Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/JAN/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Prêmio Barão de ItararéPrêmio Barão de Itararé dá 873 mil por humor na propaganda brasileira.

Nada menos que 873 mil cruzeiros vão ganhar os criadores da peça publicitária mais irreverente ou engraçada veiculada no Brasil em 1982, após o julgamento do Prêmio Barão de Itararé, patrocinado pela agência carioca Pubblicità.
E juntamente com o prêmio em dinheiro, os vencedores receberão como troféu uma caricatura tridimensional do Barão de Itararé com 30 cm de altura, especialmente criada pelo conhecido escultor e caricaturista nordestino Zé Andrade, e que reproduz Aparício Torelli segurando um jornal A Manhã, no qual estará gravado o nome do trabalho premiado.
Inscrições
Até o dia 31 de janeiro, segunda-feira, as agências ou profissionais de todo o País poderão fazer gratuitamente suas inscrições, apresentando as peças acompanhadas de uma carta de solicitação e da ficha técnica respectiva, e dentro das seguintes normas:
- Peças Impressas: montadas em cartão duplex, com pelo menos 5 cm de margem de cada lado.
- Filmes: montados em carretel, com som ótico e na bitola de 16 mm.
- Fonogramas: transcritos em cassete.
- VTs: gravados em Pal-M, no formato U-Matic (cassete profissional).
O material deve ser encaminhado à Secretaria do Prêmio, que funciona na Dinâmica de Comunicação, à Praia de Botafogo, 340, grupo 210 -- Rio de Janeiro -- RJ, a/c de D. Maria das Graças, que também poderá prestar todas as informações necessárias pelo telefone (021) 266-3131
O júri se reunirá segunda-feira, 7 de fevereiro, na sede, da Pubblicità, e já tem confirmadas as presenças de Elysio Pires (presidente da ABP), Chico Caruso (cartunista do Jornal do Brasil), Ayres Vinagre (redator de humor da Rede Globo), Armando Ferrentini (colunista publicitário e editor de Asteriscos). João Daniel Tikhomiroff (diretor de comerciais) e Marcio Ehrlich (colunista publicitário).
Além do prêmio principal, o júri também poderá dar Menções Honrosas (que darão direito a Certificados e divulgação nacional) aos trabalhos que julgar merecedores de destaque.

Empresas de RP já tem associação

A necessidade de uma entidade que promovesse a valorização da atividade empresarial de Relações Públicas, e divulgasse seu papel no contexto da Comunicação Social no Brasil, levou a que as principais empresas de Relações Públicas atualmente em atividade se reunissem este mês para fundar a ABERP -- Associação Brasileira de Empresas de Relações Públicas.
A primeira diretoria da ABERP, que foi eleita no próprio dia 14, durante a assembleia de fundação, é a seguinte:
Presidente: Valentim Lorenzetti (LVBA);
Vice-presidente Nacional: Ney Peixoto do Vale (ACI);
Vice-presidente Administrativo: Carlos Eduardo Mestieri (INFORM);
Vice-presidente Financeiro: Antônio De Salvo (ADS);
Conselho Fiscal - Efetivos:
Marcio Ehrlich (Dinâmica);
Lohir Maia Farina (Maia Farina);
Vladimir de Andrade Sobrinho (CVA).
Suplentes:
Paulo de Tarso Moreira Marques (Contato);
Luiz Carlos de Souza Andrade (Burson-Marsteller);
Walter Linhares (Central).
A sede da ABERP funcionará a principio na Rua Carlos Steinen, 384, Paraíso, CEF 04004, São Paulo, com o telefone (011) 570-3818.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• Já está marcada para 8 de fevereiro, na TV-Globo-Rio, a reunião do Júri que indicará as peças cariocas que concorrerão posteriormente, em São Paulo, ao Prêmio Profissionais do Ano. Farão parte do Júri Paulo Giovanni (ABAP), Carlos Araújo (ABM), Jose Esquenazi (ABP), Manuel Gomes Maranhão (ABI), Álvaro Gabriel de Almeida (CCRJ), Octavio Vilarde e José Carlos Corrêa (TV-Globo), os colunistas publicitários Marcio Ehrlich e Lúcia Leme, e Clementino Fraga Neto.
• A Pubblicità está procurando um bom profissional de mídia para atuar em pesquisa e planejamento. Os interessados devem procurar a Supervisora da Mídia da agência, Maria Salomé Gimenez.
• A cadeia de lojas Hermes Macedo do Rio e São Paulo entregou aos respectivos escritórios da J.W.Thompson a responsabilidade de realizar um novo planejamento e orientação de marketing para a empresa, encontrando um conceito próprio de comunicação. Por enquanto, o relacionamento comercial é na base de "fee". A Hermes Macedo tem funcionado, na área de propaganda, praticamente como anunciante direto.
• Murilo Coutinho finalmente conseguirá fundar sua Federação Nacional de Publicitários, conquistando a presidência da mesma, a despeito de tudo o que fez no final de 1981 no Rio, quando da primeira tentativa, Este ano, inclusive, a imprensa terá mais dificuldade de presenciar o que vai acontecer. já que, prudentemente, o encontro dos Sindicatos ocorrerá em Belo Horizonte, amanhã, sábado 29 de janeiro. Em publicidade, setor no que poucos profissionais (na verdade, quase nenhum) se dispõem a trabalhar pela classe, o que importa não é o que o voluntário pensa, ou se ele é oportunista ou não. Se for persistente pode chegar até a presidente da Federação.
• O Laboratório Regisfarma, atual produtor dos bronzeadores Waikiki Tan (que já tiveram uma triste experiência de marketing no Brasil quando eram produzidos pela Hawaiian Tropic do Brasil Ltda.) entregou sua conta para a Quatro com Propaganda, de César Oliveira e Elizabeth Dias.
• Carlos Monteiro, da Standard, Monteiro, Paz e Associados (ex­Ogílvy & Mather), é o novo presidente da ABAP em Minas Gerais. Como secretário foi eleito Mário Ribeiro, da Hoje Publicidade, e como tesoureiro Almir Salles, da Setembro Propaganda.
• Marketing no Brasil não é fácil, já diz o livro de José Roberto Penteado. Mas vejam só: a Gradiente lançou uma campanha afirmando que todos os seus equipamentos poderiam ser comprados em promoção por 10 vezes sem aumento, o que implicitamente, para o consumidor, quer dizer que você pagaria em 10 vezes o que teria para pagar a vista (afinal, era uma promoção para aumentar as vendas). Já na loja, porém, o comprador descobria que, daquele preço a vista (o tal, correspondente a soma das 10 prestações) ainda haveria um desconto de 20% se a compra fosse feita a vista mesmo, ou seja, paga na hora. Bem então não eram 10 prestações "sem aumento". Eram 10 prestações "iguais". Com preço de partida 25% acima do preço a vista.
Pensam que acabou? Nada! Na hora de receber a Nota Fiscal das compras, junto com a mercadoria o comprador encontrava um preço ainda 16% menor que o "a vista com 20% de desconto". Era um terceiro "preço à vista" dos equipamentos. Que, portanto, tinham um preço de partida "à vista", para a promoção (promoção??), 48,93% superior ao preço real de venda da loja. Viram como não é fácil!? Pelo menos para o consumidor.
• A edição de fevereiro da revista Exame incluirá uma matéria especial sobre "Transportes/Distribuição", um setor que muitas vezes consegue destruir, no Brasil, muito esforço de propaganda, quando não cuidado adequadamente.
• A Rede Brasil Sul, que sempre tem defendido a cultura gaúcha, agora está patrocinando, junto com o Bamerindus, um Projeto Pró-Memória Gaúcha, que incluirá um levantamento de locais por onde passaram as personalidades da história daquele Estado.