Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/NOV/1980
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


ABM define seus Destaques de Marketing 80.

A ABM-Associação Brasileira de Marketing -- que empossou seu novo presidente, Ruy Schneider, esta semana --, já tem definidos os nomes das empresas vencedoras dos Destaques de Marketing de 1980, que receberão seus diplomas e troféus no próximo dia 15 de dezembro, em solenidade no Hotel Intercontinental.
As empresas foram escolhidas, segundo critério de observação de desempenho, pela própria diretoria da ABM, a partir de Indicações colhidas no mercado. As empresas selecionadas foram as seguintes:
* Mérito: Desenvolvimento dos carros nacionais a álcool - Anfavea (Agência: Caio Domingues).
* Destaque especial da ABM do Paraná: Volvo.
* Produtos para Indústria e Comércio: Brindes Pombo.
* Internacional: Brahma (Agência: Denison).
* Artigos para o lar: Liptol.
* Artigos de higiene: Pasta de dente Sensodyne.
* Artigos de uso pessoal: Sandálias Melissa, da Grendene. (Agência: Setembro).
* Vestuário: Malhas Hering (Agência: Denison).
* Turismo: Empresa Pernambucana de Turismo.
* Merchandising: Jaffé.
* Transporte Aéreo: Varig.
* Varejo: Casas Pernambucanas (Agência: MPM).

Ibope bate recorde de agências assinantes.

- Os tempos de crise levam a que agências de propaganda se preocupem mais com as aplicações das verbas dos clientes, e por isso utilizem ainda mais e melhor os recursos das pesquisas de audiência.
Esta afirmativa foi feita por Ignácio Machado, gerente de marketing do IBOPE - Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, durante uma palestra realizada esta semana na Universidade Federal do Rio de Janeiro, quando procurou justificar o expressivo fato de que, em outubro de 1980, chegou a 71 o número de agências assinantes dos estudos de audiência de televisão e rádio daquele Instituto, correspondendo a um aumento de 62% em relação ao ano anterior.
Após prever que até julho de 1981 aquele número chegue a 100, Ignácio Machado também comentou que grande parte destas agências são de fora do eixo Rio-S. Paulo, "o que demonstra não só o amadurecimento empresarial daqueles mercados, como a nova situação de muitos dos clientes das agências regionais que passaram a se expandir como anunciantes nacionais".
As mais recentes agências a se filiarem ao IBOPE foram a Publivar, Símbolo e Escala de Porto Alegre; Opus e Exclam de Curitiba; e A.B. Corrêa, de Goiânia.

Propaganda e Mercado

O profissional de atendimento deveria cursar uma Faculdade de Comunicação? No atual contexto sócio-econômico, é mais negócio para o consumidor poupar ou comprar? Os homens de marketing influenciam o Governo em suas decisões econômicas? Qual o segredo do sucesso de vendas das sandálias Melissa que já atingiram 40 milhões de pares vendidos no Brasil?
Estas e outras perguntas estão respondidas no programa Propaganda e Mercado deste sábado, na TV Bandeirantes, Canal 7 às cinco para o meio-dia. Estes colunistas estarão entrevistando Ronaldo Marques, supervisor de grupo de contas da J. W. Thompson; Ruy Schneider, presidente da ABM e vice-presidente do Banco Brascan; e Almir Salles e Francisco Bastos, diretores da Setembro Propaganda. Não percam.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

O secretário de Estado da Fazenda, Heitor Schiller, convidou a imprensa, várias autoridades estaduais e municipais, e alguns donos de agências de Propaganda do Rio de Janeiro para, em coquetel na sede daquela secretaria, homenagear a Aroldo Araújo Propaganda e seus clientes. Segundo release de Aroldo. a agência seria homenageada por Schiller "porque nos identificamos com seus ideais, com sua luta e seu amor pelo Rio".
• • •
A Escola de Propaganda e Marketing e a ADVB promovem, no próximo dia 2 de dezembro, às 19 horas, com entrada franca, a exibição dos audio-visuais preparados pelos ganhadores do Top de Marketing de 1980.
• • •
Hector Brenner, vice-presidente da Denison, informa que completou "com pleno sucesso" o trabalho em favor do sistema de Livre Iniciativa a que se propôs fazer ao longo do ano. Não entendemos uma campanha como essa acabar. Será que não há mais problemas para a livre iniciativa?
• • •
A edição Produtos e Produtores do Dirigente Rural, editado pelo Grupo Visão, completa dez anos, numa edição que tem seu fechamento publicitário no próximo dia 1º.
• • •
A Genus Zero, de São Paulo, que conquistou a conta da Fernando Alencar Pinto S/A, empresa fabricante dos produtos Bom Clima, e já devendo a campanha entrar no ar em São Paulo e Rio, até o final deste mês.
• • •
Dia 2 de dezembro, às 20h30min., no Maksoud Plaza, em São Paulo, será entregue o Prêmio Opinião Pública aos profissionais de relações públicas que se responsabilizaram por trabalhos considerados relevantes, por um júri constituído pelo Conselho Regional de Profissionais de RP, que instituiu o Prêmio em âmbito nacional. Para a solenidade da entrega dos prêmios, os interessados podem solicitar adesões pelos telefones (021) 259-0061 ou 259-0214.
• • •
Sônia Gadelha foi contratada pela SGB para atuar em duas áreas: novos negócios e relações públicas.
• • •
A Brastel, cliente da Labor, estará inaugurando dia 24 mais uma loja, agora em Macaé.
• • •
A Esquire, a partir do dia 22, terá novos telefones. Anotem ai: 551-5442 e 551-7797.
• • •
E a Dinâmica de Comunicação também: 551-7348 e 551-5948.
• • •
A agência do Aroldo Araújo fez a adaptação da programação visual criada pela Fokker internacional, para a empresa aqui no Brasil. Desde os papéis de carta, de releases, envelopes etc, até pastas de plástico e adesivo. E tudo com muito bom gosto.