Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/NOV/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Sima fez festa onde o Povo foi a vedete

O Grupo Sima/Seara, representante do Grupo de Comunicação O Povo, do Ceará, recepcionou o mercado publicitário carioca com um belo jantar no Clube Militar da Praia Vermelha, na Urca.
Todos os principais executivos das empresas jornalísticas O Povo estiveram presentes e o presidente do Grupo, Demócrito Rocha Dummar falou do sucesso de cada um dos 4 veículos do Grupo.
Com 59 anos de circulação ininterrupta, o jornal O Povo atinge, em média, 241 mil leitores na Grande Fortaleza, dominando o mercado, segundo as pesquisas do Marplan de 1985.
Com grande orgulho, o presidente do Grupo O Povo destacou a importância do Caderno Tabloide de Classificados, que oferece a oportunidade de negociações específicas a cada dia.
Segundo Demócrito Rocha Dummar, a verdadeira evolução do rádio no Ceará está intimamente ligada à própria história das rádios de O Povo.
A rádio AM, com apenas 4 anos de vida tornou-se líder, atingindo, diariamente, quase 40% do universo de ouvintes, sendo hoje uma das 3 únicas emissoras AM do Brasil a implantar o sistema que transforma o seu som em stereo.
E a rádio FM vai muito bem, brigando pela segunda colocação em audiência. E, também faz parte do grupo da revista Moda Quente, dirigida pela competente Wania Cisne Dummar, esposa de Demócrito e que, ao lado dele, desenvolve e mantém inúmeras fundações de caráter social.
Foi muito simpática a presença de Affonso Viana, diretor do Grupo Sima, que, na oportunidade se revelou um excelente mestre de cerimônias.

Marcia Brito, Jomar Pereira Da Silva, Wania Cysne Dummar - Foto de Magoo Demócrito Rocha Dummar e Affonso Vianna. Foto de Magoo
A colunista Marcia Brito, Jomar Pereira da Silva, presidente da ABAP-Rio e da CBB&A/Propeg, Wania Cysne Dummar, diretora da revista Moda Quente e Demócrito Rocha Dummar. Foto de Magoo. Na foto, com o microfone, Demócrito Rocha Dummar, diretor-presidente do grupo O Povo e, a seu lado, Affonso Vianna, diretor presidente do grupo Sima. Foto de Magoo.

Comercial do Sol de Verão tem nova proposta visual

Denise Stocklos, a mais conceituada mímica brasileira, criou a bela coreografia que a modelo Cristina Mirão interpreta no novo comercial do bronzeador Sol de Verão, a entrar no ar no próximo dia 20, com veiculação a nível nacional.
Alberto Magno, diretor da produtora Sunlight, filmou em Fortaleza o nascer do sol que ele considera "o mais deslumbrante do mundo" e, através da técnica de ''back projection", pouco utilizada em comerciais no Brasil, conseguiu criar um cenário de grande impacto para o ballet sensual que Cristina desenvolve ao-som de um solo oriental executado pelo guitarrista Ricardinho Silveira, músico internacionalmente conhecido por seus trabalhos com os grupos de Herbie Mann, Randy Becker, Naná Vasconcellos e Pat Metheny.

Júlio Ribeiro dá dicas de sucesso

Júlio Ribeiro, da Talent
Julio Ribeiro, diretor da Talent-SP

"Uma agência de publicidade, para se destacar, para ter sucesso, precisa ter uma qualidade que a distinga das outras agências. Necessita fazer acontecer coisas que não aconteceriam se a conta não estivesse com ela. Na Talent, por exemplo, nós optamos por bons planejamentos estratégicos". A afirmação é de Júlio Ribeiro, diretor da agência Talent, durante uma palestra sobre "Os caminhos do crescimento de uma agência de publicidade", na Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo. Segundo ele, para se conseguir ter sucesso, e principalmente ganhar dinheiro com uma agência, deve-se tentar ser bom em uma das áreas de publicidade e, através dela, fazer chover, "mesmo durante a seca".
Para Júlio, o grande erro na filosofia de várias agências que fracassaram foi tentar ser boa em tudo. Ter a melhor mídia, a melhor criação, a melhor pesquisa, "Só que nenhuma agência vai ser melhor que a DPZ em qualidade visual. Nem igual a MPM em distribuição geográfica, e assim por diante", comenta. Dando um exemplo da Talent, que escolheu fazer o melhor planejamento, Júlio explica que um modelo deste tipo requer um investimento forte em cima de pesquisa de comportamento e de qualidade de criação. "As vezes levamos três meses entre o início do planejamento e a apresentação da campanha. Parece muito, mas, para se ter uma ideia, em seis anos de operação, tivemos apenas três campanhas recusadas, Um índice quase zero".
Investimentos
"Mas não adianta ter um bom planejamento se a criação, o produto final da agência, não for boa", diz Júlio. Segundo ele, a agência precisa ter uma criação forte e uma boa administração. Na Talent, a criação representa 40% do custo total da agência. Ninguém publica planejamento. O anúncio tem de ser bom, tem de ganhar prêmio, tem de deixar o cliente contente".
Um outro erro muito comum nas agências de comunicação, apontado por Júlio Ribeiro, é a voracidade. A vontade de conquistar todas as contas que estão no catálogo telefônico. "Só que, quem atende clientes demais, trabalha mal".
Qualquer administrador que tenha por hábito analisar a estrutura operacional de agências terá constatado que em geral 20% dos clientes respondem por 80% da receita da agência. E por que não ficar só com 20% dos clientes e faturar 80%? É muito provável que pelo aumento de atenção que se dê a eles, se consiga faturar 110%".
Geralmente, as pessoas dizem ser muito arriscado fazer esse tipo de operacionalização. Mas Ribeiro defende a posição de que é mais arriscado perder algum dos clientes dos 80% em virtude da perda da eficiência da agência, que tentar conquistar todos os outros.
Um outro detalhe é qual o tipo de investimento a se fazer em cima de cada cliente. "A velha história de 'invista hoje que amanhã você vai faturar' acaba gerando clientes deficitários. Melhor é um acordo que pague em fee este ano, e no ano que vem vamos faturar normalmente", sugere.
E encerra: "Viver é perigoso, por isso é fundamental ter talento". É preciso acabar com a ideia geral de que quem ganha dinheiro no Brasil é quem cria boi. Agência tem, pode e deve ganhar dinheiro. Esta é a nossa profissão".

Carta

Prezados Marcio e Marcia,
Quero através desta agradecer a vocês o apoio e o carinho que sempre recebi durante o período em que estive na ABAP­Rio.
Quero agradecer também a força e o apoio que recebi durante a realização do II VT Búzios, principalmente a grande ajuda do Marcio.
Agora estou trabalhando como free lancer para organização de eventos, palestras, seminários, festivais etc. Para isto, já estou montando minha "Micro", da qual espero ter bons resultados.
Gostaria de me colocar à disposição de vocês para qualquer ajuda. Meu endereço é Rua Assis Brasil, 17/i, apto 602 - Copacabana, Rio - RJ - CEP 20020- Tel.: 541-5334.
Um grande abraço,
Aurea Helena W. Silveira

Curtas

• Os mídias e os contatos de veículos do Rio de Janeiro decidiram se eleger uns aos outros na eleição dos Destaques do Ano da ABP - Associação Brasileira de Propaganda, que tradicionalmente premia os profissionais dos mais diversos setores da atividade publicitária carioca a cada ano.
Normalmente esta escolha é feita pelos próprios diretores da ABP. Este ano, porém, o Grupo de Mídia do Rio propôs à entidade que os mídias elejam por voto direto os melhores contatos de veículos e vice-versa. Com isso, diz o Grupo, "fica garantida uma eleição sem proconsultes", com a escolha de profissionais "que, de fato, representem e dignifiquem as classes".
A eleição dos contatos e mídias será dia 10 de dezembro, 2ª feira, das 8 às 17 horas, na sede da ABP (Av. Rio Branco, 14/ 17º andar), estando aberta a todos os mídias e contatos de veículos que trabalhem no Rio de Janeiro .
• A Sendas decidiu assumir mesmo o "Carrão de Supermercado" como elemento prioritário em sua comunicação publicitária. Agora, o carro gigante volta como elemento de fundo da nova campanha das Sendas para o fim de ano, na qual o apresentador Carlos Henrique - e diretor da Giovanni, agência das Sendas - junto com a atriz Ester Góes procuram reviver um clima de grande espetáculo de televisão ao anunciar "Os Melhores do Ano no Natal Sendas", com os produtos que tiveram o melhor desempenho de vendas em 1986.
A veiculação da campanha nas TVs cariocas vai até 31 de dezembro, dentro de uma programação dividida em 51 módulos, e com a média de 12 comerciais por dia. Para atingir os 12.750 GRPs planejados, gerando cerca de 589 milhões e 50 mil impactos, foi investida uma verba de aproximadamente 20 milhões de cruzados, segundo informa a agência.
• Mauro Multedo não é mais cliente. Ele deixou a Gerência de Propaganda da Coca-Cola para voltar à DPZ-Rio. Consta que Mauro Multedo recebeu a chamada "proposta irrecusável" .
• José Dias, da GCG Produções Digitais - e responsável pela produção de todas as vinhetas eletrônicas da Rede Globo - vai dar uma palestra sobre o "Processo de Produção por Computação Gráfica". A palestra é dirigida a quem trabalha em criação, atendimento e produção, que terão a oportunidade de se atualizar com as novas técnicas e equipamentos do setor. A realização é do Clube de Criação do Rio, e acontecerá dia 9 de dezembro próximo no Centro Empresarial Rio, das 19:30 às 22 noras. Quem quiser maiores informações pode conseguir pelo telefone 541-5334.
• A Promocine promove hoje na sede do Jockey Club Brasileiro a exibição dos filmes premiados do 33° Festival International Du Film Publicitaire Cannes 1986, considerado o mais importante concurso publicitário de comerciais em todo o mundo. O evento para o qual será necessário convite começará às 21 horas.
• Vale a pena ler a matéria com Marcio Moreira na última revista Exame Víp. Moreira atualmente é o responsável, na McCann Erickson, por toda a publicidade da Coca-Cola. Com certeza, muita gente aqui vai se surpreender com as afirmações dele.
• José Grossi assumiu toda a responsabilidade comercial pelos jornais O Dia, Ultima Hora e pela Rádio AM O Dia.
• Correspondências para a Janela: Praia de Botafogo 340 grupo 210 - CEP 22251 - Rio - RJ. O Telefone é 552-4141.