Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/AGO/1980
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


PROPAGANDA E MERCADO
Quem não assistir o programa Propaganda e Mercado este sábado, às 14h30min, na TV-Bandeirantes, vai perder Ziraldo Alves Pinto contando quais as providências que o Pasquim está tomando para se sobrepor à campanha terrorista de destruição de bancas de jornais; vai deixar de saber qual a explicação de Fredy Nabhan, diretor de RTVC da MPM, para o filme de Forum Ipanema ser igual ao comercial francês de Cacharel; e não vai ouvir de Paulo Giovanni o que ele pensa de ter um programa de rádio e ser empresário de propaganda. Enfim, quem não assistir Propaganda e Mercado var voltar segunda-feira pra agência completamente por fora do papo.

 

CCRJ emite nova declaração sobre o mercado Carioca

No momento em que acaba de completar 5 anos, o Clube de Criação do Rio de Janeiro julgou oportuno emitir uma declaração sobre as atuais tendências no Mercado Publicitário do Rio. A declaração foi amplamente aprovada pelos associados do Clube e, pela importância de seu conteúdo, a republicamos a seguir:
1. O Clube de Criação do Rio de Janeiro festeja seu quinto aniversário, neste Jantar de Confraternização, num momento extremamente difícil para a economia do nosso Estado. É preciso que se diga com toda a clareza e honestidade que o mercado do Rio está sofrendo um acelerado processo de esvaziamento. Negar esta verdade ou tentar minimizá-la em nada nos ajuda.
2. O modelo concentracionista que comanda as atividades produtivas no Brasil tem o dom de carregar tudo para São Paulo, inclusive as contas publicitárias mais importantes. Em consequência, o desemprego e a estagnação num sem número de agências e fornecedores aqui do Rio, entre fotógrafos, gráficos, fotoliteiros etc, já são uma realidade que ninguém de sã consciência pode ignorar. A situação é grave e não deve ser subestimada. Nenhum de nós está a salvo de novas demissões nos próximos meses.
3. Nesta hora de Insegurança, mais do que nunca, os profissionais da criação e de todas as demais áreas da indústria publicitária instalada no Rio precisam estar juntos, unidos, solidários, procurando conhecer de perto os mecanismos desta crise e tentando buscar as soluções que favoreçam o maior número possível de interessados.
4. Uma medida, desde logo, nos parece fundamental para se enfrentar as dificuldades: as contas do Rio devem ser atendidas no Rio. O atendimento ponte-aérea, além de duvidoso em termos de qualidade e eficiência, prejudica profundamente o nosso mercado. Toda uma Infra-estrutura profissional e industrial, montada no Rio em muitos anos de esforços, passa a ser ociosa. Os anunciantes do Rio precisam se conscientizar dos efeitos negativos desta transferência de trabalho para São Paulo. Ela não só tira recursos do Rio, como pode até representar um aumento real nos custos.
5. Outra posição que nos cabe defender é a do cumprimento da legislação em vigor regulando a propaganda. É urgente que a indústria publicitária faça alguma coisa para deter a onda dos anunciantes diretos. Esta prática, além de Ilegal, tende a acabar com o sistema de agências, jogando lá em baixo o nível de qualidade das peças publicitárias e reduzindo ainda mais o mercado de trabalho. É impressionante como as lideranças empresariais da propaganda pouco atuam no sentido de querer com força e decisão o respeito à lei de propaganda.
6. Quanto aos problemas salariais decorrentes da crise, não convém sermos Irrealistas e intransigentes, mas isto não implica aceitarmos de braços cruzados que as remunerações conquistadas com tanto trabalho e talento sejam bruscamente reduzidas sem uma negociação franca e leal. E todos os expedientes utilizados nesta área ao arrepio da lei devem ser denunciados para a defesa da nossa necessária valorização profissional e da própria ética da indústria publicitária.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A Garden está pegando parte da conta da Fabrimar, que também é atendida pela CBBA - Rio, como herança da Franco Paulino.
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A MPM Propaganda S A. acaba de ser agraciada com o prêmio máximo dos exportadores brasileiros, "Brasil Exporters", no grupo "menção honrosa, pela equipe que desenvolve um trabalho renovador e atuante no campo publicitário.
Pelos dados oficiais a MPM Propaganda, nos anos 1978-1979 colaborou decisivamente com a realidade nacional no que toca ao mercado exportação, orientando campanhas publicitárias que agiram como expressivos estímulos, ajudando o país a “exportar cada vez mais”.
Os senhores Vito Passera ­ Diretor e Geraldo Costa Lima ­ Coordenador Geral ambos da “lnternational Exporters and Importers" enviaram esta comunicação à empresa, arrolando outros contemplados com o mesmo prêmio entre os quais se encontram organizações da França, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos bem como algumas importantes empresas brasileiras.
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Ronaldo Nunes está produzindo e dirigindo para a Redinger & JG, um filme para os óculos Di Paolo que, segundo o Luiz, deverá entrar no ar no próximo mês.
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A promoção com que a Rede Brasil Sul homenageia os gaúchos honorários, de anual passará a ser realizada de dois em dois anos.
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O Anuário Brasileiro de Propaganda, tão procurado e não encontrado no Rio de Janeiro, pode ser finalmente conseguido na Escola de Propaganda e Marketing, que está vendendo a última edição pelo preço tabelado de 450 cruzeiros.
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Será lançada na próxima semana uma enorme campanha criada pela Almap para a Petrobrás e Conselho Nacional de Petróleo visando à economia de combustíveis e energia, em torno de produtos como óleo lubrificante, óleo diesel, combustível liquefeito de petróleo e diesel especial. A campanha será dirigida à mulher, ao caminhoneiro e ao industrial, através de anúncios em revistas femininas, de negócios e de automóveis, além de em todos os jornais do país, de spots de rádio e de outdoors.
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A Secretaria de Projetos Especiais, da Secom, apresenta hoje, às 14 horas, em Brasília, para a imprensa, a campanha "Independência somos todos nós", criada peIa Denison para comemoração da Semana da Pátria e que começa a ser veiculada no próximo dia 18 de agosto. Estes colunistas lá estarão.
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Falando em Brasília, cidade onde no dia 22 se realiza a entrega do Prêmio Colunistas regional, toma posse na próxima semana como presidente do Sindicato de Agências do Distrito Federal o publicitário Dario Mioto, diretor do Grupo Jovem.
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A MPM contratou Wilson Pereira da Nóbrega e Fernando Gerardó para ampliar ainda mais seu departamento de criação.
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O economista e escritor John Kenneth Galbraith, autor de "O Novo Estado Industrial", "A Sociedade Afluente" e do best-seller "A Era da Incerteza" fará uma palestra com o tema "Certezas e Incertezas da Economia", no auditório do Maksoud PIaza, dia 22, em São Paulo, naturalmente. Informações pelo telefone (011) 544-1168.
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O Grupo de Mídia do Rio realiza na próxima terça-feira, às 9:00 horas, na Escola de Propaganda e Marketing, sua reunião mensal. O GM lembra a todos que é imprescindível o comparecimento dos seus associados.
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A partir do dia 23, os telefones do IBOPE serão substituídos por números seriados, cujo comando será efetuado pelo número 283-6688. Outras noticias do IBOPE: a Rádio Del Rey FM é a mais nova assinante das Pesquisas IBOPE Rádio FM para o Grande Rio. • O programa Propaganda e Mercado que a TV Bandeirantes leva ao ar nos sábados, esta última semana deu 3.0 de audiência. • Segundo o levantamento sócio­econômico da empresa, 31,8% das famílias do Grande Rio possuem televisão.
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O Sindicato dos Publicitários do Rio já tem seu telefone ligado. Anotem o número que, segundo a Telerj, é o definitivo: 256-5545.
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De 13 a 15 de agosto será realizado, no Hotel Intercontinental, aqui no Rio, o I Simpósio Internacional de Gerência de Compras.
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O Grupo norte-americano Marriot inaugurou sua primeira lanchonete na Ilha do Governador, no Rio, e os planos da empresa preveem a instalação de uma rede de 50 lanchonetes nas principais cidades do país. A “fast food" é uma das principais atividades da Marriot desde 1927, ano em que foi criada. Logo em seguida, começou a fornecer refeições para o serviço de bordo das companhias aéreas. Além de atender a maioria das empresas aéreas que operam no Brasil a Marriot prepara cerca de 40 mil refeições diárias para as indústrias de São Paulo e Rio.
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O C.C.R.J. está recolhendo subsídios de todo o pessoal de criação e de outros setores da propaganda para o debate do dia 13, às 20:00 horas, na sede do Clube. Para quem ainda não sabe, o debate contará com a presença de editores de economia dos principais jornais cariocas, e representantes de algumas entidades do setor publícitário, para levantar as consequências da crise que o mercado esta enfrentando. Portanto, é só ligar para 259-2245 e dar a sua sugestão. O Clube agradece.
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A Wella vai inaugurar no próximo dia 11 um estúdio que funcionará como um centro de aprendizado e aperfeiçoamento das técnicas de tratamento de cabelo. A montagem deste estúdio foi feita seguindo os mesmos moldes do estúdio da Wella alemã.
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A Publitec acaba de conquistar a conta da HoneywelI Bull do Brasil S.A. que, de acordo com a agência paulista, é a segunda maior empresa em todo o mundo, nos sistemas de informática.