Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/NOV/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Mudanças de contas agitam mercado de agências no Rio

O mercado de propaganda carioca iniciou agitado este mês de novembro. Duas importantes contas publicitárias de empresas anunciantes sediadas no Rio estão mudando de agência de propaganda.
Uma delas é a do Grupo BRJ, que inclui a Caderneta de Poupança BRJ e o Banco do Rio de Janeiro, e que já comunicou à agência MMC que estes meses de novembro e dezembro corresponderão aos 60 dias legais de aviso-prévio que um anunciante é obrigado a dar, no Brasil, à sua agência de propaganda.
A partir de janeiro, as contas da caderneta e do banco BRJ passam a ser atendidas pela agência Sênior, que já este mês começa a realizar o planejamento das próximas campanhas do Grupo.
A BRJ (ou "o" BRJ) é proveniente da associação das empresas de poupança Apex, Cofrelar e Patrimônio, que na época da fusão, levaram a que suas agências formassem um pool para atender à nova conta surgida. Faziam parte do pool a Special Pubblicity (que vinha da Apex), a SB&JG (que vinha da Cofrelar) e a Sênior, que atendia a Patrimóvel.
Quando o Grupo decidiu abrir o Banco do Rio de Janeiro, dispensou as três agências e escolheu para atendê-lo a MMC-Rego Monteiro. Agora com a mudança acionária ocorrida na agência MMC, da qual se retirou Sérgio do Rego Monteiro – que era considerado fundamental para a conta -- o Grupo BRJ decidiu reestruturar seu atendimento de publicidade, retornando a ser atendido por uma de suas antigas agências, no caso a Sênior.
O Grupo BRJ tem hoje 60 lojas no Estado do Rio de Janeiro, incluindo a agência do banco. Segundo seu diretor Arthur Chagas Diniz, a meta do grupo é aumentar este número em pelo menos 10 por cento até o final de 1984.
A outra mudança importante se dá com um dos produtos da Merck do Brasil – a linha de auxiliares de emagrecimentos Bionorm – que vinha, nos últimos anos, sendo atendida pela agência Caio Domingues --, e passará, agora, a ter sua publicidade realizada pela Almap.
A Caio, desde que pegou a conta (que já esteve na Abaeté), foi responsável por diversas campanhas criativas para o produto, chegando a conquistar medalhas de ouro nos dois últimos Prêmios Colunistas do Rio de Janeiro.
A mudança da conta se deve principalmente a uma troca na equipe interna de marketing da Merck. Em propaganda, a despeito de todo o desenvolvimento técnico, como em todas as atividades humanísticas, ainda são muito importante os critérios de relacionamento e preferências pessoais.

Salles e Denison se unem pela Brastemp

Uma situação rara em propaganda – que é a união de duas agências concorrentes no atendimento e criação de uma campanha única para um anunciante -- está ocorrendo desde do início deste mês entre a Salles e a Denison, dentro da nova campanha dos produtos Brastemp.
A campanha, que tem como tema o dia a dia de uma família típica da classe média – chamada de família Braga – se compõe de 14 comerciais gravados em videotape e pretende reforçar a imagem da marca Brastemp, já que recentes estudos promovidos pela empresa, inclusive estudos de projeção psicológica, detectaram que era necessário realizar esforços especiais voltados para a unificação de imagem da Brastemp, para que cada produto pudesse se beneficiar ao máximo das conotações positivas da marca. Por isso, foi necessário unir os esforços da Denison, que já cuidava dos produtos de cozinha da Brastemp, aos da Salles, que atendia os demais eletrodomésticos da empresa e sua parte institucional.

S. Dourado expandirá time-sharing em 1984

O empresário Sérgio Dourado anunciou esta semana em Salvador que na primeira quinzena de janeiro estará lançando, dentro do sistema de “time-sharing”, a venda de apartamentos em hotéis à beira de praias em Salvador, Guarapari, Búzios, Angra dos Reis e Guarujá.
O sistema de time-sharing foi lançado por Sérgio Dourado – com campanha criada pela agência Pubblicità – há cerca de duas semanas, com a venda de apartamentos dos hotéis Marina Palace e Marina Rio, a um custo entre um milhão e quatro milhões de cruzeiros por semana, dependendo do período de alta ou baixa estação.
Nestas duas semanas, já foram comercializados 18 por cento das frações de propriedade, o que, segundo Sérgio Dourado, comprova o êxito deste tipo de lançamento imobiliário num tempo de escassez de dinheiro, quando a classe média não consegue adquirir imóveis para o lazer.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• QUATRO MESES DEPOIS – Finalmente, nesta última quinta-feira, a nova diretoria da ABP – presidida por Caio Domingues – comemorou sua posse com um coquetel, no edifício Manchete. Forte a presença do mercado publicitário carioca.
• MÍDIA DO ANO – O Grupo Mídia do Rio de Janeiro elege no próximo dia 17 o profissional do setor que receberá o título de Mídia do Ano, dentro da homenagem anual promovida pela Associação Brasileira de Propaganda.
Tradicionalmente, o Mídia do Ano, assim como os demais títulos de profissionais de publicidade do ano, era decidido pela própria diretoria da ABP. Este ano, com Caio Domingues na presidência da entidade, a responsabilidade da escolha foi transferida para os próprios profissionais de cada setor.
O Grupo de Mídia aproveita para convocar todos os publicitários da área de mídia do Rio para participarem da reunião, quando também serão formadas as comissões para o 1º Encontro Carioca de Mídia que será realizado no próximo ano. A reunião será na sede da ABP, a partir das 9 horas da manhã.
• REFORÇO – A Redinger Publicidade contratou dois reforços para sua equipe: Manolo Rodrigues (autor do Dicionário de Artes Gráficas para Publicitários) é agora o novo diretor de arte da agência, e Márcio Martins (ex-Vecchi) é seu novo supervisor de atendimento. Segundo Luís Redinger, a agência deve fechar este ano com um faturamento em torno de 150 milhões de cruzeiros, muito mais do que ele imaginava ao abri-la há alguns meses.
• DIVÓRCIO – Chegaram aos nossos ouvidos que está em vias de extinção o acordo acionário formulado ente a MMC e a Artplan, através do qual esta passou a participar com 50 por cento da nova estrutura daquela primeira. Tentamos durante todo o dia falar com Santos Mello ou Mauro Matos, diretores da MMC, para checar mas ambos passaram de reunião a reunião e não ligaram de volta.
• OFERTÃO – As ações de Luiza Brunet devem subir bastante no mercado. A agência FGL – que cuida da conta de Enéas Franco – acaba de oferecer à modelo a quantia de 4 milhões de cruzeiros mensais para que, a partir de janeiro, quando encerra seu contrato com Humberto (Dijon) Saade, a modelo passe a promover os jeans de Enéas. Luiza, segundo a mesma fonte nos contou, ganha mensalmente de Saad 1,8 milhão de cruzeiros para ser sua modelo exclusiva.
• PRECISA-SE – A Momentos Editora, que edita a revista Momentos, está procurando contatos que tenham conhecimento (ou experiência) na área de moda e lojas dirigidas ao público classe A. Os interessados devem procurar Rogério Ehrlich, pelo telefone 266-3151, no Rio.
• CRIADORES – A SGB, no Rio, continua contratando. Agora foram para a agência Jorge Dias, que passa a ser o seu diretor de RTV, e Zianno Grigoli, como diretor de arte.