Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/MAI/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Clio divulga seus últimos finalistas.

Aqui estão, em primeira mão para todo o Brasil, todos os resultados que faltavam para a lista de finalistas brasileiros do Clio Awards Competition. Foram incluídos os finalistas completos de peças impressas, e mais alguns das categorias cinema, TV e rádio que não constaram de nossa publicação anterior. Para não incorrermos em erro de tradução para o verdadeiro título das peças, mantivemos os nomes da forma com que foram inscritos na premiação.
Imprensa
• Núcleo: Institucional - Lacsam "This Fireplace".
• Publitec: Artigos para o lar - Carpete Sommer "The right Climate" (anuncio e pôster).
• DM9: Institucional - Portfólio DM9 - Empisa "From now on everything's going to be different"
• Santos e Santos: Bebidas não-alcóolicas - "Beba Laranja" (out-door e pôster)
• J. Walter Thompson: Campanha ­ Câmeras Kodak "One Day they will Grow", "Life is made of little bits", e Be my Sweetheart".
Presentes - Câmeras Kodak "The near side of..."
Industrial - Caminhões Ford "Profit is the other strong".
Institucional - Cartão de Natal da Thompson: "We hope that in the children"
Automóveis - Galaxie "The presidents car"
Vestuário - Tênis U.S.Top "How to keep a cool head"
• DPZ: Comunitário - Clube de Criação de São Paulo "We hail"
CNP "The best way for you to take part"
Cosméticos masculino - Rastro "Close Encounters of the first, second, third"
Cosméticos femininos - OB tampões "Don't lose your day today"
Vestuário - Agasalhos Dropnyl "Be Prepared" e "A Gym in every building",
• Almap: Artigos para o lar - Lençóis Crylor "80ft warm and non"
Institucional - Almap "He din't have the right to"
Institucional - Calendário VW "Selos brasileiros"
Inst. - Fenit "The fashion Setter"
Inst. - Nec do Brasil "You may think that what"
Bebidas - Benedictine "You may become a famous"
Automóveis - Passat VW "It is time to change"
Automóveis - Variant II "Put families in the pictures".
• CCSP: Comunitário - "Me finance"
• Denison: Eletrodomésticos - Brastemp "The housewife in 314"
Institucional - Telesp "Today is the operators day"
• CBBA: Institucional - Philco "Artificial Heart"
Cosméticos feminino - Yarddey baton "Prepare yoursef to see"
Institucional - Philco Rádio e TV "Star Robot".
• ITP: Presentes - Universal Geneve Most Watches are keeping good time"
• GGK: Industrial - Amortex "6600 RPM", "The Electric Screw" e "Brazilian, over age"
• Proeme: Campanha - Vodca Smirnoff "You are what you live"
• Salles: Seguros - Fenaseg "He líves in hell"
Alimentos - Maionese Hellman's "It deserves a nice bite"
Produtos para automóveis - Lubrificantes Havoline "You use the right oil or you get in trouble"
• Mendes: Comunitário - Cesep "White some"
Institucional - Dia dos Cegos "Try to explain"
• McCann Erickson: Institucional ­ McCann "The curious and happy" (história do patinho feio)
• Setembro: Equipamento de recreação. - Bicicleta Peugeot "The best place"
• Abaeté: Farmacêuticos - Bionorm "Bust Stop", Lutsine "Cream", e Women Physician" "Calcigenol", Motherhood.
Institucional - Merck "Cartola".
Cinema/Televisão
• Salles: Comunitário - DNER segurança nas Estradas "After the accident"
• Genus Zero: Brinquedos - Atma "House of dolls"
Rádio
• Nossoestúdio: Jingle - Banco do Estado do Pará "Friends are just for this"
• McCann Erickson: Kolynos "Smiling is a way of living"

Menos uma house-agency no Rio de Janeiro.

Já está atuando no mercado uma nova agência brasileira: a Rego Monteiro & Associados, surgida após Sérgio do Rego Monteiro assumir a maioria das ações da Belgrávia, antiga house-agency da Delfin - Crédito Imobiliário.
A Rego Monteiro & Associados, ao contrário de sua antecessora, não atenderá somente à conta da Delfin. Segundo Sérgio do Rego Monteiro, a agência já conta com seis outros clientes, cujos nomes ainda não podem ser divulgados enquanto continuam a ser atendidos pelas respectivas agências atuais.
O desligamento de Rego Monteiro da Direção de Marketing da Veplan-Residência, pelo que ele mesmo nos confirmou, deveu-se unicamente à sua vontade de voltar à Propaganda e de dirigir seu próprio negócio. Inclusive, quando ele comunicou sua saída à Diretoria do Grupo Veplan-Residência, lhe foi oferecido assumir uma Vice-Presidência, entre 6 que poderiam ser criadas, com participação nos lucros, na Artplan, e Sérgio recusou preferindo a proposta de Ronald Levinsohn, presidente da Delfin. Por esta proposta, Sérgio assumiria e estruturaria a Direção de Marketing do Grupo Delfin (aliás, segundo ele, sua tarefa prioritária), além de passar a controlar a agência de publicidade da empresa, estendendo-a a novos negócios.
Juntamente com ele, saíram da Veplan-Residência 14 profissionais, alguns para atuar na nova estrutura da agência e outros para a área de marketing da Delfin. Na Belgrávia, que brevemente estará instalada com nome novo já na Zona Sul, não houve demissões, e a agência ainda conta com Sebastião de Moraes. Vindos da Veplan, porém, entraram João Luís Faria Neto e Fábio Ferreira de Mattos. Os nomes dos cargos de cada um ainda não foram definidos, já que o organograma da RM&A não está terminado.
Na Delfin, Sigismundo da Rocha Spiegel continua Chefe do Departamento de Comunicação Social, enquanto José Carlos Senna assume o setor de Pesquisa de Mercado e Rafael Joseph o de Informações de Mercado.
E na Veplan-Residência, pelo que conseguimos apurar, com a saída de Sérgio do Rego Monteiro, se extingue a Diretoria de Marketing do grupo, em função centralizadora. Agora, cada empresa integrante terá sua Gerência de Marketing, responsável pelo seu desenvolvimento.

Cartas

São Paulo, 03 de maio de 1979:
A Janela Publicitária,
Prezados senhores:
Estamos participando a vocês, que o nosso filme "Casinha de Bonecas", feito para a Atma, que foi um sucesso de vendas, chegou às finalistas do concurso internacional Clio Awards e estamos torcendo para alcançar a reta final, mais que isso, vencer.
Anexo, estamos enviando xerox da nota do Asteriscos, ficha do filme e carta nos participando a nossa convocação.
Aproveitando para dizer-lhe que as nossas portas estão abertas para vocês, e que nos sentiríamos muito felizes com uma visita ou mesmo um contato mais próximo.
Sem mais para o momento, subscrevemo-nos.
Atenciosamente,
Genus Zero Prop. Prom. Prod. Ltda.
Wilson Moreira Ferreira
N. R. - Na lista de hoje o filme já está incluído.

De Francisco V. Crestana (ex-Editora Abril)
Cara colega,
Tenho muito prazer em informar que aceitando honroso convite do Ministro da Saúde, Prof. Dr. Mário Augusto de Castro Lima, assumi em março sua assessoria, recebendo, entre outras, a responsabilidade de coordenar a Comunicação Social deste Ministério.
Após 25 anos de atividade jornalística e editorial em empresa do setor privado - tais como sucessivamente os grupos Folha de São Paulo, Dirigentes/Visão, Médico Moderno, Expansão e Abril - vejo-me agora diante de um desafio profissional verdadeiramente estimulante: atuar na Comunicação Social do novo governo federal, em sintonia com a Secretaria da Comunicação Social da presidência da República, cujo ministro-chefe é o Dr. Said Farhat.
Em minhas novas atividades, e agora residindo em Brasília, continuo à disposição dos amigos conquistados ao longo da minha carreira profissional e dos colegas de jornalismo e de Comunicação Social.
Aproveito a oportunidade para transmitir-lhe os meus melhores cumprimentos e o meu abraço.
Cordialmente,
Francisco C. Crestana
Assessor do Ministro da Saúde

Seleção da Janela

Realizada esta semana a Seleção da Janela, com a presença, no júri, de Giancarlo Mecarelli (diretor de arte da Denison), Mauro Matos (diretor de criação da MM&C e Paulo Carvalheiro (diretor de atendimento da Premium), para escolher os anúncios considerados exemplares entre os publicados na imprensa carioca nas semanas (acumuladas) compreendidas entre 9 de abril e 6 de maio.
Curiosamente, nas duas primeiras semanas tivemos anúncios selecionados, ao contrário das duas últimas, passadas em branco. E naquelas semanas, dois dos trabalhos foram realizados pela mesma equipe da Almap, para a Volkswagen. Na semana de 9 a 15 de abril, destacou-se com 2 estrelas, "A Kombi leva tudo na brincadeira", e na semana de 16 a 22 de abril, "A Kombi pick-up leva tudo na flauta", este com três estrelas. Além da excelente produção gráfica, esta peças tiveram um texto primoroso, adaptando perfeitamente às funções das kombis os conceitos sugeridos pelos títulos. Estes anúncios tiveram como redator Cláudio Corrêa, como diretor de arte Zbigniew Campioni, como fotógrafo Miro, no atendimento Milton Mastabi, e foram aprovados por Fábio A. de Luca, da VW.

(Clique nos anúncios para ver em tamanho maior)

Almap para Volkswagen: "A Kombi leva tudo na brincadeira"
Almap para Volkswagen: "A Kombi Pick-up leva tudo na flauta"


ITP para VoffTambém na segunda semana foi selecionada a peça "Seu inglês tem que ser tão bom quanto o seu escocês", realizada pela ITP para a Voff Idiomas Ltda. Uma boa sacada desta pequena agência, que lembra que o leitor, apesar de não saber falar inglês, aprendeu o significado de palavras como Drink, Scotch, ou the rocks, twelve years old, bebendo, ouvindo e falando, tal como no curso. Os redatores deste anúncio foram Diler Trindade e Cléber Neves de Araújo, o diretor de arte José Carlos Pirralho, os produtores gráficos José Augusto e Paulo Santafé, o fotógrafo Fernando Bergamaschi, o atendimento de George Ellis e a aprovação de Paulo da Costa e Zito Hermany.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• Os profissionais de estúdio atuantes no Rio de Janeiro estão sendo convocados pelo Clube de Criação para participar, segunda e terça-feira próximas, às 19 horas, na sede do CCRJ (Ataulfo de Paiva, 135, cobertura) do 1° Encontro do Pessoal de Estúdio, em que se debaterá os problemas e a valorização do setor. Na ocasião, também será feita uma homenagem a Alfredo Binot, uma das pessoas mais queridas da área. Segundo Inocêncio Perez, Binot é o Carlito Maia da Produção Gráfica.
• Flávio Corrêa, presidente da Standard , Ogilvy & Mather, está convidando para a inauguração, dia 18 de maio próximo, da filial da O&M de Joinville, Santa Catarina. Após a cerimônia, haverá a abertura de uma exposição de obras de notáveis artistas joinvilenses.
• A ITP contratou José Tarcísio (ex-MPM), como diretor de arte. Ainda assim, a agência está querendo contratar mais um diretor de alto nível, um redator, um ilustrador, e um montador. Todos os interessados podem procurar a agência munidos de portfólio.
• Bernardo Mariani é o novo redator da Castelo Branco & Associados, no Rio de Janeiro.
• "Cem Anos de Propaganda Europeia" será o tema da palestra que Julian Morrisson, Vice­Presidente da Foote, Cone & Belding International realizará dia 25 próximo, às 2 horas, no auditório de O Globo, uma promoção da Escola de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro e daquele jornal. A entrada será franca e a palestra será em espanhol.
• A Ritto está cheia de novidades: contratou José da Silva Santos (ex-Norton, Franco Paulino e UEB) para sua área de mídia, Jorge Fábio de Nascimento (ex­Telecom) para e atendimento assim como Luís Alberto Lacerda (ex­Labor, Objetiva e Gerente de Marketing da Divina Dama). Além disso, conquistou as contas de Vila Nova Decorações, da Indústria de Carrocerias Bugre, da Jangada Produtos de Acrílico e do Laboratório Bravet.
CCRJ Vencemos
Anúncio do CCRJ veiculado na Janela para comemorar a aprovação da lei de nacionalização do Cartaz de Cinema. O texto diz:
"Vencemos.
Obrigado, J.G.de Araujo Jorge. Obrigado, deputados e senadores. Obrigado, Figueiredo. Obrigado, associações e sindicatos que deram a maior força.
A vitória é de todos nós. O caminho está aberto: tudo o que pode ser feito aqui deve ser feito aqui. Pra aumentar o mercado de trabalho. E incentivar uma visão cultural nossa. Falando nisso, 350 discos são lançados por mês no Brasil, com capa feita lá fora.
Vamos conquistar mais isto aqui pra nós. Se todo mundo apóia, a gente ganha de novo.
Clube de Criação do Rio de Janeiro
Lutando por tudo o que deve ser nosso."

(Clique no anúncio para ver em tamanho maior)

• A Lintas realizou um estudo sobre diversas campanhas publicitárias de Companhias de Seguros, e apresentou a Celso da Rocha Miranda, no dia da entrega do Leão de Ouro, que a agência conquistou para sua Companhia a Internacional de Seguros.
• Falando em Lintas, a agência está cuidando do relançamento das linhas de perfumes Exploit e Eleven, da Atkinson, que serão comercializados apenas em lojas de alta categoria. As embalagens, de muito bom gosto, atendem o novo padrão internacional criado na Europa. E os perfumes, aliás, também não ficam nada atrás das embalagens. Ficam bem dentro. Dentro do espirito transmitido por elas.
• Eugene Kummel, Chairman da McCann Erickson Worldwide, acaba de anunciar a promoção de Jens Olesen, ex-Gerente Geral e Vice-Presidente Executivo da McCann no Brasil, a Presidente da Empresa neste País.
Dentro do mesmo processo de reformulação administrativa, também foram promovidos, a Vice-Presidentes Executivos, Márcio Moreira e Miguel Escobar, respectivamente ex-Diretor Nacional de Criação e Gerente da McCann Rio. Também passa a Vice-Presidente, no setor de Média, Altino José de Barros, o conhecido ex-Diretor de Mídia da agência.
• Um dos jornais mais gostosos de ler atualmente não é do nem de São Paulo - se chama simplesmente "José", é editado semanalmente em Brasília. Além disso, é leitura indispensável para quem quer conhecer os subterrâneos da atividade política brasileira. É uma pena que seja pouco conhecido no Rio.
• A Sinal, agência que atende o Banco Nacional, conta agora com José Carlos de Castro Neves (ex-Esquire-SP) para seu atendimento, e Peron Silva e Santos como ilustrador.
• Zilmar Alcântara está assumindo a Gerência de Circulação da Gazeta Mercantil no Rio de Janeiro.
• Marcia Ehrlich comunica que por absoluto problema de disponibilidade de tempo fica suspenso o início de uma coluna sua no jornal Press-Release, tal como foi noticiado na primeira página deste prestigioso veiculo.
• Paulo Amadeu é o novo redator da JMM, vindo da Fischer & Gabus Mendes, de São Paulo.
• A entrega dos trabalhos para a exposição de ilustradores que o CCRJ estará promovendo no Parque Laje, com o tema "A Realidade da Criança Brasileira", fica prorrogada até o dia 17. Maiores informações na sede do Clube, ou com seus diretores.
• José Tosan apresentou na última reunião do Grupo de Mídia um esquema para a reimplantação de veiculação de mensagem nas laterais externas dos ônibus metropolitanos cariocas, que há algum tempo foi proibido. Nós, aqui da Janela, lembramos que foi proibido por uma questão de bom gosto, da mesma maneira como felizmente foi proibido o outdoor na zona sul. E aqui pra nós, sinceramente achamos que quanto menos a propaganda polua visualmente, mais suas mensagens veiculadas nos lugares apropriados conseguirão sensibilizar o consumidor. Vamos deixar essa cidade voltar a ser maravilhosa, antes que o carioca se sinta deprimido de vez. Preferimos os ônibus pintados de maneira bonita como eles estão ficando agora.
• A Companhia de Estanho Minas Brasil e a Antônio Coelho Engenharia entregaram suas contas a JVS, que também acaba de conquistar as contas da Casa de Repouso Vovô Help, de Guilherme Araújo Produções Artísticas, e de Little People – roupas de bebê.
• Ficam abertas até o dia 1º de junho as inscrições para o Concurso "A Criança faz o Anúncio", promovido pela Ultralar. Filho de publicitário também pode concorrer.
• Muito útil a revista Administração e Serviços editada pela Gazeta Mercantil. Bem que a empresa poderia repetir a dose anualmente, em vez de esperar mais cinco anos pelo próximo.
• A Mendes Publicidade nos manda um recorte do jornal A Província do Pará, acusando o jornal Última Hora, do Rio de "chupar" o título do Outdoor "Veja a vida com bons óculos", criado por aquela agência para as Óticas Belém. O jornal última Hora utiliza-o como título de promoção de um concurso de textos, lançado em seu suplemento UH Mulher, e patrocinado por uma marca de óculos. Aliás, esta ideia está sendo bem copiada. Há algum tempo, uma ótica de São Luís, no Maranhão, também plagiou o mesmo título, acrescentando até uma ilustração semelhante.
• Foi inaugurada no Shopping Cassino Atlântico, no Rio a Casa do Chocolate, que venderá com exclusividade no mercado carioca o Chocolate Caseiro Gramado. O empreendimento é uma concessão da Prawer & Cia. Ltda., empresa gaúcha, para a Casa Condor Importadora Ltda.
• Um profissional de atendimento, com experiência na Labor, Thompson e Mercúrio (PA), está interessado em se transferir para alguma agência no Nordeste. Quem estiver precisando para as suas filiais naquela região, pode-se comunicar com a Janela.
• Nos chamou muita atenção o último comercial do tênis Bamba, pela limpeza de sua produção, e pela segurança da direção, apesar da ideia ser apenas exibir os tênis. Gostaríamos de saber a agência e a equipe.
• Muito verdadeiro o comunicado que a ANFAVEA - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores -, fez publicar nesta última quarta-feira, com o título "Estamos formando hoje o líder sindical de amanhã". O texto diz que "as indústrias metalúrgicas, entre elas a indústria automobilística, pagam salários acima da média nacional". Perfeito. Só que essa média nacional, infelizmente, é multo baixa. Além do mais, salário não se mede por volume, e sim por poder de compra. E como se sabe, cada vez menos o cruzeiro tem poder de compra, apesar de falarmos de cifras como "dez mil", etc. Por isso dissemos que o comunicado era verdadeiro. Verdadeiro para os fabricantes de automóveis. Para os operários, talvez não. Afinal, existem várias verdades. A não ser que o comunicado da ANFAVEA quisesse sugerir que os metalúrgicos só estão entrando em greve por estarem sendo manipulados por forças subversivas.
• A Associação dos Contatos de Veículos de Comunicação do Rio de Janeiro constituiu esta semana várias subcomissões:
Subcomissão Cultural, que tem como coordenador Francisco Matos e composta por Ricardo Jimenez, Marco Antônio Severino e Aldano Alves.
Adhemar Gonçalves é o coordenador da Subcomissão de Eventos, composta por Solon de Castro Lucena, Silmar Lima e Marcus Luís da Silva.
A coordenação da Subcomissão por Antônio Carlos Lourenço, Maria das Mercês Rocha, Luís Soares, Roberto Fonseca e coordenada por João Correia.
A coordenação da Subcomissão de Secretaria fica a cargo de Antônio de Pádua e dela fazem parte Mário Pimentel e Marly Stella Barros.
Finalmente, a Subcomissão Jurídica tem como coordenador Antônio Farnezi e é integrada por Alberto Nardi e Murilo Coutinho.