Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/MAR/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Paulo Giovanni mudou de nome

Paulo Vogel, Pedro Galvão, Paulo Giovanni e Maurício Nogueira
Da esquerda para a direita: Paulo Vogel, diretor de Operações, Pedro Galvão, diretor de criação, Paulo Giovanni, presidente e Maurício Nogueira, diretor de atendimento e planejamento.

A Paulo Giovanni Publicidade reuniu esta última quarta-feira a imprensa especializada para comunicar que resolveu dar uma virada dupla: primeiro, mudar sua razão social para Giovanni & Associados Propaganda Ltda., para desvincular a imagem da agência como sendo "de um homem só", e segundo, oficializar a contratação de um dos mais destacados profissionais de criação do Rio de Janeiro, Pedro Galvão, como primeiro passe para os investimentos que a agência fará em 1982 em recursos humanos.
Fundada em 9 de julho de 1973 por Paulo Giovanni e Mauricio Nogueira -- contando somente com uma secretaria e um boy numa salinha na Rua Senador Dantas -- a agência realmente surgiu como uma decorrência natural dos negócios que o programa Paulo Giovanni Show foi capaz de atrair. E nestes nove anos, a agência -- que chegou a sofrer alguns baques pela inexperiência inicial de seus diretores nos meandros da Publicidade -- optou por não dar voos muito ousados, trabalhando com os clientes a que tinha acesso pelo programa, enquanto se equipava para oferecer todos os serviços de uma agência de propaganda e procurava novas saídas para os pequenos e médios clientes crescerem como anunciantes.
Só em 1977, por exemplo, a agência fez seu primeiro filme para televisão: o conhecido comercial de Atalaia Jurubeba, no qual sugeria que se todos os que haviam tomado o produto se dessem as mãos formariam uma corrente que cobriria ida-e-volta a Rio-São Paulo.
Comercialmente, no entanto, a Paulo Giovanni conseguiu crescer solidamente, a ponto de hoje estar instalada em uma casa própria com 600 m2 de área construída, na Tijuca. E concluiu que chegara a hora de investir em talento. Como afirmou Paulo Giovanni "uma agência é uma casa de criação".

A criação na diretoria

A ida de Pedro Galvão para a Paulo Giovanni Publicidade, quando se sabia que ele deveria assumir a direção de criação da Thompson no Rio, surpreendeu muita gente. Mas Pedro explicou:
- Vim porque a proposta do Giovanni me pareceu irresistível: criar um departamento de criação com liberdade de investir em talento e ousadia, e principalmente fazendo parte do board de agência, ou seja, participando das deliberações de alto nível da diretoria, podendo colaborar.
Com a entrada de Pedro Galvão, a Giovanni & Associados modificou inclusive seu organograma. A partir de agora, a Diretoria é composta de Paulo Giovanni, presidente, se ocupando de desenvolver novos negócios; Maurício Nogueira, diretor de Planejamento e Atendimento, a quem estarão subordinados os Grupos de Contas, a Mídia e o Planejamento; Paulo Vogel, diretor de Operações, comandando administração, Finanças, Contabilidade e Tráfego; e Pedro Galvão; como diretor de Criação, responsável pelas duplas, produção gráfica, produção de RTVC e estúdio.
Atualmente a Giovanni & Associados conta com 42 funcionários, tendo tido em 1981 um faturamento de 367,8 bilhões de cruzeiros. Seus principais clientes são a UFE (Sabão Rio, Cera Cristal, Desinfetante Polar), Café Capital, Casas Sendas, Dijon Modas, Agricape (Arroz Ouro), Móveis Circular e Belfam (Wella).
A agência, que também já contratou Leopoldo Amorim (ex-McCann, Artplan e Abril) como supervisor de Atendimento, espera faturar em 1982 Cr$ 800 milhões.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Segundo Carlos Eduardo Jardim, diretor de Comunicação Social da R. J. Reynolds, em 1981 a verba da propaganda da empresa aumentou em 128%; em relação a 1980 (pena que não disse qual foi a verba em nenhum dos dois anos). A meta da Reynolds é chegar a dezembro deste ano ultrapassando os 10% de participação no mercado. Atualmente, a RJR tem 9,3% deste mercado. Ainda segundo a nota, neste ritmo de crescimento, o Brasil será o maior mercado da Reynolds fora dos Estados Unidos.
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O Brasil não teve nenhum fonograma incluído entre os jornalistas do Festival de Hollywood, cujos resultados serão divulgados, dia 23 de março, no Century Praça Hotel, em Los Angeles. Como curiosidade, o Festival homenageará este ano, como "Mulher do Ano" na televisão Linda Gray, a Sue Ellen do seriado Dallas.
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Dois prêmios em julgamento esta próxima semana: na segunda-feira, a partir das 8:30hs no auditório de O Globo, o júri carioca do Clio dá seus votos para filmes, peças impressas e embalagens; e quarta-feira, às 17hs no restaurante da TV Globo, será a vez do júri carioca do prêmio Profissionais do Ano, da Rede Globo, que indicará os comerciais e os vídeo-tapes que concorrerão ao júri nacional. O colunista Marcio Ehrlich fará parte de ambos os julgamentos.
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Foi fundada no Maranhão, sob a presidência de José Carlos S. Castelo Branco, a Associação Profissional dos Publicitários do Maranhão, com a meta de tornar-se brevemente sindicato.
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Aos gentis amigos da Falk do Brasil, que nos enviaram um acrobata (brinquedo popular, que a Lena, aliás, adorou), por favor, comuniquem-se conosco para dar maiores detalhes do que se trata a lembrança.
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Excelente sacada do Governador Paulo Maluf aproveitar a época eleitoral para desencadear uma campanha da VASP, linha aérea ligada ao Governo do Estado de São Paulo, tendo como lema o carinho. A VASP, que não tem uma imagem muito boa dos usuários de serviços aéreos (é conhecida a citação maldosa de que a VASP significa Viação Aérea Sem Pressa) poderia influenciar negativamente na campanha eleitoral do governador, principalmente porque normalmente ele assina todos os anúncios, comerciais e out-doors desta e de todas as empresas estatais paulistas (ao menos em São Paulo). Uma campanha visando melhorar o serviço e a imagem da Vasp, nesta época do ano, se torna interessante inclusive pelos benefícios que trará ao usuários. Segundo a divulgação da Almap, agência responsável pela campanha, também chegaram a ser criadas peças que visam motivar os funcionários da Vasp a tratar o passageiro com carinho permanente.
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Nada como a democracia e a existência de eleições abertas para os governos passarem a se preocupar com seus serviços.
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Amanhã, na TV Bandeirantes, às 10hs, os publicitários têm um programa só para eles: Propaganda e Mercado. Não percam.