Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/FEV/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

ABM torna-se em abril uma entidade nacional

ABM - Associação Brasileira de Marketing, nascida no Rio de Janeiro, finalmente vai se tornar uma entidade de representatividade nacional. Em reunião ocorrida esta última quarta-feira no Copacabana Palace, no Rio, o presidente da ABM, Lywall Salles, outros membros de sua diretoria, e presidentes de mais de cinco capítulos de ADVBs de vários pontos do País, decidiram que, a partir de 8 de abril próximo, a ABM passará a ter o nome de Associação Brasileira de Marketing e Vendas, tornando-se o único órgão de caráter nacional a representar todas as ADVBs e os profissionais de marketing brasileiros. Sua sede será transferida para Brasília, de forma a que a entidade consiga manter-se próxima das decisões federais e praticamente equidistante dos principais mercados brasileiros: São Paulo e Rio de Janeiro. Simultaneamente, o núcleo de associados que compõem hoje a ABM constituirão uma nova ADVB carioca, filiada à ABM nacional, e que passará a atuar com mais dedicação aos problemas e anseios dos profissionais de marketing do Rio de Janeiro.
Esta não é a primeira vez que ABM e ADVB tentam uma aproximação, ou mesmo que a ADVB procura chegar ao mercado carioca. Há seis anos, quando Armando Ferrentini era o presidente da ADVB paulista, estes colunistas criaram um núcleo de implantação da entidade no Rio, inclusive realizando, no auditório de O Globo, a primeira apresentação dos audiovisuais do Top de Marketing no mercado carioca. Entregue a coordenação do processo a seguir para José Roberto W. Penteado Filho, o projeto acabou não indo para a frente e, somente agora, a partir de contatos de Lywall Salles com José Zetune, o atual presidente da Federação das ADVBs, a ideia foi retomada.
Dia 8 de abril, os presidentes das ADVBs regionais e a diretoria da ABM reunir-se-ão em Brasília para assinar os Estatutos de instalação da nova ABM e apresentar a entidade às autoridades federais. Neste período, as lideranças do setor estarão se comunicando entre si para definir os prováveis nomes a assumir a presidência da entidade nacional, assim como as diversas comissões que atuarão levando adiante os debates que envolvem a atividade de marketing no Brasil.

Exemplo a seguir

Os profissionais de marketing não são os únicos a enfrentar disputas de representatividade entre associações do Rio e de São Paulo. E conhecida a disputa existente entre paulistas e cariocas para definir se a ABP - Associação Brasileira de Propaganda, sediada no Rio, é ou não nacional. Enquanto isso, nem o Rio de Janeiro tem uma associação que se preocupe com os problemas de sua atividade publicitária como um todo, nem a ABP consegue efetivamente se impor perante os demais estados brasileiros, o que acaba abrindo espaço para o fortalecimento de outras entidades até mais recentes.
Vamos esperar que o exemplo de desprendimento dado pela ABM e pelas ADVBs sensibilize as velhas lideranças do mercado carioca, abrindo caminho para que, desta vez, consigam chegar a um bom final os entendimentos reiniciados por Jairo Carneiro, presidente da ABP, e José Carlos Salles Neto, presidente da APP, em busca da união dos profissionais destes importantes estados da federação. Associações são iniciativas comunitárias, e apenas as decisões de interesse da coletividade conseguem trazer benefícios efetivamente concretos. Sem orgulhos pessoais e com desprendimento, chegaremos lá.

Campanha da Norton para Colunistas faz sucesso

Esta semana entra no ar a campanha do Prêmio Colunistas-Rio, lançando para o mercado a nova fase da maior premiação da propaganda carioca.
Criada pela Norton Publicidade do Rio, tendo como dupla de criação o redator João Bosco e o diretor de arte João Carlos Matano, a campanha promete obter uma excelente repercussão junto aos profissionais do nosso mercado publicitário, graças à sua indiscutível qualidade criativa e de produção. O tema é, sem dúvida, um achado. Aproveitando o comentário já surgido entre os cariocas de que em 1986 teríamos fortes eventos começando com a letra C, como Cometa, Copa e Constituinte, a Norton estendeu o conceito para o Colunistas Cinco, também um grande evento para o setor publicitário carioca.
Mas o grande destaque da campanha está para o comercial de televisão, provavelmente o mais sofisticado até hoje realizado para uma associação publicitária no Rio de Janeiro, principalmente se levarmos em conta que todas realizam dentro das mesmas condições financeiras: a de total colaboração dos fornecedores e profissionais participantes.
Produzido pela VT Um, o comercial contou com a valiosa ajuda de um dos melhores diretores do país: Carlos Manga, que soube valorizar o roteiro da Norton através da adoção de uma tomada única de 24 segundos através dos diferentes cenários que dão fundo à narrativa principal.
Enquanto o colunista Marcio Ehrlich, em primeiro plano, lembra que "86 é o ano do C: Carnaval, Cometa, Copa, Constituinte e Colunistas", ao fundo os estudantes de teatro Ana Lucia Merege, Selma Lopes e Ronaldo de Oliveira faziam a sua estreia "profissional" acompanhando a fala com uma bem marcada expressão corporal. A gravação foi feita nos estúdios da Cinédia, e a imagem do comercial, belíssima, deveu-se ao diretor de fotografia Antonio Gonçalves. A trilha sonora, que deu o toque final de qualidade no trabalho, é obra do grande maestro Hareton Salvanini. Ainda atuaram no comercial, como produtores da VT Um, Marisa Menezes e José de Almeida; como locutor o sempre presente Cévio Cordeiro; e como RTVs da Norton, Marcelo Robledo e Michael Sonkin.
Na parte gráfica, composta por um cartazete e um delicioso anúncio de jornal, participaram Paulo Serpa, produtor gráfico da agência e os fornecedores Studio Alfa (composição), Quimigráfica (fotolitos) e Colorgraf (impressão).
Agora e aguardar as inscrições das agências. para que o V Prêmio Colunistas-Rio seja uma importante porta de acesso das agências cariocas ao próximo Prêmio Colunistas-Nacional.
Norton para Prêmio Colunistas : O Ano do C

Marketing político tem seu 3º Prêmio

A partir de 1982, com o restabelecimento das eleições para governos estaduais, intensificou-se a aplicação dos conceitos e técnicas de Marketing no campo político. Institutos de pesquisa e agências foram contratadas para identificar preferências e criar peças publicitárias, revitalizou-se o sistema eleitoral e acirrou-se, assim, a disputa entre candidatos e partidos. Os resultados são visíveis: os "cases" escolhidos como vencedores do 3º Prêmio de Marketing Político, promovido pela revista Marketing, vêem mostrar que a especialização caminha para a maturidade, possuindo todos os ingredientes para prosperar no Brasil.
O grande vencedor do Prêmio de Marketing Político de 85 foi a DM9 de Duda Mendonça, que fez da emoção a estratégia de comunicação do candidato à prefeitura de Salvador, Mário Kertész. O sucesso do "case" foi resultado da criação de "clips" com belas imagens, "flashes" do candidato, em depoimentos descontraídos, além de programas específicos para o rádio, ao menos na forma e no conteúdo. A marca-símbolo utiliza o coração.
As medalhas de prata ficaram para os "cases" da campanha do prefeito Jackson Barreto de Aracaju, e Sérgio Ferrara, de Belo Horizonte. O primeiro, cuja campanha foi apoiada pela N. Menezes teve sua imagem associada à de Tancredo Neves na luta pelas diretas e na sua caminhada para a Presidência, enfrentou todo tipo de dificuldades, desde a falta de infra-estrutura até o veto de emissoras e jornais mas, finalmente, conquistou a maior vitória do País, com mais de 60% dos votos. O segundo, Sérgio Ferrara, que contou com o apoio da SMP&B, também se utilizou de uma ligação viva e forte com o PMDB de Tancredo e Hélio Garcia, fazendo uso da simbologia verde-amarela da Campanha das Diretas e da Nova República.
As medalhas de bronze ficaram para o "case" da campanha de Dante de Oliveira, de Cuiabá, apoiada pela JPM, graças a uma filosofia de participação popular na elaboração do seu Governo, e para o de Manoel Ribeiro, de Manaus, que, com o apoio da Saga, realizou uma campanha simples e criativa, sem agressões a outros candidatos.
Foram dadas menções honrosas para os "cases" de Coutinho Jorge, de Belém, apoiado pela Mendes, e de Hamilton Bezerra, de Marabá, apoiado pela Galvão. Um prêmio especial foi dado para a campanha de Roberto Requião, coordenada por Luiz Alberto Dalcanalle.

Atuação do pool do Rio ainda sem definição

Até ontem o Governo do Estado do Rio de Janeiro não havia definido ainda como passará a funcionar o pool de agências de propaganda que lhe atende, agora que seus integrantes são apenas seis remanescentes dos 17 que de início foram escolhidos em concorrência.
Entre as ideias em discussão está a que definiria que a forma de faturamento de cada integrante do pool não mais seria por divisão aritmética, após a cobertura dos custos de produção da agência diretamente envolvida e da parte devida à agência Abaeté, administradora do pool. Segundo comentários que ouvimos, a maior tendência agora seria a de cada agência só receber quando trabalhasse. Isto, porém, gera uma nova questão: os trabalhos seriam entregues às agências por rodízio ou haveria a consagrada distribuição de contas dos órgãos estaduais para as integrantes do pool.
Acredita-se que, até semana que vem, as seis agências: Abaeté, MPM, Pubblicità, VS Escala, Giovanni e Denison poderão saber afinal de que lhes vale estar no pool do Governo.

Curtas.

• Marcello Silva é o novo diretor de criação da Premium, cobrindo a ausência de Franco Paulino, que foi para a Salles. Marcello, porém, informa que sua ida para a Premium não implica em desativação de sua WM Central de Criação. A WM continuará operando como unidade independente, atendendo a seus clientes mais tradicionais, como Aerolíneas Argentinas e outros.
• Mauro Lobo assume em março a Direção Comercial da Revista Bolsa, substituindo a Genilson Gonzaga, que foi para o Jornal do Commercio. Na vaga deixada por Lobo na Gerência de Televisão e Rádio da Gazeta Mercantil no Rio, já está entrando Alexandre Medeiros, que para isto deixará a supervisão comercial da revista Afinal na praça carioca. Ou seja, Antonio Farnese, gerente comercial da Afinal, deve estar em vias de fazer alguma contratação.
• Dia 5 de março, em São Paulo, o novo presidente da ABA, Marcos Felipe Magalhães, será homenageado em almoço oferecido pelas diversas entidades do setor sediadas na capital paulista como ABAP, APP, etc. Marcos promete fortes colocações em seu primeiro discurso ao mercado, abordando temas inclusive como o da presença dos interesses do setor publicitário na próxima constituinte. E o absurdo descontrole de preços que a propaganda brasileira enfrenta também estará entre os pratos do dia servidos pelo presidente da associação dos anunciantes.
• E dia 11 de março próximo o presidente da ABAP-Rio, Jomar Pereira da Silva, reúne os colunistas especializados em propaganda no Centro Empresarial Rio para uma longa explanação (começará as 10 horas) sobre as suas atividades no último exercício. Depois, um almoço.
• E a ABAP-Rio começa a comercializar, em fita cassete de VT, o rolo com todos os comerciais premiados no I Festival do VT Publicitário - VT Búzios, acrescidos de depoimentos de membros do júri e flagrantes do Festival. O VT do VT Búzios custa 6 ORTN e pode ser conseguido na própria ABAP, à Praia de Botafogo 210/806.
• José Antônio Esteves Neves deixou a filial da Assessor de Brasília para assumir a Direção Geral da agência em São Paulo. A Assessor paulista também contratou o redator Manoel Cyrrilo (ex-DM-9 e Randam, de Salvador), para fazer dupla com Pierre Rousselet, e trouxe, ainda, da Bahia, o diretor de arte Toni Cotrim, ex-D&E e Propeg.
• Até o dia 9 de março, os cariocas poderão ver, na Casa do Bispo, a exposição Desenhe & Pinte, patrocinada pela Rio Gráfica com apoio da Air France e da Alliance Française. O horário é das 14 às 19 horas, inclusive sábados e domingos.
• A London Guias, dirigida por José Zetune, está convidando o mercado para o coquetel de lançamento de seu "São Paulo Guia Turístico" e a apresentação do futuro "Rio Guia Turístico". Será dia 3 de março, às 19:30 horas, no Copacabana Palace. Já vimos o guia paulista e, constatamos que é uma publicação de respeito, com 240 páginas sobre a maior das cidades brasileiras.
• Durante o ano passado, a revista Nova, da Abril, promoveu seminários com Marina Colasanti pelo Norte e Nordeste do País, numa estratégia de marketing para corrigir distorções encontradas em suas vendas regionais. Com isso, a publicação conseguiu chegar em dezembro último, a 282 mil exemplares, um recorde na sua história. Agora, para dar continuidade, a revista está lançando, em encarte, a série "Guia do Sexo e do Amor", patrocinada pela Davene, com temas excitantes como "O que faz um homem ficar louco por uma mulher" e "Como você é na cama?".
• Falando em Editora Abril, seu diretor superintendente, Roberto Civita, confirmou a sua presença como palestrante do 30º Congresso Mundial da IAA-International Advertising Association, que se realizará de 26 a 30 de maio próximos em Chicago, EUA. O presidente do capítulo brasileiro do IAA, Gilberto de Camargo Barros, chefiará a delegação do Brasil ao Congresso, cujo tema será "Excelência em um mundo competitivo: como a propaganda enfrenta o desafio".
• A Celite, líder do mercado de louças e metais sanitários, com 31% de participação, está iniciando um processo de mudança de imagem junto ao público, iniciado com a adoção de um novo logotipo, de estilo gráfico mais atual. Além disto, a empresa lançará, este mês, um diretório de combinações que coordenará as cores das peças da Celite a quase todos os pisos e azulejos existentes no mercado brasileiro.