Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/MAR/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Caio Domingues indicado para a presidência da ABP

O atual presidente da Associação Brasileira de Propaganda, Elysio Pires, comunicou a esta coluna que convidará o publicitário Caio Aurélio Domingues para encabeçar a chapa "de situação" que concorrerá às próximas eleições da entidade, marcadas para junho deste ano.
Na opinião de Elysio Pires, o nome de Caio facilmente conseguirá o apoio de todo o mercado publicitário ligado à ABP. Além de ser um dos mais respeitados profissionais da propaganda brasileira - há mais de 30 anos na profissão, ele é hoje presidente da Caio Domingues e Associados Propaganda, uma das principais agências do Pais -, Caio Domingues também já foi presidente da ABP de julho de 1961 a julho de 1963, realizando uma administração considerada das mais ativas pelas quais já passou a associação.
Foi durante aquela gestão que se criaram, dentro da ABP, o hoje indispensável Instituto Verificador de Circulação-IVC, e o Clube dos Diretores de Arte, raiz de movimentos como os atuais Clubes de Criação. Coube também à diretoria liderada por Caio Domingues a realização - para comemorar o 25º aniversário da ABP em 1962 - de maior campanha de propaganda-da-propaganda já deflagrada na América Latina, a do PROGAP - Produto Garantido pela Propaganda. Ainda aquele ano, a ABP assinava outra importante campanha nacional: "A propaganda aumenta as rendas da nação", produzida pela McCann-Erickson.

Marketing Político ganha premiação

Um novo prêmio de marketing foi criado esta semana em São Paulo pela revista Marketing e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing: o Prêmio Marketing Politico, de incentivo à adoção de estratégias de marketing na comunicação política. A escolha este ano, feita não em cima de resultados dos candidatos ou partidos, mas das iniciativas tomadas, recaiu sobre 5 casos consagrados nas últimas eleições: PMDB-São Paulo (agências Delta, Ad/Ag, SGB-SP e CBP), PDS-Rio (agência Artplan), PMDB-Minas (agência Setembro), PDS-Bahia (agência GFM/Propeg) e PDS-Rio Grande do Sul (agência MPM-RS).
A revista Marketing e a ESPM também decidiram conceder um Prêmio Especial ao empresário Roberto Medina, por sua atuação durante estas eleições, assim como destaques aos veículos Jornal do Brasil, Veja e Isto É, pela seriedade com que realizaram as coberturas jornalísticas desde as campanhas até as apurações das eleições, e aos institutos de pesquisa IBOPE e Gallup, pela precisão de suas metodologias de avaliação das tendências eleitorais.

Cresce o IBOPE no Rio e SP

O IBOPE decidiu investir fortemente no mercado publicitário paulista, contratando duas conceituadas profissionais daquele mercado para dirigir a filial local: Neyza Furgler, que era gerente de serviços de marketing da Editora Abril, passa a ser diretora de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto, e Vera Lúcia Silveira, supervisora de pesquisa de mídia da Standard em São Paulo, teve seu passe comprado para assumir a gerência de marketing de toda a filial do IBOPE.
Com a expansão dos Serviços, o instituto também ampliou as instalações em São Paulo e no Rio. Na capital paulista, o IBOPE está agora na Av. 7 de Abril, 386 - 3° andar (com o telefone 255-3544). No Rio o endereço agora é Uruguaiana, 174 - 9° andar, com o telefone 221-8566.

Brasil some já no Festival de Hollywood

Confirmado as informações publicadas nesta coluna de que a maxidesvalorização do dólar e a restrição do envio desta moeda ao exterior por empresas brasileiras reduziria sensivelmente a participação de nossa propaganda nas premiações internacionais, o Brasil classificou nada mais que 2 comerciais no Festival de Hollywood, emparelhando com países como Finlândia, Singapura e Espanha.
Doze países, além dos Estados Unidos, chegaram às finais: Japão (com 22 filmes), Inglaterra (com 15), Austrália (com 7), Canadá (com 4) e Holanda, México e África do Sul (com 1). Destes comerciais, 9 foram da japonesa Hakuhodo e outros 9 da Ogilvy & Mather, líderes das finalistas.
Esta semana, o julgamento do Festival de Hollywood será definido, e a divulgação dos resultados se dará dia 15 de março, durante um jantar no Century Plaza Hotel, de Los Angeles.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• RELANÇAMENTO IMOBILIÁRIO - A Estrutural conquistou a conta da Atlântica Boavista e da João Fortes Engenharia para a continuação da campanha do empreendimento imobiliário Alfabarra, cuja comercialização está agora a cargo da MG-500.
• CONTA BANCÁRIA - O Citibank dividiu sua conta, entregando a parte do chamado P.B.A. (Personal Bank Area), responsável pelo atendimento a clientes pessoas físicas, para a VS Escala: A agência de Valdir Siqueira e Luís Antônio Vieira também está com outra nova conta: Consultan Imobiliária, dirigida por Arnaldo Grossman, e da qual se desligou Alexandre Stambovski.
• ARTPLAN SOMANDO - A conta da Cobal, com toda a sua Rede Somar de supermercados, está agora com a Artplan, depois de 3 anos com a Denison Propaganda.
• BANCO NOVO NA PRAÇA - Está de volta ao Rio o ex-diretor do Jornal do Brasil, Arthur Chagas Diniz, que tem agora como responsabilidade estruturar aqui a mais nova -- e, ao que se espera, poderosa -- instituição financeira do Estado: o Banco do Rio de Janeiro, ligado à rede de caderneta de poupança BRJ, e que, ainda este ano, deverá ser aberto ao mercado.
• ADVERTISING PARA BRASILEIROS - O 5º Festival do Filme Publicitário da ABP terá mais duas atrações de grande interesse para o publicitário: em uma de suas sessões, Barry Day, diretor internacional de criação da McCann-Erickson, e Márcio Moreira, ex-vice-presidente de criação da McCann brasileira, e que atualmente atua nos Estados Unidos, mostrarão trabalhos realizados pela agência em todo o mundo. E em outra oportunidade, a empresa International Air Checking, que cadastra comerciais veiculados em todo o mundo, apresentará rolos com tudo o que se tem feito de comerciais de jeans internacionalmente, além dos comerciais considerados os mais criativos nos Estados Unidos entre os lançados em janeiro de 1983.
• DENISON TAMBÉM PARTICIPA - A Golden Cross, que tradicionalmente vinha atuando com house-agency e através da Premium Propaganda, entregou parte de sua conta para a Denison-Rio.
• OUTRA HOUSE - Chama-se Amil Publicidade e Promoções Ltda., a house-agency aberta pela Amil-Assistência Médica Internacional, que já começa com uma verba, para os atuais produtos da empresa, de 400 milhões de cruzeiros, mas que deverá chegar a 600 ainda este ano, com o lançamento de outros projetos como Montepio etc. A conta era da Artplan, agência de onde veio Cléber Barros, que atendia a conta, e é hoje diretor de marketing da Amil e da house-agency.
• POUPANÇA BAIANA - O Banco Econômico lançou ontem no Rio sua caderneta de poupança Casaforte, uma das mais sólidas entidades do setor no mercado nordestino. Atendida pela GFM/Propeg, a Caderneta de Poupança Casaforte que acredita firmemente em propaganda e promoções - com certeza se tornará um cliente interessante para os veículos cariocas.
• EM DIA COM OS MÍDIAS - Uma firma carioca, a Promoidéias Projetos Gráficos, está distribuindo às agências de propaganda uma "Agenda de Serviços de Mídia 1983", criada especialmente para atender aos profissionais do setor. Além dos lembretes de edições especiais de veículos, a agenda ainda reserva para anotações de planos de veiculação, faturamento, etc.
• VOANDO BAIXO - Promoção arriscada, essa do helicóptero Disco. Ontem mesmo todos os veículos noticiavam a morte de 11 pessoas com a queda de um aparelho em Macaé. Será que o Disco mediu o risco da repercussão negativa se algum problema acontecer?
• VOANDO ALTO - A Expressão Editora, empresa que, como a Expressão Propaganda, faz parte do grupo Varig, passou a editar a revista Ícaro, de alta classe, que será distribuída pela companhia aérea em seus voos internacionais.
• CLASSIFICADOS - Uma das dez maiores agências brasileiras está procurando um contato senior para atuar no Rio. Os interessados devem procurar estes colunistas, pelo telefone 266-3131. Garantimos sigilo absoluto durante as negociações.
• A BARATA SAI CARO – É muito comentado o fato de que Nova York vive infestada de barata. Pois o Bahia Othon Palace Hotel está fazendo de tudo para os nova-iorquinos sentirem-se em casa.
• CURIOSO - Já está sendo veiculada, com programação em rádio, jornal, TV e outdoor, a nova campanha dos Classificados do Jornal do Brasil, criada pela Assessor.
• TIME NOVO - Depois de ter sido feita em esquema interno, e ter também passado pela Assessor, a Revista do Fluminense entra em nova fase, produzida agora pela Archi+Grafio Comunicação. O potencial da publicação é grande, e pode se tornar uma opção de mídia válida, se os diretores do clube não atrapalharem. Marketing em clube de futebol não é nada fácil.
• MUITO CHÃO PELA FRENTE - A DPZ-Rio conquistou a conta da Michelin, a maior fabricante de pneus radicais do mundo, e que ainda deve crescer muito no Brasil. A veiculação da primeira campanha pela nova agência deve começar em abril, com peças de rádio dirigidas aos caminhoneiros.