Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/NOV/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

ABM premia 16 Empresas: Destaques de Marketing

A ABM - Associação Brasileira de Marketing divulgou esta semana a relação dos premiados com o Mérito e os Destaques de Marketing de 1983, na sua 11ª premiação anual. São os seguintes os premiados deste ano:
• Mérito de Marketing: Coca-Cola Indústrias Ltda.
• Destaque Especial pela Contribuição para o Desenvolvimento do Marketing no Brasil: Cia. Souza Cruz.
• Área de Produtos para a Família: TV Manchete.
• Área de Marketing Esportivo: Confederação Brasileira de Volley-Ball.
• Área de Comércio Internacional: Rede Globo de Televisão.
• Área de Turismo: Emantur ­ Empresa Alagoana de Turismo.
• Área de Desenvolvimento Tecnológico: Embraer.
• Área de Cultura: Abril Cultural.
• Área de Varejo: Lojas Arapuã.
• Área de Agricultura: Sementes Agroceres
• Área de Serviços Financeiros: Caderneta de Poupança Banerj.
• Área de Produtos de Consumo: Chocolates Garoto.
• Área de Promoções: Rádio Cidade e R. J. Reynolds.
• Área de Produtos para o Homem e para a Mulher: Cia. Vinícola Riograndense.
• Área de Distribuição: Casas Alô Brasil (José Alves S.A.).

Basf produzirá fitas para vídeo no Brasil

O mercado potencial de fitas de videocassete no Brasil até o final de 1985 é de 2 milhões de unidades, segundo levantamento realizado pela Basf do Brasil, procurando dimensionar as vendas das fitas de vídeo que pretende fabricar no Brasil, a partir do próximo ano, em sua fábrica de Guaratinguetá.
A pesquisa da Basf indicou que existe no Brasil um parque de pelo menos 140 mil aparelhos de videocassete, sendo 58,7 por cento importados (na verdade, ímportabandeados). E para estes aparelhos foram adquiridos no último ano 800 mil fitas, também a maioria entrada no país de maneira ilegal.
Apesar destes relativamente altos números, o mercado de videocassetes no Brasil ainda é muito baixo, quando comparado com os mercados europeu, japonês e americano. Aqui, por exemplo, são consumidas seis fitas de vídeo por aparelho durante o ano, o que corresponde à metade do que se consome na Europa. Nos Estados Unidos este número passa de 15 e no Japão chega a 22.
De qualquer maneira, as 500 mil fitas de videocassetes que entraram no Brasil ilegalmente ano passado representaram negócios do porte de 10 milhões de dólares, que poderiam, se as fitas tivessem sido produzidas no Brasil, ter gerado novos empregos.
A Basf acredita que este mercado de dois milhões de fitas de vídeo que o Brasil alcançará até 1985 será devido ao crescimento das vendas dos aparelhos de videocassete fabricados no Brasil e da existência de câmeras de VTs brasileiras. Em todo o mundo, o VT vem incentivando os usuários a gravarem em vídeo as imagens domésticas que até então vinham sendo registradas em fotografia ou em super 8.

Agenda

21 de novembro, às 12h30m, no Salão Nobre do Iate Clube do Rio de Janeiro: a Standard Ogilvy & Mather realizará um almoço comemorativo do cinquentenário da Standard Propaganda, que contará com a presença de William E. Phillips, chairman of the Board, e James Benson, vice-chairman of the Board da Ogilvy & Mather International.
28 de novembro, às 19 horas, no Hotel Inter-Continental, no Rio: a ABM - Associação Brasileira de Marketing, numa cerimônia que terá a presença do vice-presidente da República - e presidenciável - Aureliano Chaves. A entrada é franca.
5 de dezembro, às 19 horas, no Salão Brasil do Maksoud Plaza, em São Paulo: A revista "Meio & Mensagem" promove a festa de entrega do Prêmio Caboré-83 para dez categorias de empresas e profissionais de propaganda. Tradicionalmente o convite é pago ­ tem coquetel, jantar e show -, e rende em beneficio de alguma entidade de propaganda.
9 de dezembro: É o último dia para pôr no Correio as inscrições para o 24º Internacional Broadcasting Awards, o Festival de Hollywood. Fichas de Inscrição podem ser solicitadas à Hollywood Radio and Television Society, pelo endereço "5315 Laurel Canyon Boulevard. North Hollywood, California. 91607, USA".

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• AGÊNCIA NOVA - Está iniciando atividades no Rio a agência PubliGraf, dirigida por Paulo Mauricio de Souza. A agência fica na rua do Russel 450. gr. 801, e sua primeira conta é a da Panoramic, uma fábrica de modulados.
• ATÉ NO NORTE - A MPM de Recife acaba de conquistar uma das principais contas daquele mercado: a do Bandepe - Banco do Estado de Pernambuco deixando com a agência pernambucana Itaity a parte do Bandepe Imobilário. Em Brasília, está havendo um grande movimento das agências para sugerir ao Governo do Distrito Federal que volte a entregar sua conta a consórcios, para que um número maior de agências participe do bolo. Há dois anos, a conta do GDF está apenas na MPM.
A verdade é que, atualmente, a MPM é uma agência à qual se deve tirar o chapéu. Seus diretores souberam aproveitar as oportunidades de terem tido nas mãos grandes contas de governo (como outras agências também tiveram), e investiram maciçamente no aperfeiçoamento técnico e profissional da agência. Com isso, a MPM continua até hoje aproveitando os frutos de ter se tornado quase que imbatível.
• MAIS SHOPPING SHOW ­ A população de Brasília teve esta semana uma oportunidade para ver novamente reunidas as seis integrantes do grupo das Frenéticas, cantando no comercial de lançamento do Park Shopping.
A responsável pela proeza foi a criadora da campanha, a agência de propaganda Estrutural, que convenceu as ex-Frenéticas Sandra Pera e Regina a repetirem o sucesso popular já alcançado pelas outras versões do comercial, utilizadas pelo empreendedor Multishopping para o lançamento de dois outros Shopping da rede: o Barra Shopping, do Rio de Janeiro, e o Morumbi Shopping, de São Paulo.
• AINDA D'A TARDE - A empresa do jornal "A Tarde" colocou na última quarta-feira no ar, ainda em fase experimental, sua Rádio A Tarde FM, que já possui o transmissor mais potente do Norte­Nordeste, com 25 kW. A rádio, cuja fase comercial iniciará dia 1º de dezembro, será dirigida aos públicos de classes A e B, pautando sua programação em todos os tipos de música popular e em jornalismo, apoiada pela equipe do jornal, que também é o maior do Norte-Nordeste.
• PRECISA-SE - A revista "Momentos" está procurando contatos de veículo. Os interessados devem conversar com Rogerio Ehrlich, pelo telefone 266-3131, no Rio.
• ESPECIAIS - O jornal "Ilha Notícias" - editado já há 7 anos na Ilha do Governador - vai tirar três edições especiais de Natal, e está oferecendo 30 por cento de desconto na tabela para quem participar das três edições, que começam a ser publicadas a partir de 24 de novembro próximo.