Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/DEZ/1980
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Ministro cumprimenta publicitários

O ministro Said Farhat não se esqueceu da classe publicitária no Dia Mundial da Propaganda e enviou ao Presidente da Associação Brasileira de Propaganda, Edeson Coelho, o seguinte telegrama:

Edeson Coelho
Presidente ABP - Associação Brasileira de Propaganda
Av. Ataulfo de Paiva, 1.079 ­ conj. 1.003 - Rio de Janeiro – RJ.
No Dia Mundial da Propaganda, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, associando-se às manifestações que celebram a vocação e a competência dos publicitários brasileiros, tem a grata satisfação de expressar o seu reconhecimento ao trabalho, esforço e dedicação de quantos contribuem para o desenvolvimento da propaganda - um dos pilares da comunicação social.
São inegáveis os serviços prestados à nossa sociedade pela propaganda, ao interpretar, comunicar, congregar e conquistar, seja no campo amplo e fecundo da publicidade comercial, seja no espaço igualmente largo e fértil da propaganda oficial.
Ela constitui o elo de ligação, tão necessário, entre produtores e consumidores, entre o governo e a nação, entre as instituições e o seu público. Tudo de forma simples, direta, numa relação de causa e efeito ao mesmo tempo próxima, realista e direta.
O Dia Mundial da Propaganda consagra o papel não apenas de uma filosofia, mas de uma doutrina que se coloca, na esfera da comunicação social, a serviço dos governos e dos povos, exaltando a dimensão e a importância de suas técnicas.
A propaganda ajusta-se a todos os modelos com ética e grandeza. No caso brasileiro, os seus padrões estão intimamente associados à nossa cultura, às nossas tradições, aos nossos costumes e às nossas aspirações.
Quero, portanto, cumprimentar nesta data os operosos profissionais que, identificados com os sentimentos e valores da nacionalidade, colaboram, graças à sua capacitação técnica e à sua formação humanística, para o engrandecimento de nossa pátria. Que utilizam a propaganda como forma de encurtar a distância entre o sonho e a realidade, como instrumento de aproximação, compreensão e entendimento entre os seres humanos.
Brasília, 4 de dezembro de 1980.
SAID FARHAT

CBBA cria divisão de agromarketing.

"A prioridade que o Governo está dando à Agricultura e as grandes transformações de nossa economia, a partir da substituição do petróleo pelas biomassas, autorizam prever que este setor será, nos próximos anos, um dos mais dinâmicos.
Torna-se, assim, cada vez mais necessário conhecermos o consumidor dos chamados produtos rurais -- insumos agrícolas, produtos veterinários, equipamentos e implementos agrícolas, silos, serviços bancários, seguro rural, e toda uma série extensíssima de produtos e serviços.
O Marketing rural e a comunicação rural ainda estão longe de definir adequadamente o universo do chamado homem do campo, seus hábitos, seu comportamento, suas necessidades, sua linguagem, seu perfil psicográfico.
Este é um universo complexo, com importantes segmentações geográficas, sociais e econômicas, que não podem ser definitivas genericamente. Tanto em termos de marketing como de comunicação é necessário muitas vezes segmentar e compatibilizar, harmonizando as mensagens em um todo coerente lógico racional e emocionalmente.
Por tudo isso, a CBBA achou que deveria criar uma estrutura especial voltada para o marketing e a comunicação rural e para o consumidor de produtos rurais. Daí resultou a criação da Divisão de Agromarketing da CBBA. Através de pesquisas próprias e levantamento de estudos e dados das múltiplas organizações voltadas para o assunto, a Divisão de Agromarketing da CBBA está realizando amplo estudo do universo do homem do campo e da melhor maneira de atingi-lo em termos de mensagem e técnicas de comunicação bem como em termos de mídia. A CBBA já vem desenvolvendo intensa atividade no setor, através do atendimento da linha veterinária da Bayer.
A criação da Divisão de Agromarketing viabilizará a coordenação de outras empresas voltadas para o consumidor rural, no sentido de mobilizar mais os recursos e de dar mais amplitude e, profundidade a esses estudos."
O texto acima foi reproduzido do jornal da agência CBBA, nº 3 ­ novembro/80.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

O Ministro Camilo Pena já confirmou sua presença na solenidade de entrega dos troféus "Mérito" e "Destaques de Marketing 1980", concedido pela Associação Brasileira de Marketing às empresas que, por um produto ou serviço específico ou pelo conjunto de sua atuação de marketing, mais se destacaram em suas respectivas áreas de atuação. Este ano, o Mérito de Marketing será entregue a ANFAVEA - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores que estará representada pelo empresário Mário Garnero.
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Concorridíssimo o jantar que a ABP está promovendo para o próximo dia 17, no Canecão, com show da cantora Simone. Quem quiser participar deve adquirir rapidamente seu convite, pois, do contrário, corre grande risco de não conseguir mais lugar. Informações com a Leila, da ABP (233-1197 e 233-1492) ou diretamente em sua sede própria, na Av. Rio Branco, 14 - 17º andar.
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A Antártica, através da agência Progress, já acertou com a Samello ceder todos os seus materiais promocionais para o lançamento do sapato Brasileirinho, depois de ver o sucesso que foi o lançamento do Coca-Line,
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A GTM&C conquistou mais uma grande conta: Minasa S/A - Industrialização de Milho e Óleos Vegetais, segundo maior industrializador de milho do País.
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O Clube de Criação do Rio está convidando seus sócios para o habitual almoço de confraternização de final de ano. O encontro, que se estenderá por todo o dia 10 de janeiro, será no Pontal Campestre Country Club e o preço é de 500 pratas por pessoa, Dá para levar a família toda.
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E no dia 15 deste mês, o cine-clube do Clube de Criação vai exibir, às 20 horas, no auditório do IBAM, em Botafogo, uma série de curtas brasileiros premiados. Logo após aquela exibição, Pedro Galvão, Carlos Pedrosa e Ronaldo Conde darão inicio a um debate sobre o II Encontro Nacional de Criação Publicitária, recentemente ocorrido lá em Minas Gerais.
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A Bota Topper seleção, que será usada em todos os jogos da CBF nos próximos três anos, é de criação de Hector Tortolano, da Integral Propaganda, que atende a conta promocional da Topper.
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A Vecchi, que aliás esta caprichando muitíssimo em suas edições, irá lançar a revista Pais Modernos, que pretende ser uma revista prática e objetiva para um público leitor moderno, preocupado em dar à família, em todos os campos, condições competíveis com os tempos atuais.
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A produtora O & M, de Otavio Augusto e Moura Braga acaba de faturar o prêmio Armando Viller, da Associação Mineira de Propaganda e do Clube do Rádio, lá de Belô. O jingle foi o "manda brasa" criado para o Supermercado Manda Brasa, uai.