Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 31/AGO/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Será realizada em São Paulo, dia 24 de setembro, 20 horas, no Auditório da Federação do Comércio, a entrega do Prêmio Colunistas 78, a mais importante premiação da publicidade brasileira. A cerimônia será presidida pelo Governador de São Paulo, Paulo Salim Maluf.

Presidente da Premium Propaganda se associa à Century Publicidade.

O presidente da Premium Propaganda S.A., Carlos Alberto Campins Gonçalves apresentou esta semana à Diretoria da agência sua carta-renúncia. Carlos Gonçalves nos informou que, após 8 anos de atuação na Premium, uma das 20 maiores agências brasileiras, decidiu iniciar um novo caminho na publicidade. A partir da próxima semana ele estará associado a Vitor Berbara na Century Publicidade Ltda., assumindo o cargo de diretor Administrativo e de Atendimento.
Esta não é a primeira vez que Carlos Gonçalves e Vitor Berbara atuam juntos. Quando Gonçalves foi diretor-superintendente do Banco Predial, a Century lhe atendeu a conta por cerca de 6 anos. Na nova sociedade, Berbara atuará como diretor-técnico.
Na Premium Propaganda, continuarão como diretores Alberto Lopes, José De Mingo, Mário Neiva e Valter Mariani, sendo que Carlos Gonçalves ainda continua como acionista da empresa.

Criadores encerram encontro com propostas para toda a Propaganda.

Terminou no último domingo o 2º Encontro Nacional de Criação Publicitária, em São Paulo, tendo contado com a presença de cerca de 250 profissionais, sendo 40 do Rio de Janeiro.
Foram muitas as conclusões dos grupos de estudo, aprovadas em plenário. Entre elas, está a de que "ficou constatado que, diante muitas vezes da ineficiência do atendimento - ressalvada a capacidade dos profissionais de atendimento - a criação está sendo forçada, cada vez mais, a atuar nessa área, buscando o briefing perfeito, o levantamento da concorrência, e o planejamento, suprindo as limitações desses profissionais". De acordo ainda com o Grupo, "isto acarreta uma sobrecarga de trabalho em detrimento da qualidade, além de contribuir para o não aprimoramento do pessoal de atendimento".
Em relação ao RTVC, foi colocado, como esquema ideal de trabalho, a prática de algumas agências que integram criadores das áreas de redação, direção de arte e RTVC em todo o processo, desde a criação até o produto acabado. O encontro demonstrou uma grande preocupação: agências e até mesmo clientes estão montando produtoras internas de fonogramas, resultando numa concorrência desleal às produtoras que empregam talentos em busca de qualidade e que investem em equipamentos pelo mesmo motivo. A médio prazo, acreditam os criadores, o nível de qualidade dos trabalhos globais será prejudicado.
O 2º encontro também se preocupou com o aspecto da regulamentação profissional. Finalmente, a comissão que estudou o problema sugeriu que não se deva exigir curso superior para nenhum nível dentro da publicidade, mas que se incentive a existência de cursos livres e abertos a todos, com um sistema educacional que leve a um aperfeiçoamento real da profissão.
Além disto, os criadores recomendaram a existência de uma Comissão ligada ao Conselho Nacional de Clubes de Criação para estudar o assunto e, também, fique fortemente atenta para impedir a Importação de mão-de-obra, conforme proposto pelos organizadores do 1º CIBRAM - Congresso de Publicidade Latino-Americano. Luís Celso de Piratininga, presidente da Associação Paulista de Propaganda, responsável pelo Congresso, porém, já nos informou que esta proposta foi retirada do temário, acatando as sugestões dos criadores.
O 2º Encontro debateu o Código de Auto-Regulamentação, sugerindo, entre outras coisas, que o Conar não deva tratar com sigilo seus processos, para o consumidor tomar conhecimento de como seus direitos estão sendo defendidos. Os criadores propuseram uma "linha dura" para a ação do Conar, considerando que, em vez de recomendações, o ideal sejam punições, vetos e sanções. Para eles, também será importante que o homem de criação participe no Conselho Superior do Conar, através de representante indicado pelos Clubes de Criação, assim como um número maior de representantes do consumidor.
Outra importante decisão dos criadores foi a de incentivar, a partir de agora, a presença destes profissionais ativamente nos sindicato da classe.

Fichário os anunciantes cariocas - 13

EMBRATUR

Empresa Brasileira de Turismo
Praça Mauá, 7/10º Andar
Tel.: 253-8282
Cep 20081 - Rio de Janeiro-RJ
Presidente: Miguel Colassuono
Diretor Adjunto da Presidência: José Carlos Juliano.
Coordenador de Marketing: Rui Mazzei Alencar
Divisões ligadas à Coordenadoria de Marketing: Propaganda, Promoções de Vendas, Eventos Promocionais e Produtos Turísticos.
Chefe da Div. Propaganda: Márcia Braga
Assistente de Div. Propaganda: Adélia Dias de Souza.
Chefe da Div. Promoção de Vendas: Carlos Alberto Machado
Chefe da Div. Eventos Promocionais: Alice Brandão
Chefe da Div. Produtos Turísticos: Francisco Lacerda.
Coordenador de Comunicação: Dirceu Coutinho, tendo como assistentes Solange Sutter: responsáveis por assessorias de imprensa e relações públicas.
A Embratur é associada da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes. Sua verba publicitária, em 1979, esta orçada em Cr$ 53,2 mil, sendo Cr$ 25,2 mil para aplicação no Brasil e Cr$ 28 mil no exterior.
Agências que atendem a Embratur:
Denison: responsável pelas campanhas de Captação de Incentivos Fiscais (Fiset-Turismo)
MPM: Realiza todas as campanhas cooperativas de incentivo ao turismo interno e no exterior.
Salles: cuida das campanhas de incentivo ao turismo interno e no exterior assinadas apenas pela Embratur.

*Um levantamento Janela Publicitária/Tribuna da Imprensa*

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• Não será surpresa para a Janela se for anunciado brevemente que a L'Oréal de Paris entregou a conta publicitária de alguns de seus produtos para a Norton-Rio.
• Continuam pegando fogo os acordos entre ABA, ABAP e as produtoras para abolir a prática de concessões de bonificações. Com as produtoras de fonogramas, como se sabe, o assunto já foi objeto de compromisso mútuo assinado e sacramentado. Agora, a Associação de Fotógrafos Publicitários procurou a Associação dos Anunciantes, através de seu presidente Oscar Santiago Lima (Souza Cruz) propondo que também seja assinado um acordo com a ABAP que os inclua num novo compromisso. Chegará a vez das produtoras de filmes comerciais?
• São grandes os rumores na praça de que estariam pré-qualificadas para o Codimec as agências MPM, Salles, SGB e Novagência/MM&C. Mas, até onde se sabe, são apenas rumores.
• As óticas Brasil confiaram à CCBA-Rio seu próximo trabalho publicitário. Isto não significará, porém, oficialmente, a entrega da conta, segundo informa Jomar Pereira da Silva, Presidente da agência.
• Sérgio Toni desligou-se da Direção de Criação da MPM no Rio, juntamente com Laerte Agnelli. Laerte volta para São Paulo, assumindo na Proeme.
• Ainda em setembro a Embratur deverá publicar seu edital para a escolha das agências que lhe atenderão a partir de 1° de janeiro de 1980. O mais provável é que siga de critérios de pré-qualificação, obviamente favorecendo agências que demonstrem entender bastante de turismo. Dificilmente serão exigidas apresentações de campanhas especulativas.
• Entre hoje e domingo entrará no ar, em caráter experimental, a Rádio Manchete FM, com 89.3Kh (a primeira do dial), dirigida por Carlos Sigelmann.
• Iniciou ontem, e vai até o final do mês, a exposição de Cartazes e Brindes do Rio Antigo, no Museu da Cidade. Como parte da programação do evento, o Clube de Criação do Rio promove no próximo dia 3 de setembro, às 19 horas, uma noite de autógrafos e palestra de José Roberto Whitaker Penteado, o pai, autor do livro "A Propaganda Antiga".
• Alteração no Fichário dos anunciantes cariocas nº 7: Eduardo Lucano da Ponte desligou-se da Superintendência Comercial da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Em seu lugar anotem: Franklin Delano Lehner.
• O redator Hayle Gadelha inaugura dia 14 de setembro, às 20 horas, sua livraria Noa Noa Livros e Objetos de Arte Ltda., no Shopping Cassino Atlântico, loja 301. A Noa Noa, que também venderá livros de arte publicitária, estreia no mesmo dia 4 uma exposição de artistas de vanguarda.
• Atenção para a oferta especial de inauguração da Noa Noa: quem levar o recorte da notícia acima (ou toda a Janela Publicitária, para não ter que recortar), durante todo o mês de setembro, ganhará um desconto de 10% nas compras que fizer.
• A Revista do Domingo do Jornal do Brasil terá novo formato a partir da edição nº 182, de 14 de outubro próximo, passando para o tamanho Veja, ou seja, 21 x 28 cm. Grande sacada da Revista, que assim poderá pleitear os mesmos anúncios que as outras revistas de mesmo formato já veiculam.
• Falando sobre revistas, recebemos a Tudo Azul de setembro, editada pela Abril-Tec para a Vasp. Como passageiros regulares de avião, achamos a Tudo Azul com um conteúdo bastante adequado para ser lida durante uma viagem. E até depois de chegar, como o excelente ensaio fotográfico de George Love.
• Como promoção para a Semana da Pátria, a General Motors abrirá suas instalações à visita de cerca de 2 mil estudantes do 1º e 2º graus das adjacências de São José dos Campos.
• A Propaganda Professa ampliou seu capital social para 2 milhões de cruzeiros, em seu terceiro ano de existência.
• A revista O Cruzeiro está para voltar a circular a partir de 4 de setembro, editada pela Editora A. Von Baungarten. Terá formato Veja, com circulação de 100 mil exemplares dirigidos à classe B/C. O diretor comercial nacional é Romeu Onaga, ex-Super-Hiper.
• Vocês se lembram daquela ideia do Fuscartaz, que propunha pintar anúncios em fuscas? Parece que não foi lá grande ideia, pois já estão até requerendo a falência da Fuscartaz Publicidade S. C. Ltda., responsável pelo projeto.
• A coluna da semana passada estourou, na gíria de jornal: teve mais matéria que espaço e várias notas do Brainstorming pularam fora. Mas ainda vale informar que a Gillette entregou mais dois produtos, o desodorante Trinit e as canetas Futura, à Esquire.
• Jomar Pereira da Silva e Hiran Castelo Branco, diretores da CBBA, partem domingo para um seminário de propaganda em Amsterdam, coordenado pela agência internacional BBDO, com a participação de 25 países.
• Muito bom, apesar de simples, o filme com Paulo Cesar Pereio, para a Bandeirantes Discos. Mostra como usar bem o grande ator que é Pereio, sem ser como locutor com aquela já desgastada entonação sizuda e fúnebre.
• "As alegrias do circo" é o tema do merchandising da campanha de lançamento dos novos chocolates Cris e Croc da Lacta, criados pela Gang (que aliás nos enviou os chocolates ... deliciosos !)
• A Internacional de Seguros está distribuindo seu bem cuidado Relatório Anual 1979. A jogada gráfica, atualmente indispensável em relatórios de grandes empresas é a utilização da cor sépia, nas fotos e entretítulos, remetendo a cor dos tijolo da atual sede da CIS ­ um castelo na Rua Ibituruna.
• A partir de 1º de janeiro de 1980, Rolando Sainz de la Pena, atual presidente da Lintas:Madri, assumirá a vice-presidência da SSC&B:Lintas Brasil, reportando-se diretamente ao Presidente, Carlos Alberto Alves Carmo. Já será antecipação do tal Congresso Íbero-Americano que haverá em São Paulo?
• O conhecido ex-publicitário mineiro Hélio Faria inaugura sua exposição de pinturas dia 5 de setembro na Eucatexpo de Belo Horizonte, patrocinada pela Associação Mineira de Propaganda.
• Como parte das promoções de 80 anos no Brasil a Thompson está enviando aos clientes e amigos em medalhão de bronze reproduzindo o selo comemorativo de seu aniversário.
• Nesta segunda-feira, a Bloch Editores estará homenageando, em almoço, o diretor da Denison Sérgio Ferreira, que completa 30 anos na profissão.
• Otávio Sarmento assumiu o atendimento da PanAm na MPM.
• O diretor de arte Cláudio Sendim desligou-se da Artplan, para assumir na Caio Domingues.
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