Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/AGO/1985
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Administradores de agências do Rio vão formar um clube

Uma nova associação de publicitários vai surgir no Rio. É o CDAFAP que significa Clube dos Diretores Administrativos e Financeiros de Agências de Propaganda, que pretende reunir não só os profissionais citados no nome da entidade como também gerentes da área administrativo­financeira e contadores de agências.
Segundo a minuta de Estatutos, distribuída no início deste mês aos profissionais da área por Aias dos Santos Lopes, diretor da Abaeté e um dos incentivadores do movimento, o CDAFAP terá por objetivo "promover a evolução efetiva dos critérios e métodos de Administração, Finanças e Contabilidade de Agências de Propaganda, gerando ou estimulando pesquisas especiais, somando esforços e apontando caminhos para a solução de problemas comuns às Agências, intercambiando experiências e conhecimentos não confidenciais das Agências, incentivando a ampliação e o refinamento de recursos técnicos, divulgando atividades e conhecimentos técnicos não confidenciais pela imprensa, realizando cursos, seminários e congressos sem envolvimento comercial de qualquer espécie".
Até o final deste mês o CDAFAP já deverá estar instalado oficialmente.

Standard conquista conta da Itapemirim

A Standard Ogilvy & Mather reconquistou a conta do Grupo Itapemirim, que atendeu de 1968 a 1972, e que ultimamente estava na MPM Propaganda. Sediado em Cachoeiro do Itapemirim-ES, o grupo é formado por 23 empresas, e tem na Viação Itapemirim e na Itapemirim Turismo seus principais anunciantes.
Apesar de contar atualmente em sua equipe com o publicitário Nélson Mendes -- um dos homens de confiança do presidente da Itapemirim, Camilo Cola, e provável elemento chave na negociação da conquista da conta --, o Grupo Itapemirim ficará sob a responsabilidade do supervisor de contas Edilson Leitão.

DPZ tira Alexandre da Agência da Casa

A DPZ-Rio acaba de contratar o redator Alexandre Machado para a sua criação, formando dupla com o diretor de arte Eduardo Correa.
Alexandre é um dos mais talentosos profissionais de criação do Rio, e mesmo com poucos anos de profissão demonstrou que, mais do que uma promessa, já é uma realidade. Ex-Caio Domingues, onde participou da criação do Bond Boca, para Cepacol, ele estava nos últimos dois anos como diretor de criação da Agência da Casa, da Rede Globo, tendo sido o responsável pela criação do Araken e do ótimo comercial da Dona Solange, no Dia da Secretária, entre muitos outros.

Conta do Nacional vai para a MPM

Oito anos após ter saído da JMM para, menos de dois anos depois, voltar atrás e lhe reentregar a conta, o Banco Nacional mais uma vez decidiu mudar de agência, entregando, a partir do próximo mês, a responsabilidade de sua propaganda à agência MPM, a maior dos mercados carioca e brasileiro.
Na verdade, o relacionamento entre JMM e Banco Nacional remonta a 35 anos atrás, e desde então só havia sofrido dois abalos. Aquele contado acima, solucionado quando João Moacyr de Medeiros chegou a abrir uma nova agência - a Sinal - em sociedade com a Esquire, nova detentora da conta, para atender com exclusividade ao Nacional; e há cerca de quatro anos, quando o Banco decidiu dividir a conta e entregar a parte de seguros à CBBA. Pouco depois, porém novamente a conta retomava integral a Medeiros.
Agora, diz ele, o Banco resolveu mais uma vez tentar uma mudança, apesar de reconhecer que "coube à JMM um papel importante na formação da imagem pública do Banco Nacional". Medeiros não sabe ainda qual será o futuro da Sinal como estrutura legal, pois há muitos meses a operação daquela agência vinha se realizando integrada e superposta à da JMM. Mas o diretor da agência acredita que os naturais ajustes que deverá fazer na equipe não serão muito drásticos pois, apesar de o Banco Nacional já ter representado no faturamento do grupo JMM-Sinal entre 40% e 50%, neste último semestre a participação não ultrapassou 15%, e a agência estava ajustada a esta realidade.

Archi & Grafio promove licensing da ICA-Press.

Archi+Grafio para ICA PressQue melhor maneira para demonstrar que personagens de histórias em quadrinhos podem ser utilizados em trabalhos publicitários do que estimular os próprios publicitários a, lúdica e descompromissadamente, criarem brincadeiras com as falas dos bonequinhos?
Esta foi a estratégia utilizada pela Archi & Gráfio para a primeira campanha promocional já realizada pela ICA Press - a maior agência de licenciamento do País - em seus 41 anos. Detentora dos direitos de mais de 600 personagens de quadrinhos, como Recruta Zero, Fantasma, Popeye, Hulk, Hagar e o novo hit "He-Man", a ICA Press aproveitou para, através da criação da Archi & Gráfio, enviar a diretores de criação e atendimento de agências do Rio e São Paulo kits promocionais contendo não só os model-sheets dos personagens principais como um display e um conjunto de adesivos, em que os balões dos personagens são em branco, estimulando o preenchimento do espaço "usando a imaginação".
A partir de agora, além de anúncios nas publicações especializadas, a ICA periodicamente enviará ao mesmo mailing list novos jogos de model­sheets, displays e adesivos, complementando aos poucos a sua comunicação.

Curtas

A conta da Tapeçaria Líder, um dos principais anunciantes do setor no Rio, foi para a Estrutural, que já está com campanha no ar, usando Golias parodiando o presidente Sarney. ••• A Denison-Rio, dirigida por Celso Japiassu, agora tem autonomia administrativa, reportando-se diretamente ao Conselho de Administração da agência. O mesmo ocorreu com o escritório de São Paulo e de Brasília da Denison. ••• É da Cláudio Carvalho a campanha de lançamento do gibi D'Artagnan, da Editora Rio Gráfica. ••• Hoje, às 19 horas, a Escola Superior de Propaganda e Marketing e a ABAP-Rio promovem aula inaugural do Curso de Pós-Graduação em Marketing. Quem vai falar é Roberto Duailibi (DPZ e ABAP-Nacional) e o local será Rua Joana Angélica, 63-6º andar.
• Gentes: Isaac Motel, que depois de sair da Mesbla, foi para a Casas Pernambucanas, teve o seu passe comprado pelas Casas Sendas para assumir a Direção Comercial da empresa. Ao que soubemos, a preço de ouro. ••• Na Reynolds, várias promoções: Jacobus (Coos) Ockers e John Scarritt, que eram gerentes de produto, foram elevados a gerentes de marketing, enquanto Robert Bull, que era diretor de marketing, tornou-se vice-presidente de vendas.
• O Conrerp - Conselho Regional de Relações Públicas de São Paulo prorrogou para 15 de setembro o prazo de inscrições de seu prêmio Opinião Pública, o único nacional na área de R. P. Informações pelos telefones (011) 285-3464 e 285-0378. /// A Giovanni conseguiu que a Newsplan bancasse o patrocínio que garantirá a presença dos irmãos campeões Ronaldo e Ricardo Carvalho representando o Brasil no Campeonato Mundial de Remo, da Bélgica. Se não é a visão de empresários e de profissionais da iniciativa privada, como ltamir Capeletti, gerente de marketing da Newsplan, a cultura e o esporte no Brasil quase que não existiriam. /// A agência Contemporânea já está com telex funcionando. O número é (021) 21027. /// Uma beleza a produção do novo portfólio da Norton. Se todas as agências produzissem trabalhos assim, a memória da propaganda brasileira seria mais rica e organizada.
Standard Ogilvy & Mather para Souza Cruz/Free Jazz 85: Marcio Montarroios• De Veículos: A Carta Editorial está substituindo a revista Homem Vogue por uma nova publicação: HV, de mesmo tamanho das revistas semanais e destinada ao mercado masculino jovem e sofisticado. Ela sairá com 40 mil exemplares nas bancas, dirigida por Andréa Carta. /// Dia 16 de setembro fecha o prazo para autorizações de anúncios na famosa edição da revista Forbes com a relação das 400 pessoas mais ricas nos Estados Unidos. No Brasil, os contatos são com a Interpress.
• A VS Escala lança este domingo, para a BBF-Bolsa Brasileira de Futuros, a campanha do Mercado Futuro de Taxas de Juros referenciado em LTN. A mídia incluirá jornais do Rio, São Paulo e Brasília, revistas nacionais e televisão. /// Um dos outdoors mais bonitos feitos no Rio nos últimos tempos é este do Free Jazz Festival, com uma imagem muito feliz de Márcio Montarroios fotografado por Isabel Garcia. A criação foi de Alicia Osborne e Ronald Galvão Lins, da Standard-Rio, e a aprovação foi dada por Armando Dile, da Souza Cruz. /// Este sábado, às 10 horas, no Copacabana Palace, a ABM-Associação Brasileira de Marketing promove um debate aberto ao público sobre a Defesa do Consumidor. Presentes na mesa Lywall Salles Filho, presidente da ABM; Marcos Felipe Magalhães, da Coca-Cola; Reynaldo Paes Barreto, da Souza Cruz; e Sérgio Rego Monteiro, do Jornal do Brasil.