Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/JAN/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Correio suspende concorrência e vai publicar novo Edital

A ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos decidiu ontem (quinta-feira) suspender a sua concorrência para escolha de agência de propaganda. A decisão é fruto de negociações da Fenapro junto à SID e à assessoria de comunicação social do órgão.
Álvaro Resende, presidente da Fenapro, nos comunicou que passou as últimas terça e quarta-feiras em Brasília, apresentando os pontos do Edital de Licitação com os quais a classe publicitária não concordava, como a restrição do capital social (igual ou superior a um milhão de cruzeiros); exigência de pagamento de caução aos concorrentes, no valor de Cr$ 200 milhões; apresentação de proposta de preços, o que a Lei 4.680 e o Decreto 57.690 não permitem; e a assinatura de contrato por 5 anos, o que excede os limites admitidos pelo Tribunal de Contas da União.
Após reunião de Álvaro Resende com Antônio Telles, coordenador de divulgação da SID, foi convocado o assessor de comunicação da ECT, José do Lago; para apresentação das queixas. Simultaneamente, a Procuradoria da República era consultada a respeito da procedência das reclamações dos publicitários, e um telex da Fenapro era encaminhado ao presidente da ECT.
Ontem; finalmente, a diretoria dos Correios decidiu suspender a concorrência para publicar um novo edital proximamente, levando em conta a urgência que o órgão tem de escolher uma nova agência, já que o contrato com a MPM, que o atendia, foi encerrado no último dia 31 de dezembro.

Fenapro propõe regulamentar concorrências do Governo

Há pouco mais de um mês, quando criticávamos aqui o processo repetitivo - e bastante custoso - por que passam as agências brasileiras ao concorrerem às contas publicitárias governamentais, sugerimos que as associações do setor, como Fenapro e Abap, levassem uma proposta de cadastramento central das agências junto a Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República, que então distribuiria aos órgãos estatais interessados a relação das agências cadastradas para a participação nas suas licitações publicitárias. Na matéria, sugerimos também que o Governo adotasse uma padronização do sistema de escolha de agências, dentro das normas aceitas, em consenso pelas lideranças publicitárias brasileiras, experientes no assunto devido a vários anos de atendimento aos diferentes Governos pelos quais o país passou.
Coincidentemente à mesma época, a Fenapro - Federação Nacional de Agências de Propaganda estava estudando o assunto, como solução alternativa à fracassada proposta inicial feita pela entidade em conjunto com a Abap, mas que não pode ser adotada por chocar-se com alguns aspectos da legislação vigente. Elementos da Fenapro, porém, mantiveram contato com a Consultoria Geral da República e redigiram um novo documento intitulado "Recomendações para normatização da distribuição das contas publicitárias do Governo Federal". Este documento, ainda em dezembro, teve cópias encaminhadas a todos os sindicatos de agências que compõem a Fenapro para discussão e aprovação junto às agências associadas, após o que, seria enviado ao Governo.
A principal característica do documento da Fenapro é a divisão das agências brasileiras em cinco grupos, os quais determinariam a possibilidade de a agência concorrer a contas de porte relativo. Assim, um grupo será formado apenas para serviços de publicidade legal, ficando os demais a serviços de propaganda comercial e/ou institucional cujo custo estimado estivesse compreendido até 10 mil ORTN, no Grupo II; de 10.001 a 60 mil, no Grupo III; de 60.001 a 150 mil no Grupo IV; e acima de 150 mil ORTN no Grupo V. Ao solicitar o seu cadastramento central junto à SID, a agência indicaria o grupo de interesse, levando em conta que não poderia disputar verbas que excedessem 50 vezes o seu patrimônio líquido, segundo valor estabelecido esta semana pela Fenapro.
Neste cadastramento central a agência já apresentaria todos os documentos habitualmente solicitados por concorrência de Governo. Aceita pela SID, a agência receberia um Certificado de Cadastramento, válido por um ano. Quando uma entidade governamental decidisse escolher uma agência convocaria as cadastradas por seu porte apenas para o recebimento de informações técnicas, a exemplo do que ocorre hoje nos famosos "segundos envelopes".
Além disso, entre outros itens, a proposta da Fenapro dispõe que, para defender os interesses das pequenas e médias agências, a publicidade legal de interesse regional deveria ser veiculada por agências regionais, assim como a publicidade de órgãos de Governo sediados fora de Brasília. Assim, por exemplo, a publicidade legal do IBGE, sediado no Rio, teria que ser veiculada nacionalmente por uma agência carioca.
Álvaro Resende, presidente da Fenapro, está bastante otimista quanto ao aproveitamento das "Recomendações" pela Secretaria de Imprensa e Divulgação. De acordo com ele, tem sido muitas as manifestações de apoio dos sindicatos ao projeto, que no início de fevereiro será então, encaminhado oficialmente a SID. Álvaro Resende acredita que, se não surgir qualquer contratempo, até o fim de fevereiro a distribuição das contas publicitárias do Governo Federal estará definitivamente regulamentada, de concordância com os desejos do setor publicitário.

ABM e ADVB reúnem para estudar fusão

A ABM - Associação Brasileira de Marketing e a ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil estão mantendo entendimentos para uma fusão, que permitiria à ADVB ter finalmente, após várias tentativas, a sua regional carioca. Segundo nos informaram esta semana José Zetune, presidente do Conselho Superior de todas as ADVB através do País, e Lywall Salles, presidente da ABM, a ideia das entidades é transformar a ABM, que só mantém estrutura no Rio de Janeiro, como a nova ADVB­RJ, passando o nome ABM a ser utilizado para a Federação Nacional das ADVB.
Zetune nos garantiu que são muito fortes as chances de a proposta ser aprovada, já que os contatos preliminares com presidentes de diversas ADVS regionais para a discussão da ideia foram muito produtivos. Dia 26 de fevereiro próximo, a ADVB realizará um encontro, no Rio, de todos os seus presidentes regionais, quando a tese será discutida e votada.

Curtas

• A Giovanni & Associados ficou incumbida pela Unimed, sua cliente, de organizar próxima Convenção Nacional da Entidade, reunindo representantes das 11 Federações de Unimed de todo o país. Aliás, este mês, a Giovanni está completando o pool nacional de agências para o atendimento da conta, que ficará desta forma: Saga (Manaus), Galvão (Belém), Mark (Fortaleza e São Luís), GR (João Pessoa, Natal e Recife), Engenho Novo (Salvador), Ítalo (Brasília, Goiânia e Cuiabá), DNA (Belo Horizonte), Visual (Curitiba e Santa Catarina) e Casa Rara (Porto Alegre).
• Ficou com a J. W. Thompson do Rio a conta Institucional da Atlantic, que estava sem agência desde que a Denison, sua antiga detentora, passou a atender a Petrobrás.
• A DPZ conquistou a conta da linha de cuecas e calcinhas da Cia, Hering, a maior e mais tradicional fabricante de malhas do país.
• A DPZ, aliás, está felicíssima no Rio porque a rede de televisão americana NBC solicitou da agência a autorização para exibir o comercial da campanha "70 Neles" em um especial que será levado ao ar nos Estados Unidos sobre o Brasil.
• A ABAP-Rio estará realizando nos dias 4 e 5 de fevereiro a mostra dos filmes premiados no Clio Awards de 1985. Quem quiser maiores informações e reservas pode ligar para 551-7849 ou 552-0496.
• O professor José Roberto Whitaker Penteado Filho estará autografando seu primeiro livro de poemas "O Dia Imaginário" na Petite Galerie, dia 28 próximo, às 21 horas. Serão servidos queijos Campolindo e vinhos Almadén.
• A conta do Grupo Arão Sahm, de construção e da rede de hotéis. Eldorado, que era atendida pela Fischer & Justus, está agora na Almap-SP.
• Durou pouco. A Rádio Fluminense - tanto AM quanto FM - deixou de ser representada pelo Sistema de Rádio Jornal do Brasil.
• Correspondências: Praia de Botafogo, 340 - grupo 210, Telefone 266-3131, CEP 22250, Rio-RJ.