Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/JAN/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Vem aí o XII Prêmio Colunistas.
Saiba como se inscrever no Rio.

Já estão abertas, e se encerram impreterivelmente dia 24 de fevereiro, as inscrições para XII Prêmio Colunistas, referente às peças publicitárias veiculadas no Brasil no ano de 1978.
E, principalmente este ano, é muito importante que a participação carioca seja maciça, com inscrição de toda agência que se considere competente.
Quer dizer, agência que não se inscrever, já vamos achar esquisito.
Para orientar os cariocas, publicamos aqui alguns dos dados mais importantes do regulamento do Prêmio:

Quem inscreve e o quê?

Podem inscrever peças as agências de propaganda, os anunciantes, as produtoras (nos casos de filmes e fonogramas), as empresas exibidoras de outdoors, os cobrões (indicados na coluna Asteriscos, do Diário Popular, no dia 7 de janeiro) e os membros do júri (para complementar, durante o julgamento, com peças que não tenham sido inscritas previamente). Não existirão inscrições para a categoria "Campanha do Ano", cujos concorrentes serão indicados pelo júri.
As inscrições são inteiramente gratuitas, e cada empresa só poderá inscrever uma peça ou campanha em cada categoria. As categorias para as quais podem se inscrever peças ou campanhas são as seguintes:

1 - Conjunto de comerciais para TV (inscrição de agências)
2 - Conjunto de comerciais para TV (inscrição de produtoras).
3 - Filme Publicitário (com 3 divisões, publicadas mais abaixo).
4 - Conjunto de Fonogramas (destinado a produtoras).
5 - Fonograma.
6 - Conjunto de anúncios impressos.
7 - Mensagem de Natal.
8 - Campanha Institucional
9 - Campanha Promocional.
10 - Campanha Comunitária.
11 - Campanha de Varejo.
12 - Campanha de Lançamento.
13 - Campanha Industrial.
14 - Campanha de menos de 60 cm.
15 - Anúncio do Ano.
16 - Anúncio de Agência.
17 - Anúncio publicado na Revista Propaganda.
18 - Out-door.
19 - Material de Ponto de Venda.
20 - Peça Promocional
21 - Calendário.
22 - Relatório de Diretoria.

No caso de Filme Publicitário, eles podem ser inscritos como "Filme de 16 a 30 seg." e "Filme acima de 30 seg.", cada subdivisão concorrendo separadamente.
Para a inscrição de Conjunto de Comerciais para TV, tanto para agências como para produtoras, será necessário o envio de um rolo contendo, no máximo, 20 comerciais, inclusive as diversas bitolas.
Para a inscrição de Conjunto de Fonogramas, as produtoras deverão enviar uma fita cassete contendo, no máximo, 20 fonogramas.
As peças impressas (para jornais, revistas ou out-door) deverão ser montadas em cartão com moldura (margem) de 6 cm. Os filmes deverão estar montados em carretel, na, bitola de 16 mm. E os fonogramas deverão estar transcritos em fita cassete.

Onde e como inscrever.

No Rio, as inscrições para o XII Prêmio Colunistas deverão ser feitas à Pulga Produções, Praia de Botafogo 340, 2º andar, grupo 210 (telefone 226-0638), onde também podem ser prestadas maiores informações.
Todas as peças deverão vir acompanhadas das respectivas fichas técnicas, preenchidas segundo modelo publicado no final desta matéria. As peças não acompanhadas da ficha (que pode ser coladas no verso das peças) não serão aceitas.
Para formalizar as inscrições, as empresas deverão acompanhar seu conjunto de peças de uma carta de solicitação, datilografada em papel timbrado. No caso específico do Rio de Janeiro, solicitamos às empresas cariocas que anexem a esta carta uma relação, em duas vias, com os títulos de todas as peças e campanhas enviadas, e para que categorias se destinam.

Quem julga.

A promoção do XII Prêmio Colunistas é de responsabilidade dos seguintes colunistas de propaganda e marketing do País: Armando Ferrentini (Diário Popular e Revista Propaganda - São Paulo); Albuquerque Pereira (Jornal do Commercio - Recife); Carlos Alenquer (Diário do Comércio ­ Belo Horizonte); Carlos Verçosa (A Tarde - Salvador); Eloy Simões (Popular da Tarde ­ São Paulo); Fernando Vasconcelos (Jornal de Brasília ­ Brasília); Francisco Ribeiro (O Povo - Fortaleza); Jomar Pereira da Silva (Revista Propaganda e Senhor Vogue - São Paulo): José Cláudio Maluf (Gazeta Esportiva - São Paulo); José Roberto Penteado (O Globo - Rio de Janeiro); Marcio Ehrlich (TRIBUNA DA IMPRENSA - Rio de Janeiro); Roberto Simões (Diário Popular e Revista- Marketing - São Paulo); e Silvia Dias de Souza (Correio de Notícias - Curitiba). Ou seja, serão treze à mesa. Que Deus os proteja.

Ficha Padrão de Inscrição.
Agência:
Clientes
Título:
Criação:
Produção:
Direção:
Produtora:
Fotografia:
Categoria:

Campanha impressa: vale a padronização?

Quem leu com cuidado os resultados do Prêmio Janela Publicitária publicados semana passada, verificou que dois dos anunciantes premiados eram atendidos por duas agências também premiadas: a Fenaseg pela Salles e a General Motors pela DPZ. E estes dois anunciantes foram os que, entre outros anúncios, durante o ano de 1978, desencadearam as maiores campanhas institucionais publicadas nos jornais cariocas.
Curiosamente, porém, apesar de cada campanha ter constado de pelo menos 6 anúncios, no caso da General Motors apenas dois foram incluídos e, da Fenaseg, apenas quatro. Por que isto, se cada campanha, vista no seu todo pode ser considerada excepcional, e digna de merecer altos prêmios em qualquer anuário, Prêmio Colunistas ou outra premiação?
Na Seleção de Janela, o júri reage aproximadamente como o leitor dos jornais, não vendo a campanha em conjunto, mas cada peça pouco após ela ter sido publicada. Desta maneira, cada jurado deveria perceber, na peça vista, a identificação visual que a remeteria para o conjunto da campanha, reforçando a imagem do cliente conseguida nos anúncios anteriores. Esta, pelo menos, tem sido a defesa dos publicitários para realizarem campanhas impressas padronizando lay-out, tipologia e outros elementos visuais.
No entanto, a própria reação dos vários júris nos incentivou a questionar um pouco aquela tese. Será que campanhas impressas realmente se tornam mais eficientes pela unidade visual?
Nossa maior dúvida fundamenta-se na própria estrutura dos veículos nos quais estas campanhas são publicadas - os jornais diários. Não é novidade que os jornais; entre os veículos impressos, são os de características mais dinâmicas. A leitura de jornais, excetuando-se em alguns momentos no domingo, efetua-se quase sempre muito rapidamente (tanto que já existem serviços de leitura selecionada, para permitir a executivos saber o que foi publicado mais rapidamente ainda).
Os editores e os diagramadores de jornais sabem disso, e já procuram dinamizar as noticias, tanto redacional quanto visualmente. Nas matérias que se referem a assuntos publicados anteriormente - as chamadas "suítes" -, dificilmente se parte do principio de que o leitor lembre-se de tudo noticiado antes. Ainda assim, nenhum diagramador seria louco de paginar as suítes exatamente iguais "para o leitor identificar o assunto". O único respeito é à programação visual do jornal como um todo. Mas a cada dia o novo texto recebe um novo tratamento. Para quê? Para não deixar no leitor uma sensação de "déjá vu", e reforçar a novidade e o interesse pela matéria.
Se isto é válido para a redação dos jornais, por que não o seria para os anúncios veiculados neles? Vejam que o questionamento pode existir. Durante as Seleções, quando alguns membros dos júris se deparavam com uma nova peça daquelas campanhas, frequentemente tinham a nítida sensação dela se tratar de uma republicação. Isto, obviamente, diminuía o impacto do anúncio.
Entendemos que uma "linha visual" possa ser seguida nas campanhas impressas. Mas conviria se questionar de que maneiras, e até que ponto, esta unidade visual deva ser mantida sem alterar, para o leitor, a necessidade de surpresa que lhe desperte um interesse renovado.
Isto é mais um trabalho para o Super-Diretor de arte.

A ABA está divulgando os resultados do Painel Cinético realizado pelo IPPM, nos meses de setembro e de novembro, respectivamente no Rio e em São Paulo, sobre as perspectivas de vida das populações destes dois centros.
A indústria, segundo 27,6% dos cariocas deverá ser o setor que mais se desenvolverá. Já, em São Paulo, 27,7% dos entrevistados opinaram que será o comércio. No entanto, concordam cariocas e paulistas, que 79 será melhor para a classe dos comerciários. A propósito do que poderá ocorrer neste ano, 53,1 % dos cariocas contra 57,1% dos paulistas acreditam que o desemprego vá aumentar. 79,4% dos cariocas não acreditam que o custo de vida vá baixar, sendo acompanhados por 79,7% dos paulistas.
Os responsáveis pelo aumento do custo de vida são, para 69,2% dos entrevistados no Rio, contra 63,4% dos entrevistados paulistas, o aumento do preço do petróleo, e para 56,1%, no Rio, os impostos, como segundo fator, contra 45,8% dos paulistas.

Seleção da Janela

O ano começou com mais uma semana sem anúncios destacados pela Seleção da Janela, agora em sua versão 79. O júri, formado pelo diretor de arte Hudson Machado (CBBA-Rio) e o atendimento Paulo Novis (Esquire), além destes colunistas - já que o redator convidado deu o bolo - analisou os jornais cariocas de 1 a 7 de janeiro e encontrou muitos anúncios considerados corretos, mas sem o brilho necessário para sua inclusão na Seleção.
Aproveitamos para lembrar às agências, anunciantes, diretores de arte e redatores que este ano a contagem das estrelas conseguidas pelos anúncios destacados recomeça, para a instituição do Prêmio Janela Publicitária/79. Desta maneira, todos têm nova chance de concorrer, ter anúncios selecionados e receber os diplomas e troféus da Janela Publicitária.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Premium para ESPM: Twiggy, Margaux Hemingway, Marisa Berenson, Jean Shrimpton
Anúncio criado pela agência Premium e publicado na edição impressa da Janela para a ESPM.

Ercílio Tranjan é o novo presidente do Clube de Criação de São Paulo, após eleição realizada esta semana, na qual derrotou a chapa liderada por Márcio Moreira.
• • •
A Estrutural, uma das novas agências que mais tem crescido no mercado carioca, conquistou a conta da Adonis Roupas.
• • •
O Clube de Criação do Rio está convidando seus sócios de oposição e situação para a posse da nova diretoria, liderada por Carlos Pedrosa, numa reunião de trabalho a ser realizada terça-feira, 16/01, às 19 horas, na Thompson.
• • •
A Cerri & Associados Comunicações, de Florianópolis, Santa Catarina, está procurando um profissional de atendimento que goste da vida pacata daquela capital, Os interessados podem telefonar para Emílio Cerri, (0482) 22-5766.
• • •
A DPZ está informando que, em 1978, distribuiu seu faturamento de mídia da seguinte forma: Televisão - 61%, Revista - 16%, Jornal - 11%, Rádio - 9%, Cinema - 2% Outdoor - 1%.
• • •
Segundo informações da Bahia, Fernando Almada estaria se desligando da diretoria de criação da GFM/Propeg para atuar na Tempo, de São Paulo.
• • •
A partir de 2ª-feira, a Pulga Produções também terá, à disposição das agências e produtoras cariocas, fichas de inscrição para o Clio. Como o número de fichas é pequeno, a Pulga informa que as reservará para os primeiros que telefonarem. E Cecília Silveira, representante do Clio no Brasil, avisa que as inscrições para o Prêmio foram prorrogadas para o dia 22 de janeiro.
• • •
A Tribuna da Bahia passou a ser representada no Rio pela Cadeia Verde-Amarela. E A Radial passa a representar o Correio da Bahia, o jornal de Antônio Carlos Magalhães, governador eleito (?) daquele Estado.
• • •
A agência nordestina Scala, do colunista Francisco Bruno, estará realizando na próxima semana sua 1ª Convenção, reunindo todos os profissionais de suas várias unidades.
• • •
Foi uma bela festa da Professa o lançamento do livro de poemas "Amor nos Objetos", do diretor da agência, Jorge Maranhão, na última terça-feira. Segundo a Professa, a noite de autógrafos também serviu de pretexto para que, pela primeira vez, a agência reunisse clientes, fornecedores, veículos, jornalistas e publicitários amigos.
• • •
No próximo dia 17, a Lintas estará reunindo, em São Paulo, colunistas publicitários de todo o Brasil para uma apresentação do comportamento da agência durante 1978.
• • •
O endereço de correspondência das Janelas continua ser Rua Barão de Itambi, 7-605 - CEP 22231 - Rio - RJ. E não percam, aos domingos, a coluna Janela do Rio, publicada dentro da maior coluna publicitária brasileira - Asteriscos ­ no Diário Popular. Você pode encontrar o Diário Popular, com facilidade, aos domingos e a qualquer hora do dia (se não tiver esgotado), na banca da Rua Prado Júnior esquina de Barata Ribeiro, na do Aeroporto Santos Dumont e em frente ao Hotel Serrador.
• • •
Cleber Borges de Barros, ex-MPM, retorna à Artplan assumindo uma gerência de contas. Na MPM, Cleber atendeu a Fiat.
• • •
A Casa do Desenho-Marketing House contratou Antônio Bezerra Fº. e Mônica Cruz para o departamento de criação, Edson Scorcelli para o de relações públicas, tendo como assistente Maria da Penha dos Santos e Márcia Thomé da Silva como assistente de atendimento e também procura profissionais para os cargos de produtor gráfico, tráfego, arte-finalista (2), diretor de arte, redator, assistente de atendimento, e assistente administrativo ou contador com experiência em agência de propaganda. Informações, à Av. Paulo de Frontin, 269.
• • •
O Clube de Criação de Minas realizou um anúncio pedindo explicações sobre os sérios problemas de desmatamento por que passa a Amazônia, - e que põem em risco não só o país como toda a humanidade -, convocando os brasileiros a se mobilizarem contra.
• • •
A Escola de Propaganda e Marketing do Rio está oferecendo os seguintes novos cursos: Gerência de marketing, de 15/1 a 2/5 Propaganda: Técnica e Pratica, de 16/1 a 4/5; Introdução ao marketing, de 15/1 a 7/2; Produção de rádio e tv, de 6/1 a 30/1; Introdução à propaganda (intensivo), de 8/1 a 15/1; Técnica e Prática de administração de vendas, de 16/1 a 22/2; Formação de instrutores de venda de 16/1 a 20/2; Diagramação e Produção Gráfica, de 15/1 a 14/2; e Tráfego de agência de Propaganda (intensivo), de 8/1 a 12/1. As informações podem ser obtidas na ESPM: Praia de Botafogo, 210-11º andar ­ tel.: 266-0828.
• • •
A Combe do Brasil está ampliando a linha de seu produto recondicionador capilar, Grecin 2000, agora especialmente para o público feminino.
• • •
A Kibon está promovendo sua maior campanha nacional, em cima de um tema oportuno: a invasão espacial. Serão 600% a mais de brindes que no ano passado. A agência foi a Almap, com peças criadas por Omar Guedes e Nelson Machado, uma produção da Taba, atendimento da Célia Frisch e aprovação de Flávio Lacerda.
• • •
A ABA tem novas associadas: Banco Financial S.A. representado, por Hamilton Lessa Coelho e Nenis Peixoto Ferrão; Nec do Brasil Eletrônica e Comunicações Ltda., por Miguel Alberto Ignatios e Minoru Aota; Polaroide do Brasil Ltda. por Hans J. Jensen e Ricardo Lizarraga; Sementes Agroceres S.A. por Franco La Villa e Dolly Ribeiro Júnior; Spal Industrial de Refrescos S.A., por Mário Pinillos e Luís Eduardo Poisch; e Laboratórios Beecham Ltda., por Kenneth F. Datlington e Luís Antônio Nogueira.
• • •
A CosCom-Grant conquistou a conta da Montreal Engenharia. E contratou Lícia Teixeira para sua Supervisão de Mídia, auxiliada por Maria Lacombe de Lemos.
• • •
A Norton tem novo órgão interno - "Vitamina N" - com noticias sobre a agência e seus clientes.
• • •
O Suplemento Literário da TRIBUNA DA IMPRENSA está precisando de Contatos Publicitários. Quem estiver interessado procure o Sr. Paulo Costa Galvão à Rua do Lavradio, 93, terça-feira, às 9 horas, ou diariamente, pela manhã, no tel. 281-6219.