Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/SET/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Campari paga preço amargo para ter boca em cartazete

Campari - Boca Nastassja KinskiDepois de ter contratado o cineasta Federico Fellini para dirigir um comercial de 60 segundos, e que custou 600 milhões de cruzeiros (10 milhões por segundo, sabe lá o que é isso?), a Campari acaba de produzir um novo cartazete para ser distribuído em todo o mundo, onde, ao lado de uma garrafa da bebida aparece uma sensual boca de mulher, pintada com o vermelho característico do produto.
Até há pouco, a Campari fazia grande mistério em torno da boca e da sua "proprietária": apenas revelara que havia pago um cachê de 70 milhões de liras por ela (mais ou menos 70 milhões de cruzeiros). Agora, apesar de o rosto da modelo aparecer com tez morena, dando a impressão de que se tratava de uma mulata, a revista italiana Oggi acabou revelando o segredo. A boca pertence à sensualíssima Nastassja Kinski, que estava na Itália na época da foto e que, grávida, não poderia ser fotografada de corpo inteiro. Na verdade, ela não quis nem mesmo ser fotografada de rosto inteiro, pois se achava um pouco gorda.
A revista italiana elegeu, então, a boca de Nastassja "a mais cara do mundo": jamais, na história da publicidade, pagou-se tanto por apenas um par de lábios: E, quanto à tez morena, tudo não passou de um bom truque de maquilagem.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

MAIS UM CONTRA - O absurdo e centralizador projeto de Informática, atualmente em tramitação, não agradou nem à classe publicitária. O presidente nacional da ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda, Roberto Duailibi, enviou a uma série de deputados do PDS um telex solicitando a rejeição do projeto, por considerar que ele será prejudicial nas comunicações comerciais das empresas, por trazer para a sua influência a captação, elaboração, transmissão e até o consumo das informações. Pobre Duailibi. Ele acha que o governo vai se sensibilizar com o que de ruim pode acontecer às empresas brasileiras.
CONTRATADO - A DCA Propaganda dirigida agora por Mário Calmon e Marcello Noronha, contratou Nazira Fortes (ex-Redinger) para o seu atendimento. Atuando em novo endereço - Praia do Flamengo, 66/516, com o telefone 285-1745 - a DCA abre as suas portas no Rio.
NA TERRA DO TUCUPI - A Denison Propaganda firmou acordo operacional com uma agência de Belém - PA. É a Gil Publicidade.
ARMARAM E SE DERAM BEM - É criação de Carlos Meyer, Cláudio Sendim e Antônio Jaime Soares, da Assessor, a boa campanha que vem sendo veiculada nos jornais para a Associação dos Armadores Brasileiros de Longo Curso. Com a pobreza de qualidade e quantidade que anda ultimamente a veiculação comercial na mídia "Jornal", principalmente no Rio de Janeiro, uma campanha como esta, uniforme e de bom conteúdo mercadológico, só pode ser elogiada.
OUSADIA PREMIADA - O anúncio "Assista o Jornal da Manchete. Ou então fique no ar", criado pela agência Estrutural, tendo como gimmick uma brincadeira com o slogan "Entre no ar", da Rede Globo, acabou já conquistando dois prêmios: o melhor institucional e o mais criativo do mês de julho, na promoção Prêmio JB de Propaganda. A criação da peça foi de Rogerio Steinberg, Victor Kirosvsky e José Guilherme Vereza.
A MÍDIA QUE ALIMENTA - A Camil, cooperativa agropecuária que abastece de leite o Estado de Alagoas, está oferecendo a embalagem plástica do seu produto às agências de publicidade daquele Estado, para que elas veiculem mensagens de fins sociais e educacionais. A primeira campanha veiculeitada é de apoio à Campanha de Aleitamento Materno da LBA, e o "anúncio" diz: Amamentação - Seis meses que valem uma vida.
GANHARAM A BOCA E FORAM A ROMA - A Almap, investindo em seus profissionais, enviou a Roma, para participar de um congresso europeu de pesquisa de marketing - o 37º Congresso da Esomar -, a sua diretora de pesquisa, Jacqueline Haas, e a analista do departamento, Cristina Bertini. O tema do congresso foi "O que pretendemos com a recessão". Pelo tema, fica a impressão de que o congresso foi promovido pelo FMI.
BOM ATENDIMENTO - A Xerox do Brasil recebeu esta semana da Confederação Nacional dos Diretores Lojistas a medalha do "Mérito Lojista/84", como a empresa de área de copiadoras que melhor atendimento vem prestando aos lojistas brasileiros em 1984. A Xerox obteve o expressivo índice de 80,55 por cento dos votos coletados pelo CNDL, em avaliação realizada pela entidade junto aos 35 mil sócios de todos os CDLs através do país.
CAMPANHA AFIANÇA A FAIANÇA - Investindo pela primeira vez em propaganda, a Oxford ­ empresa catarinense de produtos de faiança que lidera 60 por cento das vendas nacionais do seu setor - iniciou esta semana a veiculação de uma campanha criada pela Almap. Segundo Ismar Becker, superintendente comercial da Oxford, as pesquisas revelaram que os consumidores brasileiros desconhecem a marca dos produtos que usam, obrigando a que a empresa tivesse que começar a anunciar para tornar a sua marca conhecida para preparar o terreno para o lançamento de novos produtos. A campanha vai procurar personalizar e valorizar o dia-a-dia das refeições, associando o nome Oxford à faiança.
MÍDIA PROMOVIDO - A agência paulista GTM&C acaba de promover Mizuho Tahara a seu diretor de Mídia, passando a integrar o board-of-directors da agência, junto com Carlos Cavalcanti, Eloy Simões e José Carlos Pires, este último conhecido do mercado carioca por suas passagens na Propeg e no Codimec.
NOVO GERENTE NOVO - O jornal "Bom-Dia", que circula há cinco anos entre os leitores da Barra, no Rio, conta agora com José Eudes Lima, um jovem publicitário de 25 anos, em sua Gerência Comercial.
PÓ-DE-ARROZ NA PROPAGANDA - A agência de propaganda responsável pela conta (e pelo marketing) do Fluminense Football Club agora é a J.Walter Thompson, segundo soubemos de Eugênio Figueiredo, diretor da agência, entre os diversos projetos estão sendo estudadas formas mais agressivas do nome do clube tricolor ser mais aproveitado em leasing e merchandising.
TRADUTORE TRADITORE - Por falar em Thompson, a agência deve ter contratada um redator com larga experiência na tradução de filmes para televisão. Tivemos a oportunidade de assistir em Porto Alegre à versão que a JWT fez para o comercial americano de Teem, no qual um viajante sai do deserto mexicano e pede em uma barraquinha que lhe sirvam "Plain dry tacos". Na dublagem nacional, o sujeito pede à mexicana nada menos que "pastel seco", um quitute que nem o mais louco pasteleiro japonês é capaz de saber do que se trata. Esta é pior que a versão do filme "A Condessa de Hong-Kong", no qual o tradutor colocou Sofia Loren pedindo o seu café da manhã acompanhado de "marmelada".