Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/AGO/1985
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Petrobrás vai usar 5 agências

A Petrobrás deve iniciar, ainda em setembro, um processo de escolha de novas agências de propaganda para atenderem os segmentos de sua conta que, no momento, estão desassistidos, como Petrofértil, Petroquisa, a parte institucional e a parte comunitária.
A decisão já deveria ter sido tomada até julho passado, mas o estouro de grande parte da verba de comunicação deste ano e uma série de procedimentos administrativos internos da Petrobrás levaram ao adiamento da escolha, fazendo que, muito provavelmente, as novas agências só venham a sentir o valor real das diversas verbas setoriais no próximo ano.
Segundo informações que conseguimos colher, o propósito da Petrobrás é ter as contas da Distribuidora (atualmente na Almap), do Institucional e da área Comunitária dividida entre três grandes agências de propaganda, enquanto que as da Petrofértil e da Petroquisa ficariam com duas agências de porte pequeno ou médio, por terem estas empresas uma participação menor na verba global da Petrobrás.
Seja como for, encerra-se hoje o prazo para que as agências de propaganda entreguem seus documentos para se habilitarem a atuar como fornecedoras da Petrobrás. Depois, só no próximo Governo.

SGB lança biscoito do J. Macedo

A SGB está lançando, no mercado brasileiro, mais uma marca de biscoitos, o Cookies Dona Benta, fabricado pela Águia Central, indústria do grupo J. Macedo em associação com a United Biscuits, líder do mercado de biscoitos na Grã-Bretanha.
Aproveitando as características do produto - um biscoito com a aparência de fabricação doméstica, o redator Isac Chapira e o diretor de arte J. Ferrari desenvolveram a embalagem e o slogan simples mas eficiente de "O gostinho caseiro que dá água na boca" e aliaram a imagem de Dona Benta, personagem da literatura brasileira que grande identificação teria com a culinária caseira.
O Cookies Dona Benta está em mercado teste no Rio e no Nordeste, por enquanto apenas através das vendas em supermercados.

Conta do Chase fica com a Standard-Rio

A disputada conta publicitária do Chase-Banco Lar acabou ficando com o grupo Ogilvy & Mather, que nos Estados Unidos atende a conta do banco através de sua agência subsidiária Scali, McCabe, Sloves.
Com a inexistência de filial daquela agência no Brasil, o Chase optou por entregar a conta ao escritório carioca da Standard Ogilvy & Mather, que atenderá desta forma o desejo do novo diretor-adjunto de marketing do banco, Lywall Salles Filho, de não mais ser atendido no esquema de ponte aérea, como vinha ocorrendo com a Núcleo.

Sepp Baendereck volta a dirigir a Denison

Depois de se dedicar por quase 8 anos à pintura e a viagens através do Brasil, Sepp Baendereck está reassumindo a direção de sua agência Denison Propaganda, a nona colocada no ranking nacional de receita e que este completou o seu 8º aniversário.
Sepp volta no momento em que a Denison anuncia uma série de outras mudanças administrativas, como a extinção do cargo de presidente, que era ocupado por Hector Brenner e uma maior autonomia para as diversas operações regionais da agência. A partir de agora, o Conselho de Administração da Denison, comandado por Baendereck e integrado por Brenner, Oriovaldo Vargas, Sérgio Ferreira e Romildo Carregosa, passa a atuar mais livremente, para um direcionamento estratégico, enfrentando as novas realidades políticas econômicas da Nova República.
Mudanças no Rio
O escritório carioca da Denison, chefiado por Celso Japiassu, tem visto, nas últimas semanas, uma série de mudanças e renovações já noticiadas aqui. Esta semana, a agência acaba de fechar mais uma contratação: a de Hélio Kaltman como Diretor de Contas, tirando-o da direção geral da Cleian Publicidade, onde esteve nos últimos 5 anos cuidando desta house­agency da Júlio Bogoricin. Kaltman cobrirá a brecha deixada por Vital da Costa.

Curtas

Diler: Anúncio Bom Você LêAroldo Araujo, que nos últimos meses está impressionantemente low­prolife, volta a ter uma conta de companhia aérea: a TAP-Air Portugal. • A Propaganda Professa foi a agência que ganhou a concorrência da Associação dos Lojistas do Niterói Shopping. A conta será atendida pelo conhecido Marcio Mascarenhas. • A Estrutural abriu mão da conta da Rede Manchete de Televisão, sua associada no recente projeto da volta do jogador Zico ao Flamengo. • É de Bruno Barreto a direção do comercial de lançamento do álbum de figurinhas "Ursinhos Carinhosos", que a Cláudio Carvalho criou para a Rio Gráfica. O filme teve uma super equipe, que incluiu fotografia de Murilo Sales e cenografia de Lia Renha, numa produção da Turma do Cinema. A criação é do próprio Claudio Carvalho, de Nilo de Paula e Dudu Lima Netto.
Dia 4, agora, o presidente da Paulistur, João Doria Jr., faz uma conferência no Centro Empresarial Rio sobre "O Lazer Comunitário Como Instrumento de Marketing", tendo como debatedores, entre outros, Roberto Medina e Trajano Ribeiro, presidente da Riotur. Vai ser um belo debate político, promovido pela Meio & Mensagem, junto com o Jornal do Brasil. • A Mais informa que o jornal Última Hora, de Brasília, seu novo representado, já está disputando o segundo lugar no Distrito Federal, ameaçando a posição do Jornal de Brasília. • "A grande massa dos anúncios e dos comerciais é ignorada pelos destinatários". A tese é da agência Diler & Associados, em anúncio ousado publicado na imprensa especializada, lembrando ainda que "os anúncios cheios de vida custam a mesma coisa que os anúncios fantasmas" que povoam as mídias. Está certo, o Diler.
O Clube de Criação do Rio e o movimento Reclame (oposição ao Sindicato dos Publicitários do Rio) promovem esta segunda-feira, às 19h30m, no auditório do IBAM, um encontro para que os criadores possam debater sobre o pagamento de horas extras em publicidade. O título do debate é "O que será do serão", e a participação está aberta também a não-sócios do CCRJ. • A agência paulista Nacional de Propaganda informa que deverá ter este ano um crescimento real de seu faturamento superior a 34% em relação a 1984, graças, principalmente, à conquista de novas contas como Fuji Film e Brinquedos Bandeirantes. • A Palheta Produtos Alimentícios deve vir com uma campanha nova de comunicação no início de 1986, coincidindo com a reabertura da tradicional lanchonete da Tijuca, que será reformada. A Palheta quer reconquistar o hábito dos cariocas de frequentar "cafés".
Correspondências para esta coluna: Praia de Botafogo, 340 gr. 210 - Tel.: 266-3131 Rio-RJ

Gente

• Altos investimentos da Provarejo na contratação de profissionais. Vejam só: o premiado redator Delano D'Ávila foi reforçar a criação, que já tem Carlos Martins na direção; Edwaldo Araújo (ex-Salles) acaba de ser contratado para a gerência de operações da agência; e Celso Swartz (ex­Reynolds) passa a ser o novo supervisor de grupo de atendimento.
• A Tandem também acaba de fazer várias contratações: o redator Marcos Silveira (ex-Premium), para fazer dupla com o diretor de arte Carlos Reluz; o redator Jaime Kopqke, para dupla com Márcia Lana; o diretor de arte Vitor Lemos (ex-Thompson): e Fátima Lopes (ex-Denison), para ser a nova planejadora de mídia.
• Várias outras mudanças no mercado carioca: Felipe Zander, depois de mais de 10 anos na Rio Gráfica deslocou-se para a Rede Globo. Aposta-se na subida de Alberto Pecegueiro para o seu lugar. ••• Roberto Gaida deixou a representação comercial da Gazeta Mercantil e foi para o jornal Indústria e Comércio, de Curitiba. ••• Álvaro Ceciliano é o novo reforço da ABCI, onde está desenvolvendo trabalhos promocionais. ••• O talentoso redator Toninho Lima deixou a Esquire, e já está atuando na Thompson-Rio.
• E no mercado paulista: Ricardo Scalamandré, depois de 3 anos no SBT, como superintendente de vendas, retorna à Rede Globo, para ser o responsável pela Central Globo de Marketing e Vendas. Ele era o último remanescente do sonho de um departamento forte de marketing da SBT, de onde já haviam saído Luís Grottera e Maria Alice Langoni. ••• Ercílio Tranjan retorna à MPM, deixando a direção de criação da Almap.