Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/JUN/1980
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Amanhã, às 14:30h, na TV Bandeirantes, Canal 7, em Propaganda e Mercado, em primeira mão, o filme da CBBA que ganhou o Clio, as imagens do esquema publicitário para a vinda do Papa João Paulo II, uma entrevista de Maria Luiza Barbosa, da Jodaf, sobre produção de comerciais, e um bate-papo sensacional com Abraham Medina.

 

Antigos publicitários recebem Hall da Fama dia 18.

Foi transferido para o dia 18 de junho, quarta-feira, o jantar de entrega do troféu "Hall da Fama" da Propaganda, no Rio Palace.
Neste país tão pobre de memória, cuja propaganda padece do mesmo mal, uma instituição como o Hall da Fama, promovido pela revista Propaganda, só pode ser bem-vinda, reconhecendo e divulgando o trabalho de tantos pioneiros da comunicação publicitária.
Este ano, recebem o Hall da Fama Abraham Medina (precisa explicar quem seja?), Geraldo de Souza Ramos (ex- Panam, Record Propaganda, e Santos & Santos), Hélio Silveira da Motta (ex-gerente da Grant, organizador da Denison em São Paulo etc) , Leonel Parmigiani (da empresa paulista de outdoors Publix) e Mário Cesarino (falecido após a divulgação da escolha, foi o fundador da Archote, a maior agência de classificados do país).

Globo e JB e Rádio mudam Superintendências

Raul Brunini, que foi durante anos Superintendente do Sistema Globo de Rádio. desligou-se da empresa.
Em seu lugar, deverá assumir Carlos Lemos, que ultimamente atuava no mesmo cargo no Sistema JB de Rádio. Lemos também permaneceu no Jornal do Brasil por muitos anos, desde os tempos de Alberto Dines. Quando a empresa estudava a implantação da TV Jornal do Brasil, seu nome era mais comentado para assumir a direção de programa, tendo ele inclusive feito na época vários cursos sobre televisão no exterior.

Concretizada mais uma fusão no Rio e Janeiro.

Já. está funcionando a nova agência carioca MM&C-Rego Monteiro Propaganda, resultado da fusão da MM&C com a Rego Monteiro & Associados. Seus diretores continuam sendo Mozart dos Santos Mello, Sérgio do Rego Monteiro, Sílvio Carapeto e Mauro Matos.
Nesta fusão, paradoxalmente (pelo menos levando-se em conta os últimos exemplos ocorridos no Rio) não houve demissões. Pelo contrário, foi até contratado José da Silva Santos (ex-Publinews) para dirigir a mídia. A nova agência esta instalada à Rua México, 31/15º andar, com os telefones 240-3296 e 240-3246.

Monserrat acusa anúncio de Miami de colonialista.

O anúncio publicado em O Globo do Rio, no dia 10 - "Miami - Uma vez vista". Não apenas fere rotundamente a língua portuguesa, como viola brutalmente o artigo 7 do Código de Auto-Regulamentação Publicitária.
Diz o artigo 7 que os anúncios devem ser "criados e produzidos por agências e profissionais sediados no país - salvo impossibilidade devidamente comprovada".
Parece evidente que o referida anúncio não foi criado, nem produzido por agências ou profissionais estabelecidos aqui no Brasil.
Pelos erros elementares que contém, calculo que tenha sido criado e produzida em Miami mesmo por agências e profissionais que, obviamente, não conhecem a língua portuguesa.
Estas aberrações levam a que se levante outra suspeita não menos procedente: o anúncio não foi agenciado em território nacional, como também manda o Código de Auto-Regulamentação. É bem provável que o anúncio tenha sido autorizado nos Estados Unidos e que os 20% de agência (absolutamente legais, pela nossa lei) tenham ficado lá nos Estados Unidos, onde a taxa de agência é mais em conta: 17,65%
Permitam que utilize esta coluna para denunciar este caso à CONAR, lembrando que ele não é o único na nossa Imprensa.
Tais irregularidades são indefensáveis por qualquer aspecto. Eles representam uma forma de colonialismo que não podemos tolerar. (José Monserrat).

Lintas reestrutura filosofia e diminui funcionários.

O diretor de arte Fernando Gerardó, que também faz parte da diretoria do Clube de Criação do Rio, não está mais na Lintas-Rio. Como ele, também não faz parte mais da Lintas a eficiente relações públicas e “mulher de atendimento” Ana Maria Funke.
Explicando o atual esvaziamento da Lintas-Rio, ocorrido logo após um enorme volume de demissões também na Lintas-SP, Mário Mello, diretor da agência, declarou que "a Lintas, como um todo, está passando por uma reestruturação em sua filosofia empresarial, o que não significa que a agência no Rio retroceda aos velhos tempos de escritório apenas".
Mário informou, no entanto, que os serviços de criação da agência estão sendo feitos por elementos da própria Lintas de São Paulo.

Janela parte para seu quarto ano de publicação.

No dia 14 de junho de 1977, a Tribuna da Imprensa iniciava a publicação da coluna Janela Publicitária, assinada por uma certa "Márcia Bê". Pouco depois, Marcio Ehrlich se incorporava à coluna, e Márcia assumia seu nome de Márcia Brito (alguns departamentos de relações públicas menos atentas -- imaginem -- continuam enviando correspondências para seu antigo pseudônimo).
Hoje, três anos depois, a Janela Publicitária é reproduzida nos jornais Diário Popular, de São Paulo, e Estado do Paraná, de Curitiba. E estes colunistas chegam às vésperas de seu quarto programa "Propaganda e Mercado" na TV Bandeirantes, Canal 7, no Rio.
Fazendo justiça, queremos mais uma vez dedicar grande parte desta história a Helio Fernandes e Helio Fernandes Filho, por terem dado o credito inicial a nosso trabalho.
E a outra parte, dedicar aos profissionais da propaganda, nossos leitores, que mostraram definitivamente ter a maturidade para assumir uma coluna que não apenas elogiasse ou badalasse, mas que tivesse a liberdade de criticar quando assim julgassem seus responsáveis. E de participar do desenvolvimento do mercado, como sua parte integrante.
Vamos continuar, gente, agora com a Janela em seu Ano IV.

Cartas & Telegramas.

* Aceitem os cumprimentos da Assessor pela realização de Propaganda e Mercado, sem dúvida uma inequívoca demonstração da evolução do conceito de publicidade de nosso país, consagrada já como fato de peso especifico do processo de formação da opinião pública nacional, - Ivan Portugal Munis - presidente-assessor.
* Desejo o melhor êxito em Propaganda e Mercado certo de que vocês levarão para televisão mesmos critérios, equilíbrio, competência e bom senso que marcaram atuação colunistas imprensa - Mozart dos Santos Mello - MM&C
* A Diretoria do Jornal Hoje vem congratular-se com V. Sa. destacando o alto nível do Programa Propaganda e Mercado e os relevantes serviços prestados à Propaganda. Indubitavelmente, Propaganda e Mercado veio completar a lacuna de há muito existente, permitindo uma maior e imediata aproximação com o público, através de palestras inteligentes e descontraídas, exibindo técnicas de produção, abordando temas corajosos e de amplo interesse do mercado em geral. Despedimo-nos e estendemos à Direção desta Emissora nosso apelo integral, ante uma iniciativa de tal porte. Atenciosamente, Wilson Nunes - Gerência Comercial.
* Desejo sucesso programa, como é sucesso coluna PT Infelizmente da e hora dificilmente permitirão que eu veja algum e mais infelizmente ainda não tenho vídeo cassete PT Um abração. Antônio Luiz Accioly - Revista do Domingo - JB.
* Desejo êxito total em Propaganda/Mercado na TV Excelentes profissionais vocês são Sílvio Carapeto - Diretor - MM&C.
* Tomamos conhecimento da ampliação de suas atividades jornalísticas com a criação de um programa semanal de entrevistas, na TV Bandeirantes do Rio e da publicação desta conceituada coluna - "Janela Publicitária" - em "O Estado do Paraná”. Gostaríamos de parabenizá-las pela iniciativa e desejar que este trabalho seja cada vez mais divulgado em todo o país. Cordialmente. Cláudia Fialho - Caesar Park Hotel ­ Relações Públicas.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Leonardo Laginestra se desligou da chefia de Relações Públicas da Salles-Rio, para assumir no Banco Lar Brasileiro.
• • •
Na próxima segunda-feira, no IBAM, Rede Globo fará a entrega dos milhões de cruzeiro em prêmios "Profissionais do Ano/79", festa para a qual está convidada toda a classe publicitária.
• • •
A Revista Nacional, editada por Mauritônio Meira, vai promove um "Concurso de Capas" para ilustrar o seu número 100. Os prêmios deverão ser tentadores.
• • •
A Gazeta Mercantil está de novo telefone: 253-9822.
• • •
A revista Visão publicará, em julho, pelo 12º ano consecutivo, sua edição "Os maiores da Construção - 80". Para divulgar, uma curiosíssima miniatura de telha acompanha a peça promocional.
• • •
A produtora Momento Filme Som informa que está trabalhando na criação e produção de diversos filmes comerciais para a De Millus (a famosa marca de lingerie), que marcarão a primeira investida deste anunciante nas mídias de televisão e cinema! E conta a Momento que ainda contratou o ator Iran Lima (ex-Art-Rio) e também Rick Ferreira.
• • •
Estes colunistas estão à procura de quem disponha de um aparelho de vídeo cassete no sistema de fitas VHS, para que possamos gravar os programas Propaganda e Mercado. Temos as fitas, mas não temos gravador. Ficaremos eternamente gratos.