• Comissão de Rádio, com Daniel Bárbara (McCann) como Coordenador, e com Programa que será apresentado na próxima reunião do GM, após a 1ª reunião da comissão; e
• Comissão de Representantes, que ainda está sendo formada.
A próxima reunião do Grupo de Mídia RJ será no dia 12/12, na ESPM, às 9 horas.

Uma campanha futuróloga do Banco do Brasil.

Depois de realizar, ano passado, para o Banco do Brasil, uma campanha abordando a participação da empresa na história do país (aquela com ilustrações de Benício), a Artplan está em plena produção de uma nova campanha direcionada para o caminho oposto, ou seja, o futuro do Brasil, e do Banco.
A parte dos aspectos mercadológicos da campanha, que só poderiam ser julgados conhecendo-se melhor os objetivos do Banco do Brasil, o trabalho da Artplan está merecendo ser destacado pelo cuidado com que foi tratada a sua produção.
A campanha surgiu a partir do Banco do Brasil ter confiado à Artplan a propaganda de suas Carteiras de Administração, Recursos Humanos, Internacional, Comércio Exterior e Crédito Rural. A criação, então, foi pesquisar, em cada uma dessas carteiras, algum projeto que já estivesse em pleno desenvolvimento, e fosse realidade indiscutível no ano de 2008 ­ escolhido por ser o da comemoração dos 200 anos de fundação do Banco do Brasil. Para dar mais ideia de realidade, foi afastado o uso de ilustrações, partindo a agência para produzir, através de maquetes, modelos construídos, cromos brasileiros superpostos (todas as fotos foram feitas no Brasil, e outras técnicas, uma ambiência que o Brasil teria daqui a 30 anos). Segundo Paulo Rolf, diretor da conta do BB na Artplan, a previsão para o custo total da produção é de Cr$ 600 mil. Apenas a construção da maquete do Centro de Informações e seu terminal de tele-processamento, utilizada no primeiro anúncio da campanha, e que foi projetada pelo arquiteto Harrey Cole, segundo teses sobre como será a arquitetura no futuro, custou 40 mil cruzeiros. Os projetos sobre Brasília no ano 2008, que serão utilizados em outro anúncio, foram realizados pelo próprio Oscar Niemeyer. Inclusive um projeto de um trator, tal como deverão ser os fabricados no Brasil naquela época, foi desenvolvido e transformado em modelo.
Todos os anúncios, criados pelo redator Ayres Vinagre e pelo diretor de arte Cláudio Sendin, são posicionados como se o leitor estivesse no ano de 2008, lendo o que o BB projetava trinta anos atrás, ou seja, em 1978.
Além dos 5 anúncios impressos, a campanha comportará também comerciais, que se referirão às peças publicadas, e as acompanharão em sua veiculação. A última série deverá ser veiculada em março de 1979. A aprovação da campanha esteve por conta de Paulo Ricardo dos Santos, Assessor da Presidência do Banco do Brasil, e Marcio Cotrim, Gerente de comunicação da empresa.

Cartas

De Ivânio Cunha, programador Visual do BNDE, e tesoureiro do CCRJ:
Prezado Márcio e Márcia,
Não sou DISSIDENTE da atual Diretoria do Clube de Criação do Rio de Janeiro como foi dito na sua coluna de domingo passado (ontem). A título de esclarecimento: fui sondado para integrar a chapa encabeçada por Cléber Neves de Araújo e respondi que aceitaria integrar o Conselho Fiscal de qualquer equipe que se dispusesse a trabalhar pelo CCRJ.
Isto não significa DISSENTIR, mesmo porque já trabalhei muito pelo Clube e estou perfeitamente identificado com a sua linha de atuação desde sua fundação. Portanto não posso fazer oposição a mim mesmo, tanto que não vou participar de nenhuma Chapa e sim, da filosofia que tem norteado a atuação do NOSSO CLUBE até agora.
Não vim para SEPARAR e sim PARTICIPAR e UNIR.
Conte comigo. Grato. Ivânio Cunha.
N.R. - A carta se refere a matéria publicada em nossa coluna "Janela do Rio". domingo passado no Diário Popular de São Paulo. As informações por nós redigidas e o termo utilizado nos foram passados pelo próprio pessoal da chapa "Reclame".

De Tom Barnett, Presidente da CosCom-Grant, para a Cia. Souza Cruz, à atenção do Sr. A. Kellagher com cópia enviada a estes colunistas.
Rio de Janeiro, 29 de novembro de 1978.
Prezados Senhores:
Desde 1944 estivemos juntos.
Nestes 35 anos de convívio alcançamos muitos sucessos, participamos do crescimento de sua Companhia, estivemos à frente de lançamentos os mais importantes em sua história. Ainda neste período, é possível que também tenhamos cometido erros. Seria natural que isto pudesse ocorrer.
Estamos certos, contudo, que o saldo de acertos e vitórias foi infinitamente maior e, por isto, será sempre motivo de muito orgulho e satisfação profissional o trabalho desenvolvido por nós para sua Empresa.
Acreditamos, entretanto, que chega agora o momento de desfazermos quaisquer laços que nos unam e trilharmos caminhos diversos.
Desta maneira, prontos a atender a todas as disposições legais, deixamos V. Sas., absolutamente à vontade para disporem, conforme seu melhor critério, da conta publicitária a nós confiada até a presente data.
Cordialmente, e com sinceros votos de muito sucesso,
Tom Barnett.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A partir de hoje, Antônio Carlos Gonçalves não estará mais na Almap-Rio - onde atuava como diretor da conta da R. J. Reynolds, para tirar umas pequenas férias e em seguida assumir na Denison-Rio (de onde ele havia saído há alguns anos). Com a saída de Antônio Carlos, a Reynolds continua tendo apenas, como supervisores, Joseph Esquenazi e Antônio Carlos Belucchi. Futuramente, um destes dois assumirá a direção da conta. A Almap-Rio continuará sem diretor-geral, sendo, porém, ainda administrada por Nelson Vicente da Silveira Jr.
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Enquanto isso, na Denison, Milton Bonano, também de atendimento, se desliga para se transferir para a Standard de São Paulo.
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Segundo Informações da agência, a ABADI - Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis escolheu a Aroldo Araújo "para cuidar da sua divulgação em termos de Propaganda, Marketing, Publicidade, Promoções e Relações Públicas".
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A partir de 1º de janeiro, a Jotaé e a R. Kastrup encerram oficialmente suas atividades Isoladamente e passam a se assinar Jotaé­Kastrup Publicidade. Como Presidente da nova agência ficará José Valério Coelho da Silva, e como Vice­Presidente Robert Kastrup. O capital social da Jotaé-Kastrup será de 6 milhões de cruzeiros, e o número de funcionários excederá 40, já que não estão previstas demissões em nenhuma das partes. Segundo José Valério a nova empresa deverá faturar, em 1979, acima de 120 milhões de cruzeiros.
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A CBBA-Rio conquistou a conta da Malharia Águia, fabricante dos conhecidos maiôs Catalina.
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A Brastel inaugurou ontem sua 50ª loja, em Valença.
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Três excelentes filmes sendo veiculados atualmente na televisão: o da Fanta Limão (da McCann-Rio), com uma belíssima produção e um jingle muito gostoso; o dos cigarros Arizona (da Standard-Rio), mudando finalmente a filosofia de caubóís para uma realidade mais brasileira; e o da Cônsul (da ALMAP-SP), com aquele ótimo "põe na Cônsul, tira da Cônsul".
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A Esquire conquistou a conta de merchandising e propaganda da campanha de aperfeiçoamento de distribuição de Crush e Grapette, refrigerantes do Grupo Perrier, que já dedicava à Esquire a conta da água mineral São Lourenço.
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A Oliveira, Murgel Comunicação Ltda., agência de Lindoval de Oliveira e Márcio Murgel, já tem cartão e de visitas e endereço: Av. Paulo de Frontin, 651. A partir da próxima semana a agência já deverá estar com seus departamentos estruturados.
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A Embracom Eletrônica está apresentando seu Projecta Visão, um equipamento eletrônico que possibilita a projeção de imagens em cores
de televisão a uma tela de 68 polegadas, de tamanho reduzido e com dispositivos que permitem sua fixação no teto ou sobre pedestal móvel e giratório. A Embracom colocou o Projecta em sistema de locação, permitindo às agências possuírem o equipamento mesmo que temporariamente. O telefone da Embracom é 221-1530, no Rio, e 247-7199, em São Paulo.
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A Garden conquistou a conta da Brizon Engenharia.
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A Premium Propaganda continua recebendo pedidos de material sobre a campanha ecológica que ela fez para o Banco do Brasil, há dois meses, apesar das peças da campanha não terem sido criadas previamente para essa finalidade. Ainda essa semana, Carlos Gonçalves, presidente da agência, recebeu com surpresa um telefonema de um funcionário aposentado do Banco do Brasil, pedindo à Premium as peças da campanha para dar ao seu neto! Esta aí uma prova de que a propaganda pode ter utilidade didática.
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"O gosto, a cor e a beleza das frutas brasileiras" é a tônica predominante da exposição de fotografias que Chico Albuquerque estará expondo no Rio, a partir do dia 12 de dezembro, na Galeria Bonino, à Rua Barata Ribeiro, 578
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Samuel Schneider assumiu a direção da Cleian - Empreendimentos S.A. - Publicidade , Promoções em São Paulo, e Alberto Novo Cabaleiro Jr de volta às atividades publicitárias depois de deixar a Gerência de Marketing de Júlio Bogoricin Imóveis - está dirigindo a Cleian-Rio.
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A revista Dirigente Municipal vai circular em dezembro com a tradicional edição Os 500 Municípios Mais Desenvolvidos do Brasil. Fechamento publicitário: 1º de fevereiro.
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A edição 79 do Anuário de Porto e Navios, única publicação no gênero existente no Brasil, sairá em dezembro e será distribuída aos empresários, executivos e técnicos de tudo o que se relaciona com as atividades marítimas.
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A ESPM dará novamente, de 18-12 a 22-12, um Curso de Liberação do Potencial Criativo baseado no programa da CREATIVE EDUCATION E FOUNDATION, de Buffalo, EUA, e ministrado exclusivamente na ESPM­Rio. As inscrições poderão ser feitas na Praia de Botafogo, 210, 11º andar, tel.: 266-0828, das 10.00 às 20.30 horas.
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O Grupo de Atendimento de Veículos se reunirá no próximo dia 6, no Clube Internacional de Regatas.
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A McCann - RJ está com a conta da Dirija, uma empresa de vendas de automóveis, em Jacarepaguá.
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Carlos Alberto Sampaio não está mais fazendo sua coluna sobre publicidade no jornal Zero Hora, de Porto Alegre. RS.
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Oba! Oba! Segundo o Diário Oficial de 21/11/78, nº 929, página 14, parte 5, o Sindicato dos Publicitários e o das Agências de Propaganda do Município do Rio de Janeiro concordaram em estabelecer o dia 4 de dezembro, Dia Mundial da Propaganda, como feriado remunerado no âmbito de suas respectivas bases territoriais. Portanto, fim-de-semana prolongado esse que se inicia amanhã. Por outro lado, se não nos enganamos, quem trabalhar dia 4 receberá sua diária em dobro.
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É com o triste pesar que comunicamos o falecimento do Grupo de Atendimento do Rio. Na verdade, houve mais aborto que falecimento, já que ele praticamente nem nasceu... É curioso. Quando fizemos a pesquisa de um ano da Janela, o pessoal de atendimento reclamou que nós falávamos pouco neles. Nós abrimos mais ainda a Janela para o atendimento, e noticiamos tudo o que pudemos sobre o Grupo. Agora, se os próprios profissionais não se mobilizam para defender e valorizar sua classe, nós, colunistas, não podemos fazer nada. As notícias que estamos dando hoje sobre o Grupo de Mídia e o Clube de Criação não fomos nós que inventamos. Foram eles que criaram.
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A MPM-Rio está criando cinco novas diretorias e alterando a designação de uma delas, a Diretoria de Operações, que passa a ser Diretoria Executiva. Os cinco novos diretores, diretamente ligados ao Diretor Executivo João Batista Pacheco Fernandes, compõem a cúpula executiva responsável pela administração e pelas operações da Unidade Base do Rio de Janeiro e das Unidades Regionais a ela vinculadas. São os seguintes os novos diretores: Elysio Pires, Diretor de Atendimento, responsável pelo atendimento de todos os clientes da área da empresa privada e pela coordenação das atividades da Agência em expansão e novos negócios; Euler Alves Matheus, Diretor de Atendimento, responsável pelo atendimento de todos os clientes ligados à área de governo; Sérgio Stachlewski, Diretor Financeiro e Administrativo, responsável por todos os setores de apoio necessários ao funcionamento da agência; Sérgio Toni, Diretor de Criação, responsável pela criação e pelos departamentos a ela vinculados; Sílvio Benetti, Diretor de Marketing, responsável pelo planejamento de clientes, ficando a ele diretamente vinculados os departamentos de Mídia e de Pesquisa.
Ao Diretor Executivo, diretamente subordinado ao Diretor Geral, cabe o comando da nova Diretoria. Além de suas responsabilidades diretas, os Diretores são solidariamente responsáveis por toda a operação e administração da Unidade Base do Rio de Janeiro.
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Os leitores nos desculpem, mas a seleção da Janela mais uma vez fica acumulada para a próxima coluna.
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Armando Ferrentini, o conhecido editor de Asteriscos, e Diretor Comercial do Diário Popular, foi eleito Presidente da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil. No Rio é cada vez maior o número de profissionais renomados que estão se somando no processo de organização da seção carioca da ADVB.
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A Rádio Globo (ex-Nacional), de São Paulo, acabou de descobrir, após uma pesquisa, que além de sua enorme penetração na classe C, também é líder de audiência nas classes A e B. Quem nos informa é Klebson José da Silva, do Sistema Globo de Rádio.