Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/JUL/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Crise na Coroa afeta propaganda da Brastel

A INTERVENÇÃO do Banco Central nas empresas financeiras do Grupo Brastel-Coroa já teve uma repercussão imediata na área de comunicação das demais empresas de Assis Paim Cunha.
- A rede de lojas da Brastel - uma das principais anunciantes de varejo sediadas no Rio de Janeiro, com uma verba de comunicação em 1983 prevista para 1 e meio bilhão de cruzeiros - suspendeu esta semana toda a sua programação publicitária, que compreendia uma série de inserções do jingle da empresa em rádio, e os tradicionais anúncios de página dupla que sairiam nos jornais de domingo, além de um filme - ainda em fase de finalização de produção - que entraria no ar na próxima semana, todo trabalho de Labor Publicidade, agência, aliás, da qual Assis Paim Cunha é sócio desde antes de abrir sua rede de varejo.
A iniciativa, segundo o publicitário Hélio Ramos, diretor da Labor, é uma precaução para evitar, neste momento delicado, as más interpretações que poderiam surgir com o tema atual da campanha da Brastel, que, parodiando o sucesso musical dos cantores Sandra Sá e Tim Maia, afirma que "Vale tudo na Brastel".
O diretor da Labor garante não ter conhecimento, até o momento, se haverá ou não negociação na rede Brastel, que hoje compreende 50 lojas em seis Estados do pais, nas áreas de eletrodomésticos, material de construção (com as marcas Construshow e Marcovan), alimentação (com Brastel Feijão com Arroz), plásticos (com a Brastel Plásticos) e automóveis (com a Auto-Show Brastel).
Durante os últimos dias, no entanto, circulavam insistentemente no mercado carioca rumores de que, além dos já declarados interesses dos grupos CB (das Casas da Banha), e do Grupo Pão de Açúcar (do empresário paulista Abílio Diniz), na compra das lojas da Brastel, também estavam empenhados na negociação os Grupos Garson e Ponto Frio, que atuariam em conjunto preocupados em ocupar rapidamente a brecha aberta antes de permitir a entrada no mercado carioca do paulista Pão de Açúcar.
Como que por ironia, o Grupo Brastel-Coroa foi eleito, no mês passado, pela Revista Bolsa, da Bolsa de Valores do Rio, a empresa com a Receita do Sucesso de Grupo Empresarial, merecendo seu presidente Assis Paim Cunha um destaque como Bem Sucedido. Na matéria da revista, Assis Paim declarava que a meta do seu grupo em 1983 seria conseguir manter os resultados obtidos no ano passado, um desafio, segundo ele, face à conjuntura recessiva. E completava: "Estamos alcançando este objetivo. No entanto, não esperamos crescimento real neste ano".

Supermercados farão no Rio sua convenção nacional

A Associação Brasileira de Supermercados - ABRAS está anunciando para os dias 18 a 22 de setembro próximos, no Rio, a realização da 17ª Convenção Nacional das Empresas de Supermercados, que pretende reunir diretores de empresas de auto-serviço do país para debater os principais problemas do setor.
O evento será acompanhado da 13ª Super-Expo, uma exposição específica de produtos, serviços e equipamentos destinados às empresas supermercadistas, e que a Associação acredita venha a ser a maior mostra de produtos de consumo do ano, com a participação de pelo menos 600 expositores.
O setor de supermercados é hoje, no país, juntamente com os shopping-centers, um dos que melhor tem conseguido vencer a crise econômica, apresentando crescimentos reais de faturamento, ou seja, que superam os índices inflacionários.

Itaú fortalece imagem ligada à computação

Com o anúncio veiculado esta semana com destaque em jornais de 14 cidades brasileiras, o Banco Itaú lançou uma nova campanha institucional, que se estenderá até agosto, tendo como objetivo destacar o pioneirismo e a liderança da empresa na área de informática.
Através da linguagem visual de seus anúncios, criados a partir de imagens geradas por computador, o Banco Itaú pretende passar para o seu público alvo a imagem de um banco totalmente integrado a computação. O Itaú já tem hoje 167 agências eletrônicas, que dispõem de terminais de vídeo ligados ao computador central do Banco, permitindo o intercâmbio de informações praticamente de forma instantânea.
Trabalhando há 12 anos com a agência DPZ, o Banco Itaú é um dos principais anunciantes brasileiros, tendo investido, por exemplo, ano passado, mais de 1 bilhão de cruzeiros em propaganda.

Mundial amplia linhas Personal e Asa Delta

A Mundial Artefatos de Couro espera colocar este ano no mercado brasileiro entre 1 milhão e duzentas e 1 milhão e quinhentas mil peças de sua linha Personal, lançada ano passado com a característica de serem produtos personalizados pela presença de inicias em locais de destaque como, por exemplo, na fivela de um cinto ou na parte externa da carteira, e que tem utilizado como estratégia posicionar o produto como artigo de presente.
A Mundial - que acaba de entregar sua conta publicitária para a agência Estrutural - deve concentrar sua comunicação este ano na consolidação de suas duas principais linhas de produtos: a Personal, que ganhará uma série de novos itens, como chaveiro também personalizado por iniciais e a linha Asa Delta, fabricada em nylon e com padrões de cores mais marcantes, ou seja, de características mais esportiva, que também verá sua relação de itens estendida, dentro da sua segmentação de mercado.
Segundo Aharon Szterenfeld, diretor comercial da Mundial, as linhas Personal e Asa Delta já representam hoje em torno de 75 por cento das vendas da empresa no mercado brasileiro. A Mundial, diz Aharon, distribui seus produtos em praticamente todo o território nacional, cobrindo cidades com no mínimo 20 mil habitantes.
Apesar deste amplo sistema de distribuição, a Mundial credita seu sucesso a um planejamento de marketing de produto que inclui uma forte técnica de merchandising. Aharon Szterenfeld explica:
- Cada produto entregue ao lojista de qualquer ponto do país é acompanhado de todo um sistema de apoio promocional, que vai desde a própria embalagem, que facilita a exposição nas vitrines, até cartazetes e displays em que o produto pode ser adaptado para ter exibição mais prolongada. Nós facilitamos a venda para o lojista.

Fidalgo já tem metas para gestão no CCRJ

O Clube de Criação do Rio dá posse em julho a uma nova diretoria, que deverá ser encabeçada por Alcides Fidalgo, diretor de Criação da agência Alcântara Machado Periscinoto, e profissional com mais de 20 anos de experiência no setor.
O Clube de Criação do Rio, que já levantou diversas teses de valorização da cultura nacional, sendo responsável pela conhecida campanha de nacionalização do cartaz de cinema, deve entrar, na gestão de Alcides Fidalgo, em uma nova linha de trabalho, voltada para analisar o papel do criador perante a realidade e das empresas anunciantes, discutindo temas, de acordo com a plataforma de Fidalgo, que vão desde avaliação dos custos de produção eletrônica e gráfica até o espaço que a propaganda ocupa no esforço total de marketing.
Entre os projetos de Alcides Fidalgo está lutar por uma valorização maior da publicidade perante os demais esforços de marketing dos clientes, Ele explica:
- É aceito, é universal, dizer que a propaganda é um mero capítulo de marketing. É lógico, que se você vai fabricar um cigarro, se falar que o marketing é a produção, a distribuição, o ponto de venda, a embalagem, de repente você torna a propaganda um mero capitulo. Só que não é, ela é uma etapa que, se na maioria das vezes não é mais cara, tem peso tão grande que você pode tanto fazer todos aqueles outros ingredientes darem certo, como fazê-los naufragar. Quanto mais o produto depender da sutileza de comunicação, mais você nota que a propaganda talvez seja até o embasamento que vai levar ao sucesso ou a um insucesso um produto de consumo.

Esquire recebe visita de vice da D.F.S.

Está no Brasil, desde quarta-feira, o publicitário americano Richard Both, vice-presidente para a América Latina da agência Dance Fitzgerald Sample, que mantêm em nosso país um acordo operacional com a agência Esquire.
Richard Both vem apresentar para os profissionais da Esquire os últimos trabalhos da D.F.S. nos Estados Unidos e em suas filiadas da América Latina. A Dance Fitzgerald Sample coordena a 5ª maior rede de agências de propaganda do mundo, e só nos Estados Unidos faturou em 1982 600 milhões de dólares, colocando-se como a 11ª maior agência americana.

Brasil bate recorde de prêmios em Veneza.

O Brasil conquistou sua mais importante vitória internacional em concursos publicitários, ao receber nada menos que oito grandes prêmios, ou seja, oito Leões no Festival Internacional do Filme Publicitário que se encerrou fim de semana passada em Veneza, na Itália, considerado o mais importante entre os concursos de propaganda de todo o mundo.
Concorrendo contra 1.825 comerciais de diversos países, o Brasil obteve 5 Leões de Ouro, 1 Leão de Prata e 2 Leões de Bronze, vencendo tradicionais potências publicitárias como a Inglaterra, que este ano, entre os Leões de Ouro, restringiu-se a apenas três prêmios.
Mais uma vez, a agência brasileira mais premiada no Festival foi a DPZ-Duailibi Petit Zaragoza -, que ganhou 3 Leões, um de Ouro com o comercial "O primeiro beijo", criado para o Guaraná Taí, outro com "Botas", para a Vulcabrás, e um Leão de Bronze com "Doceira", para o Banco Itaú.
Em segundo lugar, entre as brasileiras, ficou a MPM, com 2 Leões de Ouro: um para o comercial "Telecatch", criado para Anador, e outro Leão de Ouro para o filme "Talenti Piano", dos Brinquedos Hering.
Também ganharam prêmios para o Brasil o comercial baiano "Menino-Menina" criado pela DM-9 para as Óticas Ernesto, que ficou com o quinto Leão de ouro, o comercial da "Menina com nariz tapado" que a agência Almap-Rio fez para o Vick Vaporub, e que ganhou Leão de prata, e por fim o filme "Praia", das Óticas Belém, veiculado apenas no Pará pela agência local Mendes Publicidade.
O Grand Prix do Festival de Veneza este ano ficou com a França com o comercial "História de Amor", criado pela agência Havas para a loja de departamentos Darthy.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• LEI PORTUGUESA - O Governo Português publicou esta semana um decreto que no dia 26 de setembro entra em vigor, proibindo a propaganda de bebidas alcóolicas nas emissoras de rádio e televisão entre as 6 e 22 horas.
O decreto ainda veta completamente o uso de jogos de azar como elemento central de mensagens publicitárias, a não ser - diz o decreto dos patrícios - que tais jogos da azar sejam promovidos... pelas Santas Casas de Misericórdia!
• BRILHO EM SÃO PAULO - Um luminoso de 700 metros quadrados e 1.400 metros de neon, instalado no 45º andar de um prédio no Anhanguera, está promovendo o Banco Bamerindus em São Paulo, desde terça-feira. O luminoso mede 70 metros de comprimento, cada letra tem 8 metros de altura e será visto diariamente por 24 milhões de pessoas, podendo ser avistado a 5 quilômetros de distância. Em São Paulo, ninguém faz por menos.
• NACIONAL - A Associação Brasileira de Propaganda empossa, dia 5 de julho, em Brasília, a primeira diretoria de seu novo capítulo Regional, dentro do projeto do presidente nacional da ABP, Elysio Pires, de ampliar a área de atuação da entidade, e que ainda prevê, para este mês, a abertura da ABP-Pernambuco.
A ABP-Brasília será presidida por Euler Matheus, diretor local da MPM, e terá Cesar Aguiar, diretor da sucursal da Rede Globo, como vice-presidente, e Mauricio Dinepi, diretor comercial do Correio Braziliense, como Secretário.
• MÍDIA - O Jornal do Brasil promove dia 7 de julho, no Centro Empresarial Rio, um seminário sobre "classificados - uma mídia que se impõe", e que terá a participação de Maria Alice Langoni (mídia da MPM), Carlos Pedrosa (diretor de criação da Pubblicità), Mauro Magalhães (presidente da ADEMI), Flávio Furtado (gerente propaganda da Fiat), Luís Augusto Costa Leite (dir. administrativo da Coca-Cola Refrescos), Eduardo Tinoco (chefe dos Classificados JB), e Orjan Olsen (chefe da assessoria de mercado e mídia do JB). O seminário inicia às 18:30h.
• TEMPOS POBRES - A Editora Abril desativou a revista Exame Vip, que não tira mais nenhum número. A Abril deve estar percebendo que do jeito que o país anda, o número de Vips está a cada dia menor, menor e menor.
• EM ESTUDOS - É assim que o Departamento de Concorrências do DNER classifica a situação da escolha da agência de propaganda do órgão que até agora não se definiu, quando praticamente se completam 2 meses desde a entrega dos documentos pelas agências. Como esta concorrência já melou uma vez, tudo pode estar acontecendo dentro do DNER.