Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/OUT/1981
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Quem diria, Fittipaldi acabou de bicicleta.

Depois de passar vários Grand Prix sem patrocinador e sequer se classificar para entrar nas pistas, a Equipe Fittipaldi está vislumbrando um reflexo de esperança no novo patrocínio que surge das bicicletas Caloi.
Como é de se esperar, a própria Caloi deverá aproveitar, em suas futuras campanhas publicitárias, o conceito firmado pela Escuderie Fittipaldi. Por isso é que damos aqui, inteiramente grátis, uma sugestão da equipe de criação da Janela para o futuro slogan das campanhas da Caloi.
"Suba numa Caloi e sinta todas as emoções de correr até mais que o Fittipaldi".

House-agency das Sendas sai em dezembro. Só falta é saber quem vai com ela.

A partir de 1º de dezembro, a Casas Sendas já deverá estar autorizando suas veiculações em televisão através da Casa Propaganda, house-agency da empresa, e que provavelmente funcionará na Tijuca, onde se situava o escritório central do Mar e Terra, rede de supermercados comprados pela Sendas.
A informação é do Paulo Giovanni, com cuja agência a Sendas ainda deverá manter relacionamento, deixando com ela toda a veiculação de rádio e parte da mídia impressa.
Quem cuidará da criação das Sendas ainda não está definido, conforme me garantiu Carlos Henrique, gerente de propaganda deste anunciante, e um dos prováveis futuros diretores da Casa. No entanto Paulo Giovanni chegou a nos informar que sua agência será também responsável, junto com a Casa, pela criação, não só das peças de rádio, como as de mídias impressas e televisão, como em uma assessoria. O diretor da Paulo Giovanni Publicidade, inclusive, descartou completamente a hipótese de que sua agência e a house-agency da Sendas tenham qualquer vinculação acionária de uma ou outra parte.
Tudo isto, porém, ainda enfrentará um período de 45 dias de acertos e negociações, envolvendo as três partes interessadas: a Sendas, a Paulo Giovanni e a MPM Propaganda – que recebeu dia 1º de outubro último o aviso prévio legal de 60 dias.
Como em qualquer negócio envolvendo forças tão poderosas (a verba da Sendas, ano passado, segundo levantamento Meio & Mensagem, foi de Cr$ 165 milhões), tudo poderá acabar completamente diferente do que nossos próprios entrevistados imaginavam. Em propaganda, nada mais nos espanta.

Paulista vence Concurso da Letraset.

Nélson Domingos Bavaresco, da Agência Gerart, de São Paulo, foi o 1º colocado no Concurso Letraset de Tipos, recebendo não só uma passagem de ida e volta a Londres como a inclusão de seu tipo – ao qual chamou de Bava Way” – no catálogo brasileiro de Letraset.
No concurso, que teve 214 inscrições, Nélson ainda recebeu uma Menção Honrosa por outro trabalho – “Bavart” – classificado juntamente com “Leonardo” (de Marcus Cremonesse - RJ), “Cha-vo 81” (de Carlos Machado e Gustavo Rizzo – SP), “Clover”, (de Alcebíades Maia Souto Jr.). “Roma Bold” (de J. L. Murte e O. Santos - RJ), “Hamilton Modular” de Hamilton de Souza e Sumiko Harimori - SP), “Bananeira” (de Fernando Rodrigues - RJ e “Free” (de Anna Luiza Petrik Magalhães - RJ. Todos estes tipos serão remetidos à Letraset Londres para análise e eventual aproveitamento internacional na linha Letragraphica, segundo informou Celso de Oliveira, gerente da Letraset no Rio.
Na ilustração, o tipo vencedor – “Bava Way” – em primeiríssima mão nacionalmente para os leitores da Janela.
Bavaresco - Bavaway

Anunciantes vão debater pesquisas.

Durante quatro dias, de 19 a 22 de outubro, a ABA e a ABIPEME vão discutir e avaliar a pesquisa no Brasil, desde a determinação de verbas por mídia, aos efeitos da pesquisa como investimento. Tudo isto dentro de 1º Seminário ABA/ABIPEME, que terá como tema central o “Uso de pesquisa para melhorar o retorno do investimento em propaganda”.
Todos os debates se darão na sede da ABA (Av. Paulista 352/6º andar, conj. 61/62 – São Paulo), das 19:20 às 22:00 horas.
Dia 19, segunda feira, os temas serão Determinação da Verba e Distribuição da Verba por Área Geográfica e por Mídia. Na terça, 20/11, será Aplicação de Verba em TV e em Rádio. Na quarta, 21/10, se debaterá a Aplicação de Verba em Revista, Jornal e Outdoor. E finalmente na quinta-feira, 22/10, os temas serão avaliação da Comunicação Recall TV, e avaliação da Comunicação/Recall Mídia Impressa.

Alunos de RP querem entender propaganda.

A UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, através de seu Instituto de Psicologia e Comunicação Social, vai realizar de 26 a 30 de outubro próximos a V Semana de Relações Pública da UERJ.
Este ano, o evento abordará o tema geral “Relações Públicas e Comunicação Social”, mas, por sugestão dos próprios alunos, foi incluído um dos assuntos que mais precisam ser debatidos atualmente, inclusive nos setores profissionais: a relação entre Publicidade e Relações Públicas. Esse debate, para o qual fomos convidados, terá lugar no dia 29 de outubro, às 19 horas, no auditório do 9º andar do Campus Universitário.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

••• A Coca-Cola Refrescos homenageou esta última quinta-feira, em jantar no Café do Teatro, seus revendedores e a imprensa por ocasião da Semana do Revendedor. Lá já ficamos sabendo que em 1982 a Coca fará 40 anos de Brasil, e pretende comemorar o ano inteiro.
••• A SSC&B:Lintas Worldwide-Brasil começou a editar seu house-organ, chamado “Rumos”. Em suas oito páginas, formato tablóide, nem uma vaga linha com qualquer profissional do Rio de Janeiro. E no Conselho Editorial, nenhum dos funcionários ou diretores da Lintas carioca.
••• Gilvanci Queiros Barbosa é o novo representante da Central de Outdoor no Rio de Janeiro, que com isso, passa a funcionar na Rua Ferreira de Araújo, 12, em São Cristóvão.