Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/SET/1980
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


PROPAGANDA E MERCADO
O programa Propaganda e Mercado deste sábado, às 13h30m, na TV-Bandeirantes­Rio, vai apresentar o gerente de promoções da Souza Cruz. Marçal Barcelos, que falará sobre as promoções que a empresa tem realizado para seus produtos. Magda Von Brixen, atendimento da Thompson, para o cliente De Beers, mostrará a sensual campanha que está sendo testada na Europa para vender diamantes. E ainda, em Propaganda e Mercado, depoimentos exclusivos de Paulo Roberto Lavrille e Luís Salles sobre as novas propostas dos sindicatos de agências e a participação do empresário de propaganda no processo político do país, durante a posse do primeiro, em solenidade na Bloch. E mais! Os supervisores de mídia da Salles, Ednaldo de Jesus, e da MPM, Carlos Azevedo, darão um aspecto geral sobre a atuação do mídia carioca neste nosso oscilante Estado. Propaganda e Mercado está entrando em seu quinto mês de sucesso e, a partir deste mês, está sendo exibido também em outros Estados. Não percam!

 

Ministério do Trabalho reabre o registro para o publicitário carioca.

Os profissionais que trabalham na propaganda carioca têm nova chance de conseguir seu registro profissional.
O Sindicato dos Publicitários do Município do Rio de Janeiro informa que, tomando por base a letra A do artigo 19 do Decreto-Lei nº 51.690/66, conseguiu a aprovação do Ministério do Trabalho para registrar os profissionais de publicidade que perderam o período de tempo de habilitação.
Quem já está trabalhando em publicidade, e não possui o registro de publicitário, deve dirigir-se imediatamente à Sede do Sindicato carioca, à Rua Assunção, 220 - Botafogo, das 14:00h às 18:00h, ou pelo telefone 286-5543, para obter maiores detalhes do processo. De qualquer maneira, é indispensável ao interessado:
a) apresentar uma declaração do empregador confirmando seus serviços prestados em regime regular e permanente. No caso de mídias, contatos, tráfegos, produtores etc., a declaração deve se referir a "funções técnicas nas quais estuda-se, executa-se e distribui-se propaganda". Para os criadores, pessoal de estúdio, desenho, fotografia, editores de RTV, a declaração constará como "exercer em caráter regular e permanente função artística na qual estuda-se e concebe-se propaganda".
b) ter Carteira de Trabalho e Previdência Social.
c) ser filiado ao Sindicato, o que mais do que compulsório deveria ser voluntário.
Segundo a lei, o registro profissional é obrigatório para quem trabalha em propaganda, e esta deverá ser a última oportunidade para quem não se registrou até 1966, ou não é formado em Faculdade de Comunicação.
Quem já trabalha em agência ou veículo, e está cursando Faculdade de Comunicação apenas para obter seu registro (para aprender alguma coisa da profissão acredito que não seria) pode agora abreviar sensivelmente seu processo.

Sindicato de Agências define função na propaganda (II).

Continuando com o levantamento de Códigos e Funções da Classe Publicitária, realizado pelo Sindicato de Agências do Rio de Janeiro, durante a gestão de João Moacir de Medeiros, publicamos hoje a relação correspondente ao setor de criação. Este levantamento, lembramos, é uma sugestão do SARJ para uma padronização da terminologia publicitária, a fim de facilitar estudos para a regulamentação da profissão.
- Diretor de Criação:
Dirige, supervisiona e coordena as atividades de todos os funcionários da área de Criação: Estúdio, Produção Gráfica, Tráfego, Produção Eletrônica e Laboratório Fotográfico. Junto com a Diretoria Geral da Agência, traça a política e a filosofia do Departamento de Criação.
- Supervisor de Criação (Grupo de Contas):
Supervisiona os trabalhos de um determinado Grupo de Contas, coordena os trabalhos de uma ou mais Duplas de Criação sendo responsável, junto ao Diretor de criação, pelo resultado desses trabalhos.
- Diretor da Arte:
Cuida da parte gráfica do anúncio ou peça publicitária (diagramação, fotos, escolha tipográfica). Junto com o Redator forma a Dupla de Criação que atende determinado numero de Contas. Conforme a capacidade e experiência poderá ser Senior, Júnior ou Assistente.
- Redator:
Encarregado de transmitir, por meio de palavras, a ideia criada junto com o Diretor de Arte, se anúncio, roteiro de comercial ou peça promocional com base no briefing passado pelo Atendimento, submetendo-a ao Supervisor de Criação ou Diretor de Criação. Como no caso anterior, de acordo com a experiência ou capacidade poderá estar situado no nível Senior, Júnior e Assistente.
- Revisor:
Responsável pela revisão geral (erros de ortografia ou de composição) de texto publicitário relativo a anúncios, folhetos, peças promocionais, etc, que saiam da Agência.
- Assistente de Revisão:
Funciona basicamente como assistente do Revisor, ajudando-o no desencargo de suas funções
(continua)

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Roberto Leal está se desligando da SGB, por ter recebido propostas irrecusáveis para partir para sua própria agência de propaganda, não só com a participação de um grupo brasileiro como de um internacional. Roberto não quis confirmar os comentários de que este grupo internacional seja a Grey Advertising, atualmente associada à SGB. No entanto, chegou a negar que suas ligações fossem com a Superpublicidade, house-agency do grupo Supergasbrás.
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 A Superpublicidade, aliás, está vivamente interessada em ampliar seus negócios. Sabe-se, por exemplo, que a empresa ofereceu uma proposta quase irrejeitável pelo passe de Maurice Cohen, que no último momento achou por bem não se afastar de todos os laços emotivos que vêm envolvendo sua carreira até vice-presidente da Standard Ogilvy & Mather.
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 Outra agência que sabemos estudando ampliar seus negócios é a MPM, através da abertura de uma agência subsidiária no Rio de Janeiro, para atender a novos clientes, conflitantes com os atuais. A nova agência surgiria -- e este é o debate do momento -- na MPM ou pela compra de uma outra agência carioca pequena, ou pelo deslocamento de alguns de seus 300 funcionários para uma agência de novo nome.
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 A Gang conquistou a conta de Helena Rubinstein que já ajudará a reforçar o escritório que a agência está montando no Rio, aos cuidados de Dílson Tavares. A Gang, não se esqueçam, é uma das 20 maiores agências brasileiras, ou melhor, a 18ª. no ranking nacional.
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 Outra grande agência paulista, a Novagência (15ª. no ranking nacional) acaba de abrir seu escritório no Rio, não só com a proposta de aprimorar o atendimento de seus clientes nesta praça como "desenvolver new business". Quem vai dirigir a filial da Novagência é José Carlos Sá (o Kaléco), e o endereço é Rua Macedo Sobrinho, 48, em Botafogo.
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 Não será surpresa se a Artplan estiver se preparando, com aquisição de estúdios e outros apetrechos, para produzir programas de televisão, a ser vendidos às emissoras brasileiras, E o primeiro deles, ao que consta, seria uma reedição do antigo e bem sucedido Noite de Gala, que consagrou Abraham Medina.
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No Próximo dia 23, às 15 horas, o secretário de Estado da Fazenda, Heitor Schiller, estará recepcionando, na sede daquela Secretaria, os principais executivos, anunciantes e veículos das agências cariocas, dirigentes de entidades, e imprensa especializada para o 1º Encontro para Análise do Mercado Publicitário do Rio de Janeiro, quando serão debatidas as principais queixas dos vários setores da propaganda carioca. Quem estiver chegando agora ao Rio, e ler as seis notas iniciais deste Brainstorming, nem vai acreditar que estas queixas possam existir.
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 A GFM/Propeg passou a atender, em São Paulo, as contas da Bruck (importadora de produtos alimentícios e bebidas), Baccos (rede de lojas de iguarias), Ícone (indústria de bebidas que produz o ótimo uísque Catto's) e Aratú Seguros.
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O Grupo de Mídia do Rio convoca seus sócios para, no próximo dia 23, às 9:00hs, na ESPM, participar da eleição do novo Comitê e da renovação do Conselho.
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Quando demos a nota de que entrou para a Denison o ilustrador Juremy Cavalieri Primo, esquecemos de dizer que ele entrou no lugar de Alberto Garcia, que lá ficara 2 anos e 7 meses. O cargo de lustrador tem uma tremenda tradição na Denison. Antes de Alberto, lá estivera o excelente Flávio Collin (grande desenhista de quadrinhos). Alberto foi um dos fundadores do Clube dos Ilustradores se Brasil, e hoje atua em free-lances.
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A Labor comunica seu novo telefone - 233-4574 - enviando um telefonezinho de plástico com seu novo número já no disco. Boa bolação.
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Mudou o endereço do coquetel de hoje do lançamento da revista Negócios & Economia, publicação que começa com 10 mil de tiragem, e na qual iniciaremos uma coluna sobre o mercado. A festa será às 19:30hs à Rua Barão de São Francisco, 322 - Vila Isabel - no Buffet Classe A. Quem convida é o conhecido Sérgio Grossi.
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A MPM esta enviando para as secretárias de clientes, fornecedores e amigos uma bolsinha plástica de maquilagem (sem a maquilagem dentro, é claro) com a griffe "mpm" impressa. Brinde do Dia das Secretárias.
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Maurice Cohen, que além de africano (egípcio) é muito viajado, nos tenta explicar e justificar em parte a ideia da Royal Air Marroc ter enviado chá de menta (mesmo que a conta não seja dele). Segundo ele, os conterrâneos (e Marrocos também é na África, não se esqueçam), oferecem aos convivas chás de menta ao final das refeições, por seu efeito digestivo. Mas na forma de saquinho de chá inglês, para tomar em comemoração, never!