Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/DEZ/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Pierre Cardin escolhe nova agência no Brasil

No momento em que o empresário Pierre Cardin ainda estava no Brasil cuidando do lançamento do seu restaurante Maxim's (muito bonito, por sinal) e da promoção de novos produtos com a sua badalada griffe, o mercado publicitário paulista recebia a surpreendente notícia de que a conta das roupas Pierre Cardin, confeccionadas pela Vila Romana, não mais seria atendida pela agência paulista Lage Stabel & Guerreiro/BBDO, e uma concorrência já começava a ser desencadeada.
Em São Paulo, os comentários eram de que a Vila Romana não gostou de sua agência ter aceito o convite da Alpargatas para participar da concorrência da conta dos jeans US Top, que estavam deixando a Thompson, e acenavam com um volume de investimento da ordem de 3 milhões de dólares, o que, para o Brasil, é uma verba publicitária gigantesca.
A concorrência, no entanto, foi ganha pela agência Talent, do experiente planejador Júlio Ribeiro, e, no final, a Lage Stabel & Guerreiro não só não ficou com os 3 milhões de dólares da US Top como acabou perdendo a Pierre Cardin.
Aliás, o comentário também em São Paulo é que Sérgio Guerreiro, um dos sócios da agência, está para deixá-la a partir de 1984, partindo para novos negócios.

ESPM dá prêmios para pesquisas de 83

A Escola Superior de Propaganda e Marketing divulgou o resultado do Prêmio Pesquisa de Marketing 83, uma premiação de caráter interno, através de um júri praticamente secreto que escolhe trabalhos de pesquisa realizados durante o ano.
Em 1983, três instituições estão sendo premiadas: a Volkswagen, por um conjunto de pesquisas quantitativas e qualitativas sobre seus veículos; a agência Saldiva & Associados, pelo segundo ano consecutivo e pelo trabalho "As abelhas", através do qual analisou o mercado das empregadas domésticas; e a Faculdade de Administração de Empresas do Pará, que realizou uma pesquisa sobre a ótica dos empresários a respeito dos serviços prestados pelas agências de propaganda.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• CONTRATAÇAO FORTE - A premiada agência DPZ decidiu voltar a investir no Rio, e acaba de contratar, para dirigir a criação de seu escritório nesta cidade o redator Paulo de Tarso, um dos profissionais do primeiro time de criação da MPM-Rio, a maior agência deste mercado. A DPZ, há alguns anos, vinha mantendo sua estrutura profissional no Rio de Janeiro numa escala menor que a da média das agências nacionais do seu porte, transferindo para os criadores de São Paulo a responsabilidade da realização das campanhas de diversos importantes clientes sediados no Rio, como Souza Cruz e Coca-Cola. Espera-se que com a contratação ­ que pode se supor milionária - de Paulo de Tarso para lá, o processo se reverta.
• DIVISÃO - O Grupo Financeiro Letra está dividindo a sua conta publicitária. Agora, a McCann, que atendia a empresa no último ano, fica com a parte institucional e de poupança, enquanto a Artplan passa a cuidar da Letra Capitalização. A Artplan, aliás, na absorção física da MMC e alguns de seus funcionários, levou também a conta do Jornal do Brasil, somando-a às do Sistema de Rádios JB, que já atendia. Os classificados JB, no entanto, continuam com a Assessor, e a Editora JB com a Denison.
• NOVA DIRETORIA - Confirmando as informações dadas por estes colunistas em primeira mão, Homero Icaza Sanches foi eleito presidente da Associação Brasileira de Marketing para o biênio 1984-1986. Homero, que já foi o responsável pelo trabalho de pesquisas da Rede Globo, hoje tem uma empresa de assessoria da área. Junto com ele na ABM estão como 1º vice­presidente Wilson Ribeiro, da loja de móveis Nem Mais Um Passo; como 2º vice-presidente Lywal Salles Filho, do Sistema JB; como 1ª secretária Miriam Medalain Carvalho: como 2ª secretária Silvia Pinto Ribeiro; como 1º tesoureiro Mauro Szwarcwald; e como 2º tesoureiro Carlos Araújo. A posse desta diretoria, que sucede à presidida por Rui Schneider, será dia 12 de janeiro no Clube Americano.
• POR UM NOVO RIO - O JB está iniciando um trabalho de promoções para estimular novamente o amor dos cariocas por sua cidade, transformada em ex-maravilhosa. Quem nos conta é Sérgio Rego Monteiro, vice-presidente de marketing do Sistema JB, de quem já foi a incrível promoção da missa de Natal na Lagoa, que será rezada pelo cardeal D. Eugênio Salles, dia 24 próximo, numa plataforma na Lagoa Rodrigo de Freitas.
• CLEIAN FAZ FITA - Para demonstrar aos importadores estrangeiros o filme de polipropileno produzido pelo seu cliente Polo, a agência Cleian, aproveitando que este é o material atualmente utilizado para embalar fitas cassete de áudio virgens, produziu uma fita com uma ótima seleção de música popular brasileira e embalou-a com o produto, criando um brinde muito simpático, tanto que está tendo que ser distribuído também no mercado brasileiro.
• E FATURA - Diz Hélio Kaltman, diretor da Cleian, que a agência fecha 1983 com um faturamento de Cr$ 1,3 bilhão, dando emprego a 65 profissionais nos escritórios do Rio e São Paulo, atendendo contas como a Polo, Cia. Caminho Aéreo do Pão de Açúcar, Rose Presentes, Borghini Language center e Andrea Ferraci.
PROMOÇÃO DAS SEGURADORAS - A Fenaseg, entidade que reúne as empresas de seguro do país, montou uma assessoria de Comunicação social para promover seus associados, e contratou para tal os relações públicas Alberto Lopes e Fernando Couto.
• VENDENDO RÁDIO - Waldyr Cadaval Neves, ex-TVS e Editora Três, é o novo contato de vendas da Rede Bandeirantes de Rádio, grupo que, aliás, passou a representar a Rádio Cultura, de Florianópolis, SC.
• SUPER VT - Nélson Gomes, o novo diretor da Globotec, informa que, dentro da ampliação que a produtora está sofrendo, foi adquirida uma potente unidade móvel para gravações externas, contendo desde o videotape e uma câmera de 3 tubos até uma sofisticada mesa de efeitos e um gerador de chroma-key.
• PRÊMIO FARMACÊUTICO ­ A campanha de lançamento do produto Stresstabs, da Lederle, além da medalha de prata do Prêmio Colunistas Promoção, ainda deu a Cláudio Carvalho o Prêmio Max de Marketing Farmacêutico, promovido pelo Jornal Brasileiro de Medicina.
• MAIS UM DIRETO - A Garden Publicidade abriu mão da conta da Central dos Tapetes, que depois disso decidiu então montar uma house-agency.
• NA TEVÊ - Uma boa safra de comerciais está sendo mostrada na televisão atualmente. Em particular, em nossa opinião, três excelentes trabalhos: o de Natal da Golden Cross (pela produção) o dos produtos Britannia pela bem feita reprodução de "E o Vento Levou", e o do lançamento do cinto Mundi Sport da Mundial pela ousadia e impacto da mensagem "Você veste, alguém tira".
• NATAL SEM APELO - Curiosa a estratégia do BarraShopping para este Natal. Nenhum comercial de oferta ao consumidor (a campanha criada este ano pela Artplan é de pedido, e não de oferta), e uma praticamente total ausência de clima natalino no seu interior. A maioria das lojas está decorada como se estivéssemos em qualquer época do ano, e não a menos de um mês do dia 25 de dezembro. Mudou o Natal ou mudou o BarraShopping?
• LEOPOLDINA - Francisco Xavier, da F. Xavier Imóveis foi escolhido Empresário do Ano de 1983 pela Associação Comercial e Industrial da Região Leopoldina, correspondente ao subúrbio carioca. Além dele, receberam destaques Renato Gelli, cuja Casa Gelli tem sede naquela região e Aldemir Martins, do Unibanco.