Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 07/NOV/1980
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Pronto o 3º Encontro Nacional de Criação.

O 3º Encontro Nacional de Criação Publicitária vai ser realizado de 27 a 30 de novembro, no Hotel Fazenda lpê Amarelo, a 20 minutos de Belo Horizonte.
O Encontro terá como tema central a "valorização dos mercados regionais" e vai mobilizar a participação dos profissionais de todo o país.
A taxa de inscrição será de Cr$ 2.500,00, com direito a três dias de hotel e três refeições por dia. Para quem não quiser ficar no hotel a taxa de inscrição será de Cr$ 1.200,00, refeições à parte. E estudante paga só Cr$ 1.000,00, também, sem direito a hotel e refeições.
Para se inscrever e pagar a taxa de inscrição, os interessados devem mandar um cheque visado, em nome do Clube de Criação de Minas, através do Correio, endereçado para: Clube de Criação de Minas A/C Ronald Andrade, Rua Leopoldina, 260, Santo Antônio, Belo Horizonte, Minas Gerais.
O Ipê Amarelo Hotel Fazenda fica na BR-040, numa região extremamente bonita, já bem perto de Belo Horizonte, Tem um centro de convenções estruturado para encontros ou conclaves com um número não muito grande de participantes.
O hotel comporta apenas 100 hóspedes. Por isso mesmo, é conveniente que os profissionais que vão participar do Encontro garantam suas vagas no hotel fazendo suas reservas o mais urgente possível. Os interessados podem ligar para (031) 223-3644 e falar com Ronald Andrade ou Zilda Carvalho, se quiserem mais informações.
A intenção do Conselho Nacional dos Clubes de Criação é fazer um encontro mais compacto que os dois anteriores, com a presença de cerca de 150 pessoas de Belo Horizonte e de todo o país. O hotel, por suas próprias características de hotel-fazenda, provavelmente vai permitir uma confraternização mais calorosa que a dos Encontros do Rio e de São Paulo. No Ipê Amarelo, depois dos trabalhos, em vez de se dispersar em vários rumos, o pessoal vai ter condições de juntar e se divertir ali mesmo, curtindo muito mais o lugar.
O tema geral do 3º Encontro é a valorização dos mercados regionais. Haverá 5 grandes debates de plenário e 7 comissões de estudo funcionando em pequenos auditórios.
Debates: 1) O concentracionismo econômico e os mercados regionais: 2) Produção eletrônica. A qualidade em função dos custos; 3) Por uma política de reserva de mercado para a indústria cultural brasileira; 4) Criação e liberdade de expressão (este debate com a participação de escritores ligados direta ou indiretamente à propaganda); 5) A TV como mercado alternativo para o profissional de criação.
Comissões de estudo: 1) O profissional de criação e a regulamentação da profissão; 2) Ensino, estágio e formação profissional; 3) A realidade da produção gráfica no mercado brasileiro; 4) O profissional de estúdio e seus problemas; 5) Custos de produção nos mercados regionais; 6) O profissional de criação e a defesa do consumidor; 7) Propaganda e meio ambiente.

Propaganda e Mercado

Propaganda e Mercado continua sendo apresentado aos sábados, às cinco para o meio­dia, na TV-Bandeirantes-Rio, por estes colunistas. Esta semana, o programa entrevistará Waldemar Costa, vice-presidente da Cofrelar e João Guilherme Ribeiro, diretor da Redinger & JG, que falarão sobre caderneta de poupança; Ricardo Galletti, redator da Artplan, contará como foi a criação do filme do Palhaço Preto, a promoção da Bandeirantes para o Natal das crianças pobres; e José Roberto Penteado, diretor da Escola de Propaganda e Marketing, dirá o que pensa do ensino de propaganda no Brasil. Este sábado, às 11h55min.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A Standard-Rio acaba de conquistar a conta da Cimento Portland. E a agência também contratou, para o seu departamento de atendimento, Ricardo Cid (ex-DPZ). Ricardo, como sugere o sobrenome, é filho de Abelardo Cid, o publicitário que mais entende de Souza Cruz e de propaganda de cigarro no Brasil. Se o filho do peixe peixinho for, a Standard está feita.
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Estarrecedora a manhã da última terça-feira, lendo-se no jornal que um novo presidente assumira as Lojas Brasileiras, com a intenção de reduzir a propaganda da empresa, e com declarações de que "propaganda é só para tornar a loja conhecida e depois se põe o burro para descansar, na sombra", Na Thompson, agência que atende a conta das Lojas Brasileiras, a expectativa pelo desenrolar dos acontecimentos era o que apenas se podia perceber. De qualquer maneira, se se confirmarem as declarações de Goldfarb, esta pode ser uma das grandes oportunidades para as Lojas Americanas, e que não deve ser desperdiçada pela CBBA-Rio, sua agência. Concorrente que não anuncia é a melhor coisa que uma empresa pode desejar.
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A Thompson-Rio, no entanto, tem uma notícia gostosa: pegou a conta da Embaré, fabricante de doces de leite deliciosos.
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Deverá ficar entre 240 e 260 milhões de cruzeiros a verba publicitária para o lançamento nacional do carnê patrocinado pela CBF. Na Confederação, quem está como o responsável pelo desenvolvimento de todo o processo é Rogério Behring, que era da Artplan, uma das agências encarregadas da conta, num consórcio com a Salles.
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Na Salles, Jacob Cajaiba assumiu a supervisão de criação, em lugar de Nelson Salles, que está em viagem para a Espanha.
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E na SGB, Pedro Galvão assumiu esta semana o cargo de Diretor de Criação da agência, prometendo algumas contratações para breve.
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A baiana DM-9 já não está mais com a conta de criação da Monark, que passou a ser responsabilidade da própria Comando, house-agency da empresa.
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Bastante ousadinho o outdoor da Du Loren, em que mãos masculinas tiram a roupa de uma mulher deitada, deixando-a com apenas os produtos daquele anunciante. Vamos ver o que as feministas dirão a respeito.
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Roberto Duailibi será o único brasileiro a participar este ano da reunião da Four A's - American Association of Advertising Agencies, de 12 a 14 de novembro próximos, em Chicago. Roberto falará sobre "Tendências Criativas na América Latina". Alias, é interessante citar que, realmente, os diretores da DPZ praticam a filosofia que ser dono de agência deve servir mais para poder se divertir do que para se matar trabalhando atrás só de dinheiro. Todos eles vivem passeando e curtindo pelo Brasil e pelo mundo: Duailibi fazendo palestras, Petit e Zaragoza, exposições. Isto, sem que a DPZ deixe de ser uma das maiores e melhores agências do país. Eles estarão errados?
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Alexandre Pinto de Gusmão, ex­Cetesb, assumiu a Gerência de Serviços de Marketing-SP da Rede Globo.
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A Estamparia Liberty é o mais recente cliente da Redinger & JG. E segundo Luiz Redinger; quem solicitou a conta foi José Luís Sanches, o sócio da agência que cuida da administração financeira. Em agência pequena, ninguém pode perder tempo.
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Está sendo testado em Campinas um comercial tendo como apresentador Ibrahim Sued, para o filtro de coar café Sistema Basket Itamaraty, do Grupo J. Marino. A campanha é da Genus Zero, e brevemente estará em outras praças do Brasil.
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Mauro Jordão, ex-diretor comercial de Noticiário da Moda, é o novo Diretor de Atendimento da Lapix Propaganda, agência paulista especializada em moda.
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A conta da Cobra-Computadores Brasileiros está agora na Novagência, que recentemente abriu escritórios no Rio. Só que, quando a conta era da SGB, a criação dos anúncios da Cobra era feita aqui no Rio mesmo. Já agora, na Novagência...
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Murilo Coutinho, presidente do Sindicato dos Publicitários do Rio, assumiu o atendimento nacional da revista Negócios & Economia, editada pela GMG. Para o comercial da revista também entraram Jorge Soares e Sheila Mair.
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Mais um prêmio na Propaganda Brasileira: agora, patrocinado pela revista Meio & Mensagem, para profissionais, agências etc: o Prêmio Caboré.
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O comercial dos 20 anos da Casas Sendas foi o mais lembrado do mês de setembro último (dias 10 a 28) no Rio de Janeiro, com 22,6 pontos, segundo levantamento do IPPM. Em segundo lugar, com 20,7 pontos, ficou o comercial da Bombril. A seguir vieram os da Casas da Banha (12,2), Coca-Cola (10,6), Advance (8,1), US Top (7,3), Melissa (6,6), Hollywood (6,0) e Taí (3,9), só para citar os dez primeiros. Curioso é que, desses dez, o da Melissa foi criado por uma agência mineira, a Setembro, tendo o mesmo comercial ficado em sétimo lugar em São Paulo.
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A Associação Brasileira das Empresas Comerciais Exportadoras montará uma réplica de uma sala de operações de trading-company, com 510m2, na Brazil Export-80, que se inaugura em São Paulo, no próximo dia 14. O pavilhão também abrigará representantes das 68 empresas associadas à entidade.
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A Codecri está lançando o livro "Na república de primeiro de abril", de Paulo Celso Rangel, no qual os principais personagens são publicitários, que trabalham numa agência chamada PUM-Publicidade & Marketing, cujo presidente, de nome Geraldão, segundo o release, ficou famoso no meio publicitário pela frase clássica "Ganhar dinheiro é um grande ideal". Pode ser uma leitura interessante.