Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/JUN/1980
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Amanhã, em Propaganda e Mercado, Carlos Pedrosa fala sobre o Múltiplo de Criação; Sérgio Rabelo diz por que deixou a propaganda; José Hugo Celidônio explica o boom das revistas de gastronomia, e Gislana Pessanha, gerente de marketing da L’Oréal fala sobre os efeitos da época de dificuldades financeiras no mercado de produtos de beleza. (TV Bandeirantes, Canal 7, às 14h30min).
E, se tudo funcionar bem com o telex, a Janela passa, a ser publicada, a partir deste domingo, também no Correio Brasiliense, além do Diário Popular e do Estado do Paraná.

Boa hora para a conta da Varig dar novos voos.

Há uma grande expectativa no mercado com o que possa acontecer com a conta publicitária da Varig/Cruzeiro.
Sabe-se que um dos grandes incentivadores da house-agency que as empresas mantém era Erik de Carvalho, que recentemente deixou a presidência do grupo. O outro incentivador, Adoniram Araújo, também agora se desliga da direção daquela house.
Além disto, comenta-se, a nova diretoria da empresa não anda vendo com bons olhos suas recentes campanhas publicitárias, visivelmente menos empolgantes que as da concorrência.
Nunca, nos últimos tempos, a Varig/Cruzeiro esteve tão vulnerável para receber assédios de hábeis solicitadores de agências independentes.

Quem defende a propaganda?

O Contran, Conselho Nacional de Trânsito, oficiou a Fiat para que tire do ar o filme da Fiat Europa, por entender que ele estimula a velocidade superior à permitida, e distorce o comportamento do motorista e do guarda rodoviário.
Das duas uma: ou o Contran não assistiu ao filme com cuidado ou nós não entendemos nada. Até onde nos lembramos, o Fiat não estava a mais de 80, e o guarda apenas teve a curiosidade de saber se o carro era importado. Qual é o mal nisso?
Há um mal, sim, que é o do Contran não haver encaminhado sua queixa através da Conar, para que o assunto pudesse ser mais bem debatido. E isto nos leva a uma segunda questão: se a propaganda tem a Conar para receber denúncias contra ela, de que órgão dispõe para se defender de arbitrariedades e incompreensões?

Brahma ataca na guerra dos refrigerantes

No próximo dia 1º de julho deverá começar a veiculação da campanha de lançamento do novo refrigerante da Brahma ­ Limão Brahma -, que irá substituir no mercado a antiga Soda Limonada Brahma.
A Brahma, aliás, está se expandindo não só no Brasil. Seus refrigerantes sabor guaraná, limão, tônica e laranja deverão ser lançados até o final deste ano na Nigéria, através de uma fábrica que já está sendo construída, em associação com o Grupo Cotia (que não é o mesmo da cooperativa agrícola). O lançamento dos produtos na Nigéria (cuja língua oficial é o Inglês) será feito pela Denison, em associação com a agência nigeriana Image Makers.

Três ajudam na plantação.

Começa no dia 20 de julho uma nova campanha do Ministério de Agricultura para incentivo ao plantio. Com esta campanha, o Ministério espera alcançar um aumento de pelo menos 10% em áreas plantadas no país.
Para conseguir este resultado, nada menos que as três agências que já atendem ao Ministério da Agricultura foram chamadas: a MPM, a Denison e a GBP-Grupo Brasileiro de Propaganda, de Brasília, que já trabalham juntas na campanha.

Lata de Coca-Cola não chega tão cedo no Brasil.

Não tem o menor fundamento a noticia de que a Coca-Cola estaria para lançar no Brasil o refrigerante em lata, segundo nos afirmou Boris Poluhoff, gerente de comunicações da empresa. De acordo com ele, inclusive não há projetos no sentido nem a curto, médio ou longo prazo.
A confusão parece ter surgido a partir da vinda do robô vestido de Coca-Cola, para promover o produto, mas com uma obvia forma de lata.

Nova produtora propõe novo esquema de contrato.

Ribeiro José Francisco e Paulo Sérgio Valle, os líderes da desaparecida produtora Zurana estão de novo firme no mercado de produção de jingles, com a Valle, Ribeiro & Associados Ltda.
O "associados", pelo que eles nos explicaram, se deve a uma nova proposta de trabalho: todos os criadores, produtores e congêneres que trabalharem com exclusividade para eles, terão participação proporcional ao volume de seu trabalho.
Ou seja, se algum tempo depois de expirado o prazo de concessão dos direitos de utilização de algum fonograma, o cliente quiser veiculá-lo novamente tudo o que a Valle, Ribeiro & Associados receber pelos novos direitos será dividido proporcionalmente por cada participante da gravação. Poderá não ser muita coisa, mas pelo menos será mais do que normalmente as produtoras pagam aos seus colaboradores.
A Ribeiro Valle está funcionando à Rua Alcindo Guanabara, 23/13º andar, com e telefone 262-8130.

Pelo Correio.

* Sentimo-nos orgulhosos por participar das festividades de comemoração do terceiro aniversário da Janela.
François Nebel, Labor Publicidade.
• "No dia 14 pp gostaria de estar dentro do vídeo, batendo mais uma taça.
Surgiu a oportunidade, e, pela primeira vez pude assistir "Propaganda e Mercado".
Pelo programa, e pelos três anos, em nome da Redinger & JG, Tin Tin PRA VOCÊS.
Luiz Redinger.
• "Parabéns por mais um aniversário da Janela Publicitaria et votos de crescente sucesso para o também excelente Propaganda e Mercado pt.
Luiz Fernando Veiga, Artplan.
• "Parabéns aos idealizadores do programa Propaganda et Mercado vg nova conquista no campo da comunicação,
Kleber Saboya, Editora Visão.
* "Parabéns procês pelos 3 anos do melhor colunismo publicitário, esse de vocês - da "Janela" - agora também na televisão. (Olha que eu sei que não é mole, não).
José Roberto Berni, Divisão & Engenho, Salvador, BA"

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A Norton-Rio conquistou as contas da Brasif (a empresa responsável pela duty-free shop do Galeão), e da Coral Transportadora, para o desenvolvimento no Brasil de sua vinícola argentina "Bodega Cavas e Weinert", produtora do vinho Carrascal
• • •
Contas também pegou a MPM: da empresa de ônibus Itapemirim, que era atendida por house-agency, e dos sucos Maísa (aqueles que estão assim de caju), que eram atendidos pela Micro.
• • •
A Campanha da Semana da Pátria deste ano foi entregue integralmente à Denison.
• • •
Paulo de Sá deixou a secretaria de redação da Revista Propaganda, que, passou a ser responsabilidade de Robério Júlio.
• • •
Ato bonito de Márcio Ramos, diretor da Labor (que nem sabe que esta nota seria publicada): ele ganhou na loteria 152 milhões, e distribuiu todo o prêmio para os funcionários de menor renda da agência.
• • •
Boris Poluhoff é o novo gerente de comunicações da Coca-Cola Indústrias Ltda.; no lugar, de Luiz César Martins, que transferiu-se para a área de promoções da Coca-Cola Refrescos, a fabricante dos produtos da empresa no Rio de Janeiro. Ainda no setor de marketing da Coca-Cola Indústrias, a nível nacional, Wesley Marine assumiu a gerência do produto Coca-Cola, Roberto Ambra a gerência das Fantas Laranja, Uva e Limão, e Rogério Herlin a do Guaraná Taí.
• • •
O novo ponto de encontro do almoço dos publicitários de Botafogo é o Restaurante Gosto Bom, na Rua Tereza Guimarães. Quando não querem impressionar clientes, os publicitários curtem mesmo é uma comidinha tipo caseira.
• • •
Há algum tempo, noticiamos a implantação da estrutura de marketing da Oxford, fabricante de tintas e vernizes pertencente ao grupo inglês Berger. Agora, sabemos que a conta foi entregue, após escolha entre várias agências, à Alcântara Machado, Periscinotto Comunicações, a Almap.
• • •
Já estão novamente abertas as inscrições para o Top de Marketing 80. As informações podem ser conseguida pelos telefones (01) 853-8044 e 881-7411.
• • •
A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro Inaugura sua sede própria no dia 03 de julho, no Palácio de Gênero Alimentícios do Rio de Janeiro. Vejam vocês que os gêneros alimentícios andam tão caros que agora são encontrados em palácios.
• • •
A Prefeitura de São Paulo oficializou a entrega de sua conta publicitária a apenas uma agência: a MPM/Casabranca.
• • •
A Casa do Desenho/Marketing House esta lançando para a Produtos Cosméticos do Brasil Ltda., fabricantes dos produtos SuperStar, as novas linhas .Jambet e Ebony.
• • •
A agência Setembro, tricampeã como Agência do Ano do Prêmio Colunistas de Minas Gerais, inaugura hoje sua nova sede, à Rua Alvarenga Peixoto, 1.441, em Belo Horizonte.
• • •
Já estão marcadas para encerrarem 5 de dezembro as inscrições para 21º International Broadcastlng Awards, o popular Festival de Hollywood. Maiores informações podem ser conseguidas com: 5.3115 Laurel Canyon Boulevard, North Hollywood, Califórnia 91607, USA. Este ano, o "general chairman" do Festival será Anthony D. Thomopoulos, que é nada menos que o presidente da ABC Enterteinment.
• • •
Vale dar o crédito a quem merece: o diretor do filme "Pesadelo", da Denison para o DNER, foi Clementi Portela, da Oficina de Cinema.