Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/ABR/1985
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Brahma e Artplan fazem sociedade

A Brahma e Artplan estão se associando. A empresa de participações da companhia de bebidas, chamada Braip-Brahma Investimentos e Participações, acaba de comprar uma participação no capital da Artplan Participações e Empreendimentos, pertencente até então apenas à família Medina e única acionária da agência Artplan Publicidade e Promoções.
Segundo Paulo Rolf, vice-presidente da Artplan, a associação deveu-se a um interesse da Brahma de participar mais ativamente de futuros empreendimentos promocionais que a Artplan irá desenvolver. A Brahma, disse, obteve bons resultados através do Rock in Rio, o qual patrocinou recentemente.
Paulo Rolf não considera que esta associação venha a caracterizar a Artplan como uma house-agency, principalmente por seu aspecto minoritário. Isto, inclusive, lembrou, não prejudicará a filiação da agência à ABAP, pois existem precedentes que garantem a presença do associado,

O Rio tem mais cobrões

Domingo passado, no caderno Propaganda e Marketing da Gazeta Esportiva, os organizadores do Prêmio Colunistas Nacional publicaram uma relação dos publicitários escolhidos como "cobrões", para colaborar na indicação dos Grandes Prêmios daquela premiação. Estes profissionais foram apresentados como sendo "os mais competentes" de cada Estado.
Provavelmente por algum erro de datilografia ou de composição, a relação do Rio de Janeiro seguramente deixou de incluir uma série de nomes de atendimento e de criação de maior responsabilidade dentro do nosso mercado. Sabemos que erros como este são perfeitamente compreensíveis, mas para não deixar de fazer justiça, já que são publicitários que, inclusive, sempre deram apoio e prestigiaram o Prêmio Colunistas Rio, conseguindo nele e no evento nacional diversos diplomas, vamos relacionar aqui os nomes que nos lembramos e notamos ausentes. Aproveitamos ainda para reforçar o pedido de atenção aos revisores (sempre os revisores...) que não deixaram desaparecer da relação próximo ano dos Cobrões estes competentíssimos publicitários do Rio de Janeiro, relacionados por ordem alfabética de agência.
José Antônio Leão Ramos (Abaeté); Simão Gorender (Abaeté); Neil Hamilton (Almap); Carlos Silveira (Almap); Evandro Barreto (Artplan); Albano Alves Filho (Brasil América); Cláudio Carvalho (Cláudio Carvalho); Viviano Caldas (GMF-Propeg); Vital da Costa e Silva (Denison); Herculano Siqueira (Denison); Ubirajara Monteiro (Denison); Walter Pereira (Denison); Toni Lourenço (JMM); Nádia Rebouças (J. W. Thompson); Nei Cantinho (Norton); Francisco Borghoff (Norton); João Bosco (Norton); José Alberto da Fonseca (Salles); Joaquim Pecego (Salles); Vicente de Vicq (SGB); Isac Chapira (SGB); e Luiz Augusto Vieira (Standard).

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• COM A BOLA CHEIA - a Salles está aproveitando a boa maré e investindo em profissionais. No Rio, a agência acaba de contratar o redator Alcides Fidalgo (segundo o release, atuando como diretor de arte) e o redator Classir Scorsato. E em São Paulo, a Salles trouxe de Lintas, Abel Silveira Prado, para cuidar do planejamento da conta Cica.
• RESSURGINDO - Depois de um abalo pela morte de seu fundador Lívio Rangan e a compra pelo grupo Ogilvy & Mather, a Gang começa a se recuperar, conquistando novas contas. Estão lá agora a Plásticos Piavinil, a Calçados e Bolsas Prada, os aços Sandvik, os produtos dietéticos Slim e a empresa de telecomunicações Modata, vencendo para esta uma concorrência da qual participaram, no Rio, a SGB, a Garden, e Oliveira Murgel e a Salles.

O comercial de Fellini para a Barilla.

• PROPAGANDA FELINIANA - O fantástico diretor cinematográfico Frederico Fellini acaba de receber um cachê de meio milhão de dólares para dirigir, na Itália, um comercial da maior indústria de macarrões daquele país, a Barilla. Este é o segundo trabalho publicitário de Fellini, que antes só havia filmado um comercial para Campari. Nada mal o cachê para um principiante no setor, não?
• ELIMINANDO A BABEL - A Leon Chauviere começou a fabricar no Brasil, para venda e locação, equipamentos completos de tradução simultânea, que são muito usados em congressos e conferências internacionais. A Leon Chauviere, que é uma das principais locadoras de equipamentos de projeção e de áudio dos anunciantes e agências cariocas, tem na tradução simultânea uma de suas maiores especializações, já havendo participado com esta atividade em mais de 250 eventos em todo o país.
• ABRIL PREMIADA EM ABRIL - O programa-reportagem "Menino Jesus", produzido pela Abril Vídeo, ganhou, no início deste mês, no Festival Brix-Fatura 85, organizado pela European Broadcast Union, o prêmio principal do evento. A reportagem foi de Mônica Teixeira e a direção do programa de Narciso Calili.
• SERÁ QUE HOUVE? - A ABAP Rio parece que realizou interessante seminário sobre a organização de agências no Rio. Parece, porque o seminário estava marcado para o dia 8 de abril, mas a comunicação só nos chegou às mãos no último dia 10...
• REAQUECIMENTO - Quando, no Colunistas-Rio, a gente deu prêmio à reativação do mercado carioca, tínhamos razão. Cada vez mais as agências estão contratando. Até a Norton, que já foi tímida, no último ano vem investindo em criação. Agora a agência tem três duplas, tendo recém contratado o redator Oswaldo (Toco) Jungstedt (ex-Aroldo Araujo) e o diretor de arte Hugo Paz (ex-Expressão). A agência agora só precisa de revisor de release, pois "Expressão" com "s" no lugar de "x" é dose.
• GLÓRIA FILATÉLICA - A diretora de arte Rachel Braga, da CBBA - Propeg-Rio, foi premiada pela criação do Selo Informática 84, em homenagem aos próximos Congresso e Feira Internacional de Informática. O selo ainda vai representar o Brasil em concursos internacionais.