Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/JAN/1981
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Propaganda e Mercado escolhe os dez melhores comerciais de 1980.

O programa Propaganda e Mercado apresentou, na última semana, os dez comerciais que a produção do programa considerou os melhores entre os veiculados em 1980 na TV­Bandeirantes-Rio. No julgamento destes comerciais, levou-se em conta os cuidados de produção, direção, montagem, atuação dos atores e originalidade da ideia, principalmente.
Estes dez comerciais estarão concorrendo automaticamente ao Prêmio Colunistas versão nacional, inscritos por Marcio Ehrlich, jurado da premiação. As agências responsáveis, por favor, procurem estes colunistas para fornecer as respectivas fichas técnicas e uma cópia do comercial.
Estes foram os filmes selecionados, identificados pelo produto anunciado e pelo nome oficial do comercial:
• Madrigal - "Telescópio".
• Modess - "Amarelinha".
• Toalhas Artex - "Enxuga, enxuga".
• Calças US Top - "Salvador ­ ginga Brasil".
• TV Philips - "Circo na Sala".
• Sul América de seguros - "Barco".
• Steinheger Becosa - "Danusa".
• Shell álcool - "Confiança".
• Cigarros Carlton - "Barril".
• Conga Allcolor - "Windsurf".

Prêmio Colunistas define sete regionais.

Já estão definidas as datas para os julgamentos regionais do 14º Prêmio Colunistas (é colunistas, mesmo, com "s" no final, apesar de a revisão da TRIBUNA não deixar passar nunca essa letra). Todas as peças premiadas com medalha de ouro nestas regionais estarão automaticamente classificadas para o julgamento nacional do Prêmio Colunistas, que acontecerá em fins de fevereiro. Serão as seguintes as regionais do Colunistas com os respectivos jurados.
Brasília (31/1): Fernando Vasconcelos, Laerte Martins e Marcio Ehrlich.
Fortaleza (31/1): Nivaldo Rangel, Juvenal Azevedo, José Cláudio Maluf e Jomar Pereira da Silva.
Belo Horizonte (31/1): Edison Zenóbio, Tácio Feitosa e José Roberto Penteado.
Salvador (7/2): Fernando Vasconcelos, Tácio Feitosa e José Cláudio Maluf.
Porto Alegre (7/2): Laerte Martins, Jomar Pereira da Silva e Marcio Ehrlich.
Recife (14/2): José Cláudio Maluf, Juvenal Azevedo e Marcio Ehrlich.
Curitiba (14/2): Fernando Vasconcelos, José Roberto Penteado e Jomar Pereira da Silva.
As agências que possuem filiais, sucursais ou representantes nestes estados podem já avisá-los do julgamento.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• Resolvida finalmente a concorrência para a conta do Governo do Distrito Federal, e que movimentou toda a propaganda brasileira. Foi escolhido o consórcio formado pela Denison, GBP e Atual.
• É realmente de se lamentar a notícia de que a Seagram esteja mudando sua sede para São Paulo. Não só perde a economia do Estado do Rio de Janeiro com um todo, mas particularmente o mercado publicitário; já que o atendimento da conta, assim como as emissões de autorizações para os veículos, passarão a ser efetuados na capital paulista.
• A Esquire está com três novas contas: a parte de novos produtos da Henkel, um futuro lançamento das confecções masculinas Vila Romana, e os famosos calçados ortopédicos Dr. Scholl, que estavam na Pubblicità, desde que esta agência absorveu, ano passado, os clientes da extinta CosCom Grant.
• A Caderneta de Poupança Letra, que já não tem mais como gerente de marketing Armando K'Furi, deixou de ser cliente da Propaganda Professa, onde estava desde que a agência foi fundada por Jorge Maranhão e Luiz Carlos Lopes da Silva, egressos (todos) da Aroldo Araújo.
• Os Fogões Continental (Fundição Brasil) estão agora como clientes da DPZ, após deixarem a Norton e realizarem a concorrência de praxe.
• A Artplan quer contratar, com urgência, uma ou até duas duplas de criação, já formadas ou não, de primeiro time. Os interessados podem se comunicar hoje mesmo com Marco Antônio Rocha, diretor de criação da agência, pelo telefone 288-1472.
• Fernando Verissimo foi contratado pela Lintas para o atendimento da Castrol, empresa, aliás, na qual Rosauro Zambrano não está mais como Coordenador de Publicidade.
• Luís Redinger, diretor da Redinger & JG, já esta em franca recuperação - e aos poucos voltando à agência, após o violento acidente sofrido com sua Honda CB-400 na Av. das Américas.
• A Novagência fechou o ano de 1980 conquistando a conta da Massey Ferguson Perkins – Divisão de Assuntos Institucionais.
• O cobiçado prêmio Jeca Tatu - que a CBBA oferece à peça publicitária que melhor utilize a linguagem e os valores culturais brasileiros - dará este ano 100 mil cruzeiros aos criadores vencedores. As inscrições no Rio poderão ser feitas até o dia 26 de fevereiro próximo na CBBA-Rio, à Rua da Alfândega, 27/2º andar, com Jomar Pereira da Silva, tanto pelas agências, anunciantes, produtoras ou profissionais responsáveis pelos trabalhos. Praticamente, qualquer trabalho publicitário pode ser inscrito. Até agora, ganharam o Jeca Tatu a Almap (1979) e a GFM/Propeg (1980).
• Roberto Leal comunica que a Universal & Grey obteve as contas da SCl - Sistemas, Computação e Informáticas (Rio) e Revlon (São Paulo).
• Publicitários al mare: o que mais se comentava na última festa da Standard, dia 29, é que Maurice Cohen, vice-presidente da agência, agora passa os dias pensando em sua nova lancha de 18 pés e 70 HPs, a "Nuni" (apelido familiar de Maurice), com a qual ele tem passado todos os últimos fins de semana e feriados. O mar, aliás, tem atraído muitos publicitários. Outra novidade, por exemplo, é Abelardo Cid; da MPM, que tem sido visto treinando arduamente manobras em sua nova prancha de windsurf. Breve, Cid estará tão em forma quanto dizem que está Jorge Giganti, diretor de marketing da Coca-Cola, considerado uma verdadeira "fera" do surfe a vela.
• Otto Hans Pajunk deixou a mídia da McCann Erickson. A McCann aproveita e reformula sua mídia, informando que pretende, inclusive, contratar um assistente de mídia. Os interessados devem procurar Daniel Barbará, pelo telefone: 291-1221.
• Os paulistas que nos desculpem, mas a propaganda culpada foi criada lá mesmo, em São Paulo. É que a nova piada que está correndo nos meios publicitários cariocas é a mais recente definição de "paulista", e que reproduzimos, obviamente atenuada, aqui: Paulista é um sujeito que nem consegue repetir "é mais do que pneu, é pneu com aço, é pneuaço".
• A Janela apoia o esforço que o Clube de Criação vem fazendo no sentido de levantar o moral dos profissionais de propaganda no Rio de Janeiro. Esta promoção do "Prêmio Eleições Diretas" que começa a se definir, pode ser uma saída muito interessante. Vamos aguardar maiores detalhes.