Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/AGO/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Firmado afinal contrato entre agências e governo do Rio

O Governo do Rio de Janeiro assinou finalmente esta quinta-feira, no Palácio Guanabara, o Termo de Serviços de Publicidade com as 18 agências de propaganda escolhidas para atender todos os órgãos da administração direta ou indireta do Rio e que já há dois meses vinham trabalhando para o Estado.
A demora, segundo o Coordenador de Publicidade do Rio, Renato Martins, deveu-se não só à complexidade burocrática do acordo das 18 agências entre si e com o Governo, assim como a inclusão, no conjunto de órgãos atendidos pelas 18 agências, da Prefeitura do Rio de Janeiro e suas respectivas empresas e órgãos municipais, que se acreditava teriam uma concorrência separada.
Confirmando as informações pioneiras desta coluna (TI de 08.10.83), o Protocolo firmado pelas 18 agências escolheu a Abaeté como administradora do "pool", e responsável pela centralização dos contatos entre as agências e o Governo (pelo prazo renovável de seis meses) ficando cada uma na expectativa de receber, dos órgãos governamentais, via Abaeté, então, os pedidos de serviços. Em síntese, assim ficará o relacionamento entre elas:
Caberá à Abaeté montar um Núcleo de Atendimento cujos custos serão rateados entre as 18, e que terá 1 coordenador operacional, 1 supervisor de atendimento, 1 especialista de mídia, 1 secretária e 1 "boy", além do diretor José Antônio Leão Ramos como diretor geral de atendimento. Esta equipe cuidará de centralizar todos os "briefings" emitidos pelas demais agências, assim como negociar a mídia com os veículos globalmente, executar os planos aprovados e ainda faturar, em nome da Abaeté, todas as veiculações e serviços prestados. Depois, a Abaeté realizará os balanços mensais para verificar quanto caberá a cada agência receber. Por este serviço, ela receberá 3% (e não mais 4% como se propôs inicialmente) da verba de veiculação de cada trabalho realizado pelas demais agências e mais 5,5% do lucro mensal da propaganda do Estado e do Município.
Cada agência que executar um serviço receberá, além dos reembolsos de despesas e honorários de produção, também 3% da veiculação e 5,5% do lucro. A Abaeté também poderá realizar serviços, e receberá por eles da mesma maneira que as demais agências. Apesar de tudo isto, os dois Governos se darão ao direito de solicitar trabalhos de publicidade para quaisquer outras agências do país, mesmo as não selecionadas para o "pool". Estas agências obviamente, não terão sua remuneração estabelecida por este protocolo.
O aspecto curioso deste Protocolo é que ele deixa claro que as 18 agências estão investindo para trabalhar para o Governo. Afinal, para custear a montagem daquele Núcleo de Atendimento cada agência terá que desembolsar, como empréstimo, 500 mil cruzeiros, além de concordar que nos primeiros 4 meses de vigência do Protocolo, nenhuma distribuição do resultado financeiro seja realizada, E mais, elas se comprometem a, no caso de haver prejuízo na administração, devolver à Abaeté 1/18 avos do valor do déficit.
Além do Núcleo de Atendimento, a estrutura publicitária do Rio contará com uma Comissão Especial, nomeada pelo Governador Leonel Brizola, para junto à Secretaria do Estado do Governo, gerir e fiscalizar a execução do Contrato com as agências. Esta comissão é presidida pelo jornalista Neiva Moreira e integrada também por José Antonio Leão Ramos (representando as agências), Renato Martins (pelo Estado), e Aziz Ahmed (pelo Município).
Apesar de os responsáveis pela Comunicação Social do Governo Brizola jamais terem declarado qualquer estimativa de quanto o Rio de Janeiro aplicaria em propaganda este ano, publicitários ligados ao Governo Chagas Freitas chegaram a projetar o montante desta verba entre 6 e 10 bilhões de cruzeiros. Até o momento no entanto, faltando em torno de 4 meses para o término do ano, muito pouco daquele valor foi efetivamente gasto, o que está deixando as agências perante duas hipótese: ou a partir de agora é que o dinheiro do Estado para sua publicidade vai surgir ou é agora mesmo que ele não sai mais de jeito nenhum...

TVS estreia domingo no Rio.

A televisão carioca volta a ter um espaço dedicado aos publicitários. Só que, desta vez, na TVS, o canal 11 do Rio de Janeiro, dentro do programa Jornal de Domingo, que vai ao ar após às 23:30hs do domingo.
Para produzir e apresentar este quadro sobre Propaganda e Marketing, a TVS convidou o colunista Marcio Ehrlich, que de 1980 a 1982 realizou o programa de maior longevidade sobre publicidade na televisão brasileira, o “Propaganda e Mercado”, apresentado na TV Bandeirantes.
Marcio Ehrlich estreia na TVS, este domingo, entrevistando Maria Luiza Barbosa, diretora da produtora Jodaf, que falará sobre a produção de filmes comerciais. O propósito do programa, estabelecido juntamente com Maria Alice Langoni, diretora de marketing da emissora no Rio, é não só levar informações do mercado para os profissionais do setor como criar um canal de comunicação direto entre o publicitário ou o homem de marketing, seja ele de agência, produtora ou anunciante, e o espectador, que na verdade é o consumidor em potencial da maioria dos produtos anunciados pela televisão.

CARTAS

De Jairo Paraguassu, diretor comercial do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro:

Parabenizo-os pela concessão de espaço e destaque às lúcidas e corajosas declarações de Elysio Pires na coluna do último dia 19.
Esta é, sem dúvida, uma forte contribuição para que a propaganda brasileira passe agir como parte integrante do país e não como uma "ilha de tranquilidade dentro do mar ... etc ... etc... etc.".
Anexo jornal do ano passado, maio, que registra debate realizado na ABP. Há outras declarações de homens de propaganda, que as coleções de jornais de 1982 guardam para apreciação dos curiosos. O otimismo era notável.
Cordialmente,
Jairo Paraguassu de Sá Roriz.

N. R.: A matéria do Jornal do Commercio reproduz a série Diálogos ABP Jornal do Commercio, que era das iniciativas boas e sérias daquele jornal na cobertura jornalística do mercado publicitário, e que merece voltar.

Albano deixa a Mídia para se tornar gerente de agência

O diretor de mídia e sócio da agência Caio, Albano Alves Filho, que deveria assumir na SGB a partir de segunda-feira, acaba de aceitar o convite de Venâncio Veloso, diretor do Grupo Casas da Banha (o 2° maior no setor super­mercadista do país) para assumir a Gerência Geral da house-agency do Grupo, a agência Brasil América Publicidade.
Albano terá a responsabilidade de fortalecer a imagem técnica da agência do Grupo CB, e até conseguir novos clientes, descaracterizando a Brasil América como apenas uma house­agency.
Se nada mais se alterar, Albano Alves Filho assume seu novo cargo na primeira semana de setembro.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

BOLA CHEIA - A Antártica está assinando esta semana o patrocínio da reforma do estádio do Fluminense Futebol Clube, para permitir a volta dos jogos oficiais naquele local. A reforma, que custará em torno de 40 milhões de cruzeiros, dará à Antártica o direito à publicidade em todas as áreas disponíveis do estádio, assim como a exclusividade na comercialização de seus produtos em todos os eventos e jogos realizados na sede do "tricolor das Laranjeiras".
• APOSTANDO NA BILHETERIA - A Esquire lança em setembro a campanha de lançamento do novo filme de Tizuka Yamazaki, "Paraíba Mulher Macho". A campanha, a nível nacional, usará tevê, rádio e jornal, com uma verba prevista para Cr$ 40 milhões.
• NÃO ESTÃO BRINCANDO - As agências Pubblicità e Assessor acabam de conquistar a conta da Glasslite, fábrica de brinquedos sediada em S. Paulo, e que, este ano, além de brinquedos, deve entrar na linha de produtos plásticos para o lar. Curiosamente, tanto a Pubblicità quanto a Assessor são agências nascidas no Rio mas que estão ativando muito seus escritórios em São Paulo.
• REBATES FALSOS - Por falar em Assessor, seu diretor Thiago Fonseca afirma não ter fundamento a notícia de que a agência estaria perdendo a conta da Caixa Econômica Federal. A Assessor, diz ele, continua, quando solicitada, realizando trabalhos para a CEF. E José Luís Sanches, diretor da SB & JG, nos informa, também, que apesar de sua agência estar prestando serviços para o Touring Clube do Brasil, não tem fundamento a notícia publicada em outra coluna de propaganda de que o Touring teria fechado sua house-agency. Ela continua ativa.
• GRANDE GRUPO - A CBBA acaba de conquistar, em São Paulo, toda a conta do Grupo Maksoud, que inclui o Maksoud Plaza, a Hidro­service e a Sisco Computadores, entre outras empresas. O Grupo Maksoud vinha tendo, ultimamente, sua propaganda criada pela Diagrama, a agência de promoções que também faz parte das empresas de Henri Maksoud.
• CARRAPATOS GAÚCHOS ­ A Abaeté lançou, esta quinta-feira, durante a Feira de Esteio, a principal da pecuária gaúcha, a promoção Concurso Panecto, destinado a promover este carrapaticida da Cyanamid, cliente da agência. O concurso distribuirá 4 carros aos fazendeiros do Rio Grande do Sul, e sua campanha foi veiculada em tevê, rádio e jornais da região.
• PLANOS PRÓPRIOS - Hans Dammann, um dos mais conceituados criadores paulistas, acaba de pedir demissão da Diretoria Nacional de Criação da Denison, para estudar outros projetos profissionais Com isso, assume o cargo Domingos Barone, que atuava como diretor de criação da Denison em São Paulo.
• TROCA-TROCA ­ O diretor de arte Walter Pereira (ex-Thompson) é o novo diretor de criação da Denison-Rio, permitindo que Aldyr Nunes, que estava no cargo interinamente, e a contragosto, volte a ser apenas diretor de arte naquela agência. Outra troca houve entre a Abaeté e a Thompson, já que o redator Celso Muniz saiu desta agência para aquela, enquanto Antônio Mário Tenreiro fez o caminho inverso. E, na CBBA-Rio, entraram esta semana, a diretora de arte Cristina Amorim, a montadora Regina Agostini e a contata Kathia Resende.
• MALA BEM FORRADA – 85,6 milhões de cruzeiros e 42 inserções em 7 revistas masculinas brasileiras. Estes são os números da campanha que a Exclam, de Curitiba, iniciou em maio e estenderá até outubro, para o lançamento da linha Status de seu cliente Malas Ika. A Exclam é uma das maiores e mais criativas agências paranaenses.
• CINQUENTÃO ­ O jornal paulista DCI-Diário Comércio & Indústria realiza dia 1º de setembro, em São Paulo, um coquetel para comemorar o cinquentenário de sua fundação. O Grupo DCI é presidido pelo jornalista Waldemar dos Santos.
• DE LEVE ­ TRIBUNA DA IMPRENSA SA, "Diário Popular", Rádio JB AM e agora TVS. O Ibrahim Sued tem razão: os cães ladram e a caravana passa.