Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/JUN/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Propaganda baiana parou pra festejar.

A publicidade baiana viveu dois grandes dias de festas nesta última terça e quarta feiras. Na terça, realizou-se a entrega do Prêmio Colunistas regional Bahia, com a presença dos colunistas Fernando Vasconcelos, José Cláudio Maluf e Marcio Ehrlich, além da participação do governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, do prefeito de Salvador, Mário Kertész, e grande parte do secretariado dos governos estadual e municipal.
Quarta-feira foi a vez da entrega do Prêmio PROPEG de Criatividade, realizada no Hotel Meridien, e na qual foi distribuída uma das mais belas peças promocionais de agência que já tivemos conhecimento no Brasil: o portfólio do Prêmio PROPEG, reproduzindo cada peça escolhida, com fichas, diálogos dos filmes etc., e com uma produção a nível de anuário.
Dos dois dias ficou a certeza de que, se a Bahia tem ganhado muitos prêmios nos vários concursos nacionais, não é só pela alta qualidade profissional de seus criadores, mas também garra da força de vontade que eles têm para perseguir suas medalhas.
O toque curioso da festa do Prêmio Colunistas foi dado por um profissional da DM-9, que surpreendeu o governador quando foi receber seu prêmio na mesa, e preocupado com a "rixa" entre sua agência e a PROPEG, retribuiu o cumprimento de Antônio Carlos Magalhães com a seguinte frase:
- Muito obrigado, mas o senhor fique sabendo que apesar do senhor entregar todas as suas contas para a PROPEG, a DM-9 é muito melhor.

Propaganda regional leva preocupações a Said Farhat.

O Ministro Said Farhat se reunirá em Brasília, dia 7 de junho, com alguns dos lideres e principais empresários da propaganda regional brasileira, para discutir os problemas que a criação da Empresa Brasileira de Notícias poderá trazer para as agências fora do eixo Rio-São Paulo.
A reunião deverá contar com Rodrigo Sá Menezes e Fernando de Carvalho, da Bahia; Oswaldo Mendes, do Pará; Rafael de Lala, do Paraná; Álvaro Resende, de Minas; João Firmo, do Rio Grande do Sul; Fernando Vasconcelos, do Distrito Federal; e Armando Sant'Anna, pelo Cedampa.
A prévia do encontro, porém, será, sem dúvida, hoje, no almoço da ADVB em São Paulo, que contará com a presença do Ministro, e para o qual estão acorrendo publicitários de todos os cantos do País.

Líderes tentarão corrigir seus erros.

Na próxima semana deverão se reunir em São Paulo as lideranças das várias entidades publicitárias brasileiras no sentido de formar uma "frente ampla" para estudar substitutivos que possam ser propostos aos Projetos Lindoso e Camata.
Se nossos lideres conseguirem fazer este trabalho conjunto, estarão de parabéns. Mas não deixarão de nos dever ainda a explicação de por que não esteve presente nenhum líder publicitário no Simpósio sobre Censura que está ocorrendo na Comissão de Comunicação da Câmara. Não bastasse a ameaça destes dois projetos, tipicamente censórios, a propaganda desde há muito tempo vem sofrendo sérias pressões da censura política e moral, acobertada pelo não reconhecimento de sua existência oficial. Neste Simpósio perdemos uma grande oportunidade.

Cartas

Do Sindicato dos Publicitários do Munícipio do Rio de Janeiro:

A Janela Publicitária,
Meus caros Márcia Brito e Marcio Ehrlich.

É dever da presidência do Sindicato dos Publicitários colocá-los a par das negociações que continuamos a entabular com os Sindicatos patronais, a respeito de outros procedimentos que por sua natureza, visam resguardar os interesses de nossos representados. Torna-se, porém, uma tarefa agradável na medida em que constatamos a grande penetração desta inestimável coluna, no papel que desempenha de também informar o público publicitário das matérias de relevância para a classe.
No decorrer desta semana, mais precisamente, na segunda-feira próxima passada, realizamos, na Delegacia Regional do Trabalho, uma mesa redonda com os representantes do Sindicato das Agências de Propaganda, Sindicato das Empresas de Radiodifusão e Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas. Ali, ficou acertado um protocolo, no qual nossa entidade de classe concordou em levar à Assembleia Geral Extraordinária da próxima segunda-feira, dia 4 de junho, proposição dos patrões, que consiste no seguinte:
1º - Que o Sindicato das Agências de Propaganda nomeará uma comissão de três membros (já nomeou), cuja composição abrangerá um representante de uma grande agência (MPM) de uma agência média (?) e de uma agência considerada pequena (?), para, no dia 18 (dezoito) de junho vindouro, apresentar em nova reunião na DRT /RJ, suas conclusões sobre nossa proposta de acordo que consiste:
a) Na concessão de 20% de abono salarial para toda a classe, sobre os atuais salários;
b) Regulamentação das horas extras trabalhadas pelo pessoal de estúdio;
c) Piso salarial de 3 (três) salários mínimos para o pessoal de estúdio, tráfego e mídia,
2º - Que os representantes dos demais Sindicatos patronais, também com prazo até o dia 18 vindouro, manifestar-se-ão sobre a concessão de um abono de 20% sobre os atuais salários, para os publicitários que trabalham em suas respectivas áreas de jurisdição.
Como se denota destas linhas, não temos o "dolo" nem o "animus" para conduzir intransigentemente nossos associados e, consequentemente, todos os publicitários à greve. Contudo, apesar de sermos transigentes, não vacilaremos em recorrer àquele meio para satisfação dos legítimos interesses dos publicitários.
Em primeira mão, posso adiantar que impetramos "Mandado de Segurança" contra ato do Exmo. Sr. Dr. Procurador Regional do Trabalho, que indeferiu o nosso pedido de designação de um membro do Ministério Público do Trabalho para presidir a mesa apuradora das deliberações de nossa Assembleia Geral Extraordinária, cuja realização se dará, em primeira convocação, no dia 4 de junho, às 20 horas, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais, e dia 6 do mesmo mês e ano, em segunda convocação, no mesmo local e hora, no caso de não atingirmos o "quórum" exigido pela Lei nº 4.330/64. É isso aí, estamos cônscios de nossas responsabilidades, e desejamos que tudo corra dentro da mais perfeita ordem, daí, não nos conformarmos com o fato de que um simples ato da Procuradoria Regional do Trabalho resultasse na invalidação de nossa reunião, impedindo, dessa forma, que soberanamente, a Assembleia Geral da classe deliberasse sobre os seus próprios desígnios.
Um abraço do amigo e leitor
Murilo Antônio de Freitas Coutinho
Presidente

Seleção da Janela

Na última reunião do Júri da seleção, que analisou os anúncios das Semanas de 14 a 20 e 21 a 27 de maio, foram destacados o "Estado de sítio", com duas estrelas e "Faça o coração de sua datilógrafa bater mais rápido", com uma estrela.
O júri, composto por estes colunistas e Luís Salles, Diretor de planejamento da JVS, Hélio Timbira, Diretor de Arte da Coscom Grant, Cléber Neves de Araújo, redator da ITP e Luís Augusto de Paula, redator da Abaeté, após mais de três horas de análise das peças publicadas naquelas semanas, chegou à conclusão de que o nível criativo médio dos anúncios de jornal ainda está muito fraco. De mais de duas dezenas de peças que foram vistas, apenas aquelas duas mereceram destaque pelo cuidado de produção, objetividade e, acima de tudo, é lógico, pela criatividade.
O "Estado de Sítio" foi criado pela ITP para o Globo e teve como redator Cléber Neves de Araújo (que apesar de, por coincidência, ter participado da Seleção, se eximiu no julgamento desta peça), José Tarcísio foi o Diretor de Arte, a produção de Raymundo Torquatt, o atendimento de Diler Trindade e foi aprovado por Mário Bockmann.
Não conseguimos a tempo a ficha técnica do "Faça o coração da sua datilógrafa bater mais rápido", criado pela Norton para a IBM. Semana que vem nós publicaremos.
Apesar de não ter sido destacado, o anúncio "Casa própria. O Itaú financia para quem está com a família aumentando...", criado pela DPZ, mereceu do júri uma atenção especial, sendo unânime a opinião de que se fizesse uma menção, por se tratar de uma peça que, embora multo bem produzida, não apresenta o brilho criativo exigido para a Seleção da Janela. Além disto, na opinião do júri; este anúncio - que faz parte de uma série da campanha de financiamento - teve o privilégio de ter por trás uma mídia tremendamente criativa (está sendo veiculado na página de classificados e da própria estratégia de marketing do Banco Itaú.


(Clique nos anúncios para ver em tamanho maior)

ITP para O Globo - Estado de Sítio
DPZ para Itaú: O Itaú financia..."
Destaque
Norton para IBM: Faa o coração da sua datilógrafa bater mais rápido

Janela do Anunciante.

• Dois novos anunciantes cariocas estão participando da Associação Brasileira de Anunciantes, como resultado da campanha que a entidade está desenvolvendo para incentivar a entrada de novos sócios deste mercado: a Bolsa de Valores, tendo como titular Eduardo Lucano da Ponte, seu Gerente de Marketing, e como suplente Roberto Quintaes, seu Gerente. E Atlântica Boavista, representada pelo titular Sérgio Motta Correa, seu Superintendente de Produtos, e pelo suplente Antônio Caetano de Carvalho, Secretário Geral da empresa.
• Alfredo José Bittencourt assumiu a Gerência de Propaganda do Banco Nacional, em substituição a Guilherme Castelo Branco, que agora está na MPM. Alfredo, aliás, já atuava naquele departamento do Nacional.
• O novo editor do Boletim ABA é Danilo Pereira Azevedo e a nova secretária executiva da entidade é Irene Coelho Plácido. Ambos ocupam as funções exercidas anteriormente por Eddie Augusto da Silva.
• A Coca-Cola patrocinará uma campanha que tem como tema a Ecologia e a Conservação da Natureza, numa comemoração ao Ano Internacional da Criança. A promoção consta de um curso intensivo de quatro meses sobre preservação do meio ambiente, a ser ministrado a estudantes do 1º ciclo, na faixa etária dos 7 aos 10 anos. A campanha terá início, em todo o Brasil, a partir de 10 de junho próximo.

Fichários dos anunciantes cariocas - 2

XEROX

Xerox do Brasil S/A
Av. Rodrigues Alves, 261 ­
Te!. 223-1980
Presidente: Henrique Sérgio Gregori
Diretor/Superintendente: Gunnar Birger Vinof·Vikberg
Gerente de Produtos de Marketing: Mauro Szwarcwald
A Gerência de Produtos de Marketing cobre todas as linhas da Xerox: máquinas, materiais de consumo, acessórios e serviços.
Gerente de Comunicações: Ignácio Carvalho Areal
A Gerência de Comunicações cobre a Comunicação interna e externa da empresa, a área de Relações Públicas, Promoções de Vendas, e os contatos com a agência de propaganda.
As campanhas publicitárias específicas de produtos são verificadas por Mauro Szwarcwald e Ignácio Areal, enquanto as institucionais ficam apenas com este último.
As decisões nacionais da xerox são centralizadas na sede da empresa, no Rio de Janeiro.
Agências que atendem a Xerox:
Atualmente, as Promoções de Vendas da Xerox são realizadas por uma estrutura interna. Toda a propaganda é de responsabilidade da Caio Domingues & Associados, e as Relações Públicas da ACI - Assessoria de Comunicação Integrada.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• Herculano Siqueira desligou-se do atendimento da Norton­Rio para assumir na Denison, atuando no setor de franquias internacionais do Grupo Brahma.
• Gustavo Waenheldt, ex-diretor de criação da Esquire, está agora na criação da Salles/Inter­americana.
• Vêm de Brasília comentários de que já estão adiantados os estudos para que os comerciais do Governo que envolvam órgãos públicos, e que vinham sendo veiculados graciosamente nas televisões brasileiras, passem a ser pagos pela entidade que estiver sendo promovidas. Apoiamos integralmente a ideia, que até que está chegando tarde demais.
• Na próxima quarta-feira, seis de junho, o Clube de Criação do Rio de Janeiro realizará, na sua sede, um debate sobre "O negro na Propaganda Brasileira", dirigido por Ronaldo Conde (Lintas) e Renato Kahn (JVS), contando com a presença de sociólogos africanistas, especialistas em marketing e estudiosos como Haroldo Costa.
• Flávio Cavalcanti Jr assume este mês a direção comercial da Rádio Continental do Rio, pertencente ao Grupo Capital, e com isso deixa o mercado baiano.
• A Canto e Mello Propaganda conquistou as contas da American Optical (contas cooperativas), PVS - Empreendimentos Imobiliários e TIP - Serviços Gráficos.
• John J. Destler, ex-vice­presidente da Young & Rubicam, assume a partir de 1° de julho a Presidência da Grey International e a vice-Presidência Executiva da Grey Advertising Inc. Como Presidente da Grey International, John J. Destler vai desenvolver operações em 21 países, inclusive no Brasil, onde a Grey possui interesses comuns com a SGB Publicidade e Promoções.
• A Pablo, Gonçalo & Martins criou para seu cliente International Oceanways Corporation primorosos folhetos dos navios Bulk Carrier e Varicargo destinados ao transporte de carga.
• A Premium acaba de conquistar a conta da Confecções Chester S/A - Indústria do Vestiário Masculino.
• Waldemar Barros Filho assumiu o cargo de Gerente de Comunicação Social da Light - Serviços de Eletricidade - substitui o escritor José Rubem Fonseca que agora presta serviços à Secretaria Municipal de Educação.
• Luiz Carlos da Silva Juchen é o novo diretor-administrativo da Martins e Andrade Propaganda. Ele, que já foi gerente da Plena Administração e Contabilidade e gerente administrativo da Flamac Produtos para Metalúrgica assume agora a parte administrativa daquela agência.
• O Governo do Estado de Pernambuco e as Secretarias de Habitação e Turismo do Estado de Pernambuco entregaram suas contas a Ítalo Bianchi Publicitários Associados que também acaba de conquistar as contas da Comper - Crédito, Financiamento e Investimento - e do Bandepe – Banco do Estado de Pernambuco.
• O livro "Um cão uivando para a lua", do diretor de criação da Denison, Antônio Torres, será editado pela Editorial Sudamericana, em Buenos Aires, com o titulo de "Un perro aullandole a la luna".
• A exposição dos ilustradores que estará até domingo no Parque Laje, mudará, a partir de segunda-feira, para o Teatro Casa Grande, onde, na própria segunda, às 20h30min, começa o Ciclo de Debates pelos Direitos da Criança Brasileira, presidido por Barbosa Lima Sobrinho, e promovido pelo CCRJ, Associação de Saúde Mental e outras entidades.
• Augusto Graça (ex-Visão), deixou o DCI-Shopping News do Rio para assumir a Gerência de Classificados do Correio da Bahia, em Salvador.
• Multo simpática a ideia da Editora Vecchi em enviar, como peça promocional da próxima edição de Grande Hotel Culinária, que será editada em julho, uma bonita frigideira rústica com a foto de um ovo colada nela com o texto: "quem não anunciar, tá frito". Aliás, também é da Vecchi uma nova revista semestral que será lançada em outubro, e terá o nome de "Lançamento-moda". A primeira edição abordará a moda de verão.
• A Cruzeiro, Transbrasil, Varig, Vasp e a Associação de Comissários de Vôo do Brasil convidaram a colunista Márcia Brito para representar a classe publicitária no corpo de jurados que escolherá a comissária-símbolo do Brasil 1979, juntamente com a homenagem ao Dia Nacional dos Comissários de Vôo, às 21 horas do dia 2 de junho, no Centro de Convenções do Rio Othon Palace.
• A Associação Brasileira de Marketing realiza, no próximo dia 6, uma palestra com um dos diretores da Denison-SP, Dirceu Pereira, que falará sobre o tema: "T-Shirts: um case-history interessantíssimo". Terá inicio às 18h e 30min no Terrasse Club do Rio de Janeiro - Av. Rio Branco, 156 – 4º andar.
• A nova campanha da Pantene, realizada pela Artplan, segundo informações da agência, vem demonstrando efeitos bastante positivos de penetração no público consumidor, através da venda dos produtos. Os novos frascos e rótulos dos produtos da linha de toucador estão bem mais condizentes com as sofisticações exigidas no mercado.
• A Propaganda Estrutural é a responsável pela conta da Cédula S/A Crédito Financiamento e Investimentos.
• A Divisão Sawa da C-P Cinema e Publicidade do Brasil vai oferecer um churrasco-vinho de aproximação aos delegados que participarão do 26º Festival Internacional do Filme Publicitário em Cannes. Será no próximo dia às 20 horas, na Rua Alagoas, 337 ­ São Paulo.
• Com a frase "A agência que só não brinca em serviço", a ITP está realizando uma promoção distribuindo como brinde um quebra-cabeça chinês chamado Tangram, em que sete peças geométricas devem ser colocadas de maneira a formar animais, seres humanos, objetos conhecidos etc.
• A Janela é publicada às sextas-feiras e seu fechamento é às quintas ao meio-dia. O endereço de correspondência é Rua Barão de ltambi, 7/605 - CEP 22231 ­ Rio - RJ. E os telefones são 228-0118 e 286-4876.