Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/JUN/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Eleições do CCRJ já têm candidato

Foi lançada esta semana no Rio de Janeiro a candidatura de Alcides Fidalgo, diretor de criação da Almap-Rio, para a presidência do Clube de Criação do Rio de Janeiro, "disputando" as eleições que já deveriam, desde maio, ter sido anunciadas pelo atual presidente do Clube, Álvaro Gabriel de Almeida, diretor de criação da MPM, mas que não o foram por ausência de candidatos.
O nome de Alcides Fidalgo já recebeu o apoio de 3 ex-presidentes do CCRJ: José Monserrat Filho, Carlos Pedrosa e Ronaldo Conde, e pode praticamente ser considerado o próximo a ocupar a liderança dos profissionais de criação do Rio de Janeiro.

ET da Estrutural ganha Galo de Ouro em Gramado

O comercial "ET", criado pela agência carioca Estrutural para um empreendimento imobiliário da Construtora Servenco, acaba de receber o Galo de Ouro de Vídeo-Tape do Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Na categoria Vídeo-Tape ainda foram premiados os seguintes comerciais: Galo de Prata, para Incêndio, da Salles para a Bandeirantes de Seguros; Galo de Bronze para "Grandes Filmes", criado pela Magister para a Calfat; Melhor Institucional: "Velhos velhos", da Rede Globo; Melhor de Produtos, "Sete passos", da Young & Rubicam para a Bosch; e Melhor de Serviços Públicos, "Monges", da Salles para o DNER.
Os prêmios para filmes foram os seguintes: Galo de Ouro para "Peixinho", da agência baiana DM-9 para a Colsan; Galo de Prata para "Pescador de Sandálias", da McCann para Superhist; e Galo de Bronze para "Miau", da CBBA para o Iogurte Pauli.
Entre os fonogramas, a peça "FM ouvinte", criado pela agência McCann Erickson-São Paulo para a Pompéia Veículos, ganhou o Galo de Ouro de Spot de Rádio; Com o Galo de Prata de Spot ficou o fonograma "Incêndio", criado pela Salles-Rio para a Fenaseg - Federação Nacional das Empresas de Seguros, e com o Galo de Bronze o spot "Telefonista", criado pela agência Lintas, de São Paulo, para si própria.
Para os jingles, o Festival de Gramado concedeu ontem o Galo de Ouro para "Este cheiro todo mundo quer cheirar", da agência gaúcha Ginga, além do Galo de Prata para "Um velho jeans", criado pela J. Walter Thompson para o jeans US Top, e o Galo de Bronze para o jingle "Popeye na Habitasul", da agência paranaense P.A.Z. para a Caderneta de Poupança Habitasul.

Festa dos Colunistas-Rio reúne a nata da propaganda carioca.

Prêmio Colunistas 1983 - Rogerio Steinberg e Armando Ferrentini (Foto de Rogerio Ehrlich)
Rogerio Steinberg recebe de Armando Ferrentini o diploma da Agência do Ano conquistado pela Estrutural. (Fotos: Rogerio Ehrlich)

Mais de 500 pessoas ligadas à propaganda ­ entre empresários, diretores de marketing de anunciantes, donos e profissionais de agências, veículos e fornecedores -, lotaram na última segunda-feira o Salão Copacabana do Copacabana Palace Hotel, no Rio de Janeiro, para a festa de entrega dos Grandes Prêmios e Diplomas aos vencedores do 2º Prêmio Colunistas Rio de Janeiro, consagrando o evento como o de maior representatividade no setor nos últimos anos.
Após a apresentação do conjuntos de músicos liderados pelo maestro Cipó, e da apresentação de Jorginho Abicalil, da produtora TapeSpot, com os melhores jingles políticos do ano passado, o colunista Marcio Ehrlich, presidente do júri do 2º Colunistas-Rio, abriu a solenidade de entrega apontando, em seu discurso, a surpresa do próprio júri de ter visto concorrerem ao Prêmio 182 anunciantes cariocas, de origens tão diversas como partidos políticos, fábricas de equipamentos industriais e bancos internacionais.
Marcio Ehrlich observou que este grande número de anunciantes, e a diversidade dos mercados, "refletem à retomada do nível de atividade normal que, desde o ano passado, já se começou a notar no setor de comunicação do Rio de Janeiro". De acordo com ele, as agências sediadas neste Estado "voltaram a investir fortemente em profissionais criativos para todos os seus departamentos, como forma de atender à crescente demanda de uma propaganda mais eficiente para o anunciante, que vem precisando aumentar o retomo de seus anúncios, quanto mais crescem, nestes tempos as restrições econômicas para o consumidor.
Ao final da entrega, Roberto Medina, presidente da Artplan, escolhido Publicitário do Ano no Rio, discursou indicando o Rio e o Brasil como "uma fonte inesgotável de recursos ao dispor de quem decidir trabalhar a sério, na atividade pública e na iniciativa privada, para resgatar um povo inteiro das dificuldades materiais, sim, mas, sobretudo da crise de confiança em que estamos vivendo.
Na próxima terça-feira, em São Paulo, haverá a festa de entrega do 16º Prêmio Colunistas-Nacional, no Boulevard do Shopping Eldorado.

Prêmio Colunistas 1983 - Kruel, Rafael Sampaio e Francisco José da Cunha Martins, o Franzé (Foto de Rogerio Ehrlich) Prêmio Colunistas 1983 - Maria Luiza Barbosa e Lucia Leme (Foto de Rogerio Ehrlich)
Kruel recebe de Rafael Sampaio seu diploma, assistindo por Francisco José da Cunha Martins, o Franzé. Maria Luiza Barbosa, da Jodaf, recebe o diploma de Produtora do Ano das mãos da jornalista Lucia Leme

 

MPM ganha concorrência da cerveja Kaiser

Até o início do próximo verão, deverá ser lançada oficialmente, no mercado nacional, a nova cerveja Kaiser, fruto de uma associação entre a Coca-Cola Indústrias e um grupo de engarrafadores de Coca-Cola no Brasil, com know-how dos fabricantes da conceituada cerveja internacional Heineken.
A criação da campanha publicitária para o lançamento de Kaiser acaba de ser confiada à agência de propaganda MPM, que inclusive já colocou um grupo de criadores para desenvolverem uma estratégia de comunicação que consiga abrir uma brecha no concorrido mercado de cervejas, dominado principalmente pela Brahma, no Rio, e pela Antártica, em São Paulo.
Apesar do consumo de cerveja no Brasil ser relativamente baixo - pouco mais de um litro por habitante por ano -, a inclusão do produto na linha de itens dos grandes fabricantes de bebidas, que já contam com uma boa estrutura de distribuição, sem dúvida é interessante. A Coca-Cola, que está no Brasil há mais de 30 anos, e tem acesso, por seu sistema de franquias, a praticamente todos os cerca de 60 mil pontos de venda de refrigerantes que existem apenas nos Estados de Rio e São Paulo, até que demorou a entrar no ramo cervejeiro.
A Kaiser, por enquanto, está sendo fabricada apenas em Minas Gerais, pela Refrigerantes Divinopólis, de onde vêm as poucas unidades do produto que o carioca ainda consegue encontrar em alguns supermercados de maior porte. Até a campanha publicitária criada pela MPM estar pronta para ser veiculada, já deverá estar em funcionamento uma grande fabrica da cerveja que está sendo construída em Nova Iguaçu, visando abastecer o mercado dentro das metas iniciais - ainda mantidas absolutamente em sigilo dos fabricantes.

Fininvest bate recorde e troca de agência

O Cartão Fininvest Especial, produto nacional da Fininvest que foi lançado no Rio e em São Paulo não com nome próprio, mas associado a determinados grandes shopping centers, como Rio Sul ou BarraShopping, adotando os nomes de Cartão Rio Sul Especial e Cartão BarraShopping Especial, permitindo que os clientes destes shoppings tivessem crédito imediato em todas as suas lojas, alcançou esta semana seu cliente nº 300.000.
Segundo Silvia Eisenstein, gerente nacional de marketing da Fininvest, este número prova que foi acertada a estratégia da empresa de se associar aos shoppings nestes mercados aproveitando o grande fluxo de consumidores naqueles locais. Silvia, inclusive, diz acreditar que o Cartão poderia ter sido bem sucedido no Rio e em São Paulo com seu próprio nome, mas perderia, para a Fininvest, um forte beneficio:
- A nossa estratégia com os shoppings - diz ela, foi também aproveitar o grande fluxo de clientes para baixarmos o nosso custo de captação, o que efetivamente conseguimos.
A Fininvest, que investiu ano passado 350 milhões de cruzeiros em propaganda e promoções, passará a desenvolver, a partir do próximo mês, uma nova estratégia de comunicação já realizada por sua nova agência de propaganda, a Norton Publicidade, que começou esta semana a trabalhar com a conta.

RPs fazem encontro no Rio

Cerca de 300 profissionais e estudantes de Relações Públicas assistiram, nos últimos dois dias, no Centro de Convenções do Hotel Glória, as palestras e debates do 1º Encontro Regional de Relações Públicas, onde foram analisadas as novas tendências das Relações Públicas na atualidade.
Entre as principais apresentações do primeiro dia esteve a de Valentim Lorenzetti, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Relações Públicas – ABERP, que defendeu a utilização de programas sistemáticos de comunicação institucional dentro das empresas privadas como forma de minimizar os efeitos da crise financeira do consumidor brasileiro em suas vendas. Conversando com nossa reportagem, Lorenzetti explicou:
- Na nossa atual situação sócio-econômica, a empresa precisa de uma imagem positiva aceita pela opinião pública. A empresa que conseguir terá maiores sucessos no campo do marketing. E este trabalho de formação de imagem é típico de Relações Públicas.
O presidente da ABERP explicou também as vantagens das empresas anunciantes contratarem assessorias de relações públicas em vez de montarem estruturas internas de RP:
- Nós achamos que as grandes empresas devem ter, em seus quadros, um profissional de RP, para coordenar a política de comunicação social da empresa. Mas este profissional, junto com a Diretoria, deve valer-se das assessorias externas de RP para rentabilizar o seu trabalho. Com estas assessorias que contam com profissionais especializados, a empresa ganha a soma da experiência no atendimento de numerosas empresas.

Concorrência do Estado só depende de Cibilis

O governo do Estado do Rio de Janeiro deverá divulgar hoje, ao final da tarde, a relação das 19 ou 12 agências de propaganda que cuidarão da comunicação dos órgãos da administração direta e indireta do Estado.
Até o momento, o governo não decidiu se a forma de atuação das agências será através de um consórcio especialmente criado ou através da divisão das diversas contas do Estado entre as vencedoras. Esta decisão, segundo Renato Martins, coordenador de publicidade do governo Leonel Brizola, só será tomada após uma reunião que o secretário de governo Cibilis Viana e a coordenadora de comunicação Martha Alencar tiverem com as agências selecionadas (o que provavelmente só ocorra semana que vem) para ouvirem as sugestões de qual processo elas consideram o mais produtivo para ambas as partes: agências e Estado.